MCP - Configuração de Lojas

Descrição


Depois que o usuário realizar a instalação do JetPDV o mesmo ja pode iniciar as parametrizações das lojas, onde será informado os parâmetros necessários para o envio das NFC-es.


Pré-Requisitos

  • Licença do JetPDV liberada


Passo a passo

1 - Parametrização das Lojas

 

Selecione a opção de configurar loja:

O usuário pode incluir uma nova ou editar essa loja padrão que vem na instalação, o ideal é alterar essa, assim fica cadastrado apenas as lojas do cliente, sem outras desnecessárias:

Ao incluir ou alterar a configuração existente a tela de cadastro da loja será aberta, onde o usuário deve preencher as informações obrigatórias corretamente:

Existem alguns campos que são de suma importância seu preenchimento para o bom funcionamento do servidor, sendo os principais:

 

  • Código: Informado qual o código da loja em questão. Pode ser utilizado o mesmo código do estabelecimento do construshow, caso seja uma numeração abaixo de 9999;

  • CNPJ: Informar o CNPJ do estabelecimento, campo obrigatório;

  • Inscrição Estadual: Caso o cliente tenha inscrição, deve ser informado para a transmissão correta das notas fiscais, geralmente clientes que emitem nota necessitam dessa inscrição, então pode ser considerado como campo obrigatório;

  • Razão Social: Informar a razão social da empresa, facilita principalmente a identificação da empresa;

  • Fantasia: Ideal informar, assim como a razão social;

  • Informações de Endereço e Contato: Ideal informar todos os campos de endereço e contato;

  • Carga: Essa será a carga de dados que o Jet irá receber, informe o tipo carga inteligente;

  • Loja inativa: Deixar como não;

  • PIS/COFINS: Informar o regime de cumulatividade da empresa.

  • Código município: Informar os dois primeiros dígitos do Código Oficial do Município + Codigo IBGE. Exemplo: Para a cidade de Joinville ficaria 4209102.

 

Após preencher essas informações, nesta mesma tela, selecione a opção NF-e:

Nesta etapa deve ser preenchido as informações relativas a emissão das NFC-es. Os campos principais e que devem ter atenção são:

 

  • Certificado: Formato do certificado do cliente, solicitar para a contabilidade, mas geralmente é A1;

  • Ambiente: Selecionar o ambiente que está sendo configurado, atenção para ser o mesmo referente ao token e CSC;

  • Tipo de emissão: Preencher como emissão normal;

  • Caminho do certificado: Informar o caminho onde foi instalado o certificado digital do estabelecimento, mais informações no manual de instalação do certificado digital para o JetPDV;

  • CRT: Informar o regime tributário correto do estabelecimento;

  • Senha do certificado: Informar corretamente a senha do certificado do cliente;

  • Token NFC-e: Informar o Token de emissão de NFC-e do cliente, cuidar para informar o toquem relativo ao ambiente que será transmitido, essas informações devem ser encaminhadas pela contabilidade do cliente;

  • CSC NFC-e: Mesma linha do token.

 

Confirme as alterações e depois grave na tela de configuração da loja para certificar-se da gravação dos dados.

 

Depois disso selecione a opção PDVs e cadastre o PDV padrão que será utilizado para a emissão das notas, selecione o padrão existente para alterar ou inclua um novo.

 

Ao abrir a tela de configuração as informações de configuração são apenas de identificação do PDV. O número do PDV deve ser o mesmo número da série que será utilizada na emissão das NFC-es, e isso é obrigatório.

Ao confirmar as a configuração dos PDVs, clique novamente em gravar, no cadastro da loja e depois em confirmar para finalizar o processo de parametrização do estabelecimento e assim o sistema irá apresentar novamente o menu de opções de cadastro, selecione novamente opção, configurar lojas e clique no botão superior do teclado F7 atualizar as informações (Esse procedimento é essencial!).

Depois disso pode ser aberto a próxima opção “Instalar Licença”:

Na etapa seguinte é onde o usuário deve configurar a licença do estabelecimento, essa licença deve ser previamente solicitada para o financeiro da Viasoft, para gerar essa chave. Ao clicar em webservice o servidor realizará a consulta nos servidores da Viasoft para recuperar a chave caso a mesma já esteja devidamente validada.

Também apresentará ao usuário uma tela de confirmação de validação da licença na Viasoft:

Após essas confirmações e se estiver tudo certo com a licença do CNPJ do estabelecimento apresentará uma tela de licença validada e também apresentará o vencimento da licença:

Caso a chave não retorne automaticamente significa que não foi liberado as licenças do cliente, deve ser solicitado para o suporte essa liberação, após aprovação das licenças pode ser informado manualmente a chave gerada ou realizar a consulta do WebService novamente.

Após isso o instalador informará que as alterações serão salvas na base de dados:

Depois de todo esse procedimento, o servidor do JetPDV já estará instalado corretamente, bastando dar uma carga inicial de produtos e serviços através do sincronizador, alimentando o banco de dados do servidor.

Controle de Alterações:

 

Data

Alteração

Usuário

Versão Ant.

26/04/2022

Criação do Manual

Cleber Veiga

 

 


Dicionário de Dados

Dicionário do Banco de Dados

Caso tenha interesse em saber os campos do banco de dados que se relacionam a cada campo do sistema, sugerimos a leitura do artigo a seguir: Dicionário do Banco de Dados - Documentação para Usuários - Confluence


Erros Comuns

Situações que podem ocorrer durante o uso da rotina


Versão

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

23.010

23.010

1.0

Fátima Zahraa