Assinatura Digital de Documentos

A partir da versão 731 do sistema, é possível que os Resp. Técnicos assinem os seguintes documentos de forma digital no sistema: Laudo de Vistoria, Boletim de Análise, Certificado de Sementes, Termo de Conformidade, Termo Aditivo e Termo Aditivo p/ TSI e/ou Troca de Embalagens.

É possível validar a assinatura dos documentos no site: https://verificador.iti.gov.br/verifier-2.11/

Certificado Digital

Após obter o certificado digital do resp. técnico, seguir o passo a passo deste link para instalar o certificado e exportar o mesmo. É interessantes fazer uma pasta específica para cada Resp. Técnico. Lembrando que a máquina do usuário precisa ter acesso a esta pasta, pois ela irá assinar o documento e gerar nesta pasta, que iremos configurar no sistema em seguida.

Configuração no Sistema

As configurações são todas feitas no módulo Agro3C. Primeiro devem ser cadastrados os dados que irão aparecer no PDF do documento assinado digitalmente:

Cadastros Gerais » Pessoa » Assinatura Digital » Assinatura

Depois, informar a pasta onde vai gerar os PDFs dos doctos. assinados e a URL, esta pode ser um drive ou algo assim, que qualquer pessoa tenha acesso publicamente. Isto é obrigatório por legislação apenas para receituários no PR, aos demais documentos e estados, fica a critério.

Cadastros Gerais » Pessoa » Assinatura Digital » Repositório de Documentos

Por fim, relacionar estes cadastros, informar o caminho onde foi exportado o certificado digital, selecionar o certificado exportado, informar a senha, e a pessoa do sistema que é o resp. técnico, que vai assinar os doctos. Na aba Estabelecimentos informar os Estabs onde ele vai assinar, e na aba Documentos à Assinar, quais doctos ele irá assinar.

Assinar os documentos

Após realizar as configurações descritas, ao emitir um dos documentos citados, para o responsável técnico configurado, o sistema irá questionar se deseja assinar digitalmente:

Se marcado “Sim”, é gerado o PDF do documento assinado digitalmente e o documento não pode mais ser excluído do sistema ou editar o mesmo. Se marcado “Não”, o sistema gera a impressão normal, sem assinatura digital.

Atenção: Quanto ao Certificado de Sementes, o mesmo deve ser assinado pelo Resp. Técnico e pelo Certificador, porém não há como gerar apenas um PDF com ambas as assinaturas. Portanto, a orientação é assinar pelo sistema com o RT e enviar este PDF para o Certificador assinar novamente, e devolver o PDF com ambas as assinaturas e substituir o PDF na pasta onde o mesmo foi gerado pelo sistema, assim quando for vendidos os lotes do documento, irá chamar este PDF com ambas as assinaturas, que é o correto.

Versão da Documentação

Autor

Data

Versão da Documentação

Autor

Data

1.0

Tiago Cenci

15/02/23