Ordem de Serviço - PSLogística

MÓDULO

Petroshow Logística.

ROTINA/PROCESSO

Manutenção>>Ordem de Serviço.

OBJETIVO DA ROTINA/PROCESSO

A rotina de Ordem de Serviço, tem a finalidade de de documentar algum serviço prestado para um veículo da frota. Tendo em vista que através deste documento podem ser registradas as ações realizadas e os custos envolvidos , servindo posteriormente para uma consulta, controle  e análise.

O que é uma Ordem de Serviço?

A ordem de serviço é um documento que formaliza o serviço a ser prestado para um cliente e serve como ponto de partida para a organização do trabalho.

Fonte: Ordem de Serviço: o que é, para que serve e como emitir

 

PRÉ-REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO

Usuário precisa ter acesso liberado a rotina.

 

UTILIZANDO A ROTINA

Primeiramente é importante comentar que no menu “PSLogística>>Cadastros Específicos>>Estabelecimento>>Configuração”, aba “Logística”, menu “Ordem de Serviço”. São disponibilizados os 3 campos a seguir:

-Contabiliza O.S (Consumo Próprio)?

Neste caso, se informado como “Sim”, consequentemente será realizada a contabilização dos valores correspondentes a O.S. Dessa forma, cabe ao usuário definir se é cabível parametrizar dessa forma, quando a O.S for de consumo próprio, ou seja, para a pessoa do estabelecimento.

-Baixa Estoque O.S (Consumo Próprio)?

Neste caso, se informado como “Sim”, quando o fornecedor do item utilizado na ordem de serviço for a pessoa do estabelecimento, será realizada a baixa do item no estoque do estab.

-Movimenta Odômetro na O.S?

Caso informado como “Sim”, a quilometragem informada no odômetro da O.S será considerada nos registros que são armazenados no sistema.

 

CADASTRO

Para realizar o cadastro de uma Ordem de Serviço,  o usuário do sistema precisa acessar a rotina “Manutenção>>Ordem de Serviço”.

 

 

Ao acessar a rotina o sistema apresentará a tela de “Consulta: Frota - Ordem de Serviço” já cadastrados no sistema. Essa tela apresenta as colunas “Estab”, “Cód.Frota Order”, “Data de Emissão”, “Data Final”, “Placa Veículo”, Usuário”, “Usuário Incl.”, “Fornecedor”, “Nome”, “Cod Frota”, “Observações” e “Vl Total OS”.

 

A partir dessas informações, o usuário poderá utilizar as colunas do grid de consulta para realizar buscas especificas, para isso basta clicar no campo em branco da coluna e digitar o que necessita:

Ou então utilizar as setinhas das colunas para filtrar o que deseja:

 

Para realizar a inclusão de uma nova “Ordem de Serviço” basta clicar no botão “incluir”.

 

Antes de iniciarmos os processos da inclusão, detalharemos as ações correspondentes de cada botão do grid as quais são disponibilizadas na rotina de Ordem de Serviço também:

  •   : Utilizado para salvar as informações incluídas.

  • : Utilizado para incluir um novo registro.

  • : Utilizado para excluir o registro selecionado.

  • : Utilizado para desfazer uma ação de inclusão.

  • : Utilizado para abrir a tela de manutenção do registro selecionado.

 

Ao clicar no botão de incluir ou mesmo clicar sobre algum registro já existente, será aberto o cadastro de Ordem de Serviço. Caso esteja sendo realizada a inclusão, o usuário deverá informar os parâmetros de cadastro de Ordem de Serviço.

 

Como pode ser verificado são dispostos alguns campos em tela para preenchimento do usuário. Sendo assim, segue a exemplificação de cada um:

 

Ordem de Serviço: Campo de preenchimento automático.

Data de Emissão: Campo de preenchimento obrigatório. Diferentemente da data inicial que será explanado a seguir, este se refere a data de emissão do serviço. Pois, ele pode ter sido cadastrado em uma data mas ter seu início executado em outra. 

Data Inicial: Campo de preenchimento obrigatório. O qual deve ser preenchido pelo usuário com a informação da data/hora em que se iniciou a ordem de serviço.

Data final: Campo de preenchimento obrigatório. O qual deve ser preenchido pelo usuário com a informação da data/hora em que se finalizou a ordem de serviço. Se esse campo não for preenchido pelo usuário, será acatada a mesma informação do campo “Data Inicial”.

 

Tipo de manutenção: Campo de preenchimento obrigatório. O qual disponibiliza as opções:

1 – Corretiva: correção de um estrago que já ocorreu no veículo. 

2 – Preditiva: tem o intuito de prever falhas, e detectar possíveis quebras que exijam a realização do serviço. Esta manutenção é realizada com antecedência para evitar estragos maiores ao veículo. 

3 – Preventivas: serviço realizado nos itens que acompanham o equipamento a cada período de tempo, seja este, por quilometragem, horas ou dias. 

4 – Reforma: semelhante à corretiva, este tipo de manutenção é utilizada quando se realizou alguma reforma no veículo, seja externa ou interna, e não apenas quando já houve algum dano. 

 

Estado da O.S: Campos de preenchimento obrigatório. O qual disponibiliza as opções:

1 – Aguardando orçamento: geralmente utilizado quando o serviço está sendo negociado com a mecânica. 

2 – Em Andamento: indica que a ordem de serviço está sendo executada. 

3 – Encerrada: indica que a ordem de serviço já foi finalizada. Ao encerrar a O.S, será habilitado o botão

Dessa forma, para ser realizada alguma alteração na O.S, será necessário clicar sobre esse botão, caso contrário, não é possível realizar nenhuma ação sobre ela.

4 – Aguardando Peças: a ordem de serviço pode ou não, estar sendo executada. Porém, esse estado indica que se está aguardando peças para a continuidade ou início do serviço. 5 – Aguardando Terceiros: indica que para a ordem de serviço ser realizada está faltando apenas o serviço de terceiros (mecânicos, empresa, etc).

 

Placa: Campo de busca (F3) obrigatório, para ser informada a placa do veículo para o qual vai ser realizada a ordem de serviço. Importante frisar, que apenas serão apresentados veículos que façam parte da frota do estabelecimento.

Fornecedor: Campo de busca (F3) obrigatório, para ser informada a pessoa do sistema que seria o fornecedor da ordem de serviço. 

Motorista: Campo de busca (F3) opcional, para ser informado o motorista que está vinculado na ordem de serviço.

OBS: Os campos de busca citados nos quais funciona o atalho (F3). Caso clicado (F4), o usuário será redirecionado para o cadastro correspondente a cada um dos campos.

Odômetro Atual: Neste campo informa-se o odômetro do veículo no momento do encerramento do seu serviço. Ele somente ficará ativo no encerramento da ordem de serviço.

Odômetro Anterior: Este campo deve ser preenchido com a informação do odômetro no momento do cadastro da ordem de serviço.

Horímetro Atual: Igualmente ao campo “odômetro atual” neste campo informa-se o horímetro do veículo no momento do encerramento do serviço.

Horímetro Anterior: Este campo deve ser preenchido com a informação do horímetro no momento do cadastro da ordem de serviço.

Bloquear alocações?: Caso selecionada a opção “Sim”, não será possível realizar alocação neste veículo até que a ordem de serviço não esteja finalizada.

Caso selecionado como “Não”, não será realizado nenhum bloqueio ao tentar realizar alocação no veículo.

Observações: Campo existente para que o usuário insira alguma informação relevante sobre o veículo ou a ordem de serviço.

 

Como pode ser verificado na tela da rotina existem 3 abas na parte inferior. Sendo assim, segue a exemplificação de cada aba e dos campos existentes nas mesmas.

 

Itens da Ordem

Esta aba possibilita as ações de inserir, editar e excluir. Sendo que, a finalidade dela é possibilitar que o usuário informe quais foram os itens de estoque que foram utilizados na execução da ordem de serviço.

Nesta aba estão dispostos os seguintes campos:

Fornecedor: campo de busca (F3), onde deve-se informar a pessoa fornecedora do item que será vinculado a ordem de serviço. Esta informação é extremamente importante, pois, se foi configurado que o Estabelecimento desconta do estoque as peças utilizadas na ordem de serviço, quando o fornecedor for o próprio estabelecimento, este item descontará do estoque o produto inserido de acordo com a sua quantidade. 

Item:  campo de busca (F3), onde deve-se informar o item utilizado na ordem de serviço. 

Desc. Compl: descrição complementar do item, o usuário pode inserir maiores informações sobre ele. 

Dt. Movto: data de movimentação do item no estoque da empresa. Caso o fornecedor do item seja o próprio estabelecimento, é possível informar quando foi realizada a sua baixa. 

Local de estoque: local de estoque que foi retirado o item. 

Tipo do estoque: usuário seleciona o tipo de estoque desejado.

Centro de Custo: está informação é acatada do “Controle de Frota” do veículo.

Valor unitário: valor unitário atribuído ao item. 

Quantidade: quantidade do item utilizado. 

Valor: valor total preenchido automaticamente pela multiplicação do valor unitário pela quantidade informada. 

Num. Doc: é possível vincular a compra do item utilizado na ordem de serviço através deste campo informando a numeração de nota fiscal envolvida. 

Ord. Compra?: nesta combo box deverão ser marcados os itens que não possuem estoque na empresa e será necessário incluir uma ordem de compra para solicitar a aquisição dos mesmos. 

 N° Requisição: n° da requisição utilizada para inserção do item na O.S. 

Observação: campo destinado a inserção de alguma informação relevante sobre o item.

 

Após preenchidas todas as informações dos itens, caso seja necessário gerar uma ordem de compra por falta de algum item. O usuário deverá clicar no botão .

Tendo em vista que, após ter sido gerada a ordem de compra, o botão mudará o status para

Sendo possível visualizar a ordem de compra gerada.

 

Itens Preventivos

 

A segunda aba existente é a de itens preventivos, a qual possibilita as ações de inserir, editar e excluir. A finalidade dela é a de que o usuário informe os itens preventivos, ou seja, as ações que devem ser executadas, ou que foram executadas na ordem de serviço que está sendo inserida. Ao clicar em inserir e clicar sobre o campo “Item Preventivo”, o qual é um campo de busca (F3), serão  apresentados os itens que estão dentro da programação utilizada pelo veículo, a qual foi vinculada ao mesmo no controle de frota, caso não exista nenhum vínculo lá, serão retornadas todas as preventivas existente no sistema. 

Se o usuário desejar inserir todos os itens preventivos existentes na programação do veículo, basta clicar no botão “Carregar todas as preventivas” . Lembrando que, somente serão carregados, se no cadastro do controle de frota deste veículo existir um vínculo com uma “Programação de Preventiva”.

 

Mão de Obra/Mecânicos

Nesta terceira e última aba da rotina, deve ser informado os mecânicos envolvidos na mão de obra, caso o serviço da O.S. tenha sido realizado no próprio estabelecimento, e o mesmo realiza o pagamento.

Desta forma, abaixo segue a descrição de cada campo disponibilizado:

Mecânico: campo de busca (F3), onde deve-se informar o mecânico envolvido na execução da O.S, nesta procura somente serão apresentadas as pessoas que foram cadastrados no menu “Cadastros Específicos>>Mecânicos”. Nesta rotina ainda, deverá ser parametrizado o tipo de serviço que é realizado por ele. Tendo em vista que, a partir dos serviços informados, os mesmos serão carregados no campo seguinte que é o “Tipo do Serviço”. Este campo também é de busca (F3).

Quantidade: este campo somente será habilitado se o serviço realizado for cobrado por um valor fixo. Desta forma, deve ser informada a quantidade desse serviço realizado pelo mecânico.

Valor do Serviço: campo preenchido automaticamente, a partir da informação inserida no “Tipo do serviço” no cadastro do mecânico em “Cadastros Específicos>>Mecânicos”.

Data/Hora Inicial Serv: data/hora em que o mecânico iniciou o serviço da O.S.

Data/Hora Final Serv: data/hora em que o mecânico finalizou sua participação da O.S. 

Horas Diurnas: campo informativo da quantidade de horas diurnas trabalhadas pelo mecânico sobre a Ordem de Serviço. Tendo em vista que, essa informação é extraída da subtração do que foi informado no campo “Data/Hora Final Serv” pelo o que foi informado em “Data/Hora Inicial Serv”.

Horas Noturnas: campo informativo da quantidade de horas noturnas trabalhadas pelo mecânico sobre a Ordem de Serviço. Tendo em vista que, essa informação é extraída da subtração do que foi informado no campo “Data/Hora Final Serv” pelo o que foi informado em “Data/Hora Inicial Serv”.

Vlr. Hora Noturna: campo informativo do valor da hora noturna do mecânico. Tendo em vista que, essa informação deverá ser parametrizada no cadastro do mecânico em “Cadastros Específicos>>Mecânicos”.

Vlr. Hora Diurna: campo informativo do valor da hora diurna do mecânico. Tendo em vista que, essa informação deverá ser parametrizada no cadastro do mecânico em “Cadastros Específicos>>Mecânicos”.

Vlr. Serv Diurno: valor que deve ser pago sobre o serviço realizado no período do dia. O cálculo realizado sobre este campo é (Horas Diurnas X Vlr. Hora Diurna).

Vlr. Serv Noturno: valor que deve ser pago sobre o serviço realizado no período da noite. O cálculo realizado sobre este campo é (Horas Noturnas X Vlr. Hora Noturna).

Total Mecânico: valor total do serviço realizado. O cálculo realizado sobre este campo é (Vlr. Serv. Diurno + Vlr. Serv. Noturno) . Ou então, (Quantidade X Valor Serviço).

 

Por fim, temos os “Totais da O.S”, conforme segue na imagem abaixo:

 

 

O campo “Total da Mão de Obra” é referente ao somatório dos serviços realizados pelos mecânicos. Inseridos na aba “Mão de Obra/Mecânicos”.

O campo “Total da OS” é o valor correspondente ao itens utilizados na O.S, os quais foram inseridos na aba “Itens da Ordem”. E caso seja marcado o check box “Somar mão de obra no total da OS”, será somado o “Total da Mão de Obra ao Total da OS”.

E desta forma, encerramos os processos da rotina de Manutenção>>Ordem de Serviço.

VERSÃO DO SISTEMA PARA DOCUMENTAÇÃO

Build: 2.0.2302.1000