Barter - Conceito e Configurações

Descrição

O Barter refere-se a uma prática de troca direta de produtos ou serviços sem o uso de moeda tradicional. Nesse cenário, as empresas podem realizar transações comerciais através da troca de produtos agrícolas, insumos ou serviços, sem a necessidade de dinheiro. Essa abordagem de negociação pode ser benéfica para as empresas do agronegócio, especialmente quando há uma interdependência entre diferentes aspectos da produção agrícola. Por exemplo, uma fazenda que produz grãos pode realizar uma troca direta com outra fazenda que fornece serviços de maquinário agrícola, eliminando a necessidade de envolvimento financeiro imediato.


Índice


Pré-Requisitos

  • Possuir acesso ao Agro3c e possuir conhecimento referente aos processos de troca realizados.


Passo a passo

Criação de Tabela de Preço para Troca

Para inicio de processo, deve-se configurar uma tabela de preço pai onde os itens incluídos para troca serão inseridos. Nessa tabela de preço possuem dois campos principais que definem que a mesma será utilizada para um processo de troca. Ao estabelecer o campo Tabela de Troca? SIM, irá habilitar a aba Commodity (Barter). Nessa tabela de preço também serão incluídas as tabelas de preço filhas, onde estarão os insumos utilizados para a troca pelo commodity e estarão suscetíveis ao processo de troca.

Nessa aba será necessário incluir qual será o Commodity utilizado para a troca e qual o valor dele na troca, que é um valor previamente estipulado pelo trader.

Após a inclusão dos produtos fica a cargo do sistema calcular quantas sacas do produto será necessário para que pague a quantidade de insumos necessário para cumprir com o preço de venda.

Configuração de Cotação para Troca

Agro3c » Item » Cotação de Preço » Cadastro

Nesse caminho será possível realizar o cadastro de uma cotação, onde são estabelecidas algumas regras. Para o Barter segue-se a regra de entrega por praça, ou seja, para que o sistema entenda que essa cotação será utilizada somente para processos de troca, é necessário que a regra aplicada seja de Entrega por Praça.

Código: Código da cotação criada.

Descrição: Descrição da cotação.

Unidade: Unidade de medida utilizada.

Aplicar Regra: Para o programa de troca deve ser utilizado sempre Entrega por Praça. A Entrega por praça é onde pode-se estabelecer valores diferenciados a depender do local de entrega ou o frete referente ao produto.

Indexador: Estipular em qual moeda a cotação será realizada, habilitando campo para detalhes.

Commodity: Moeda referente ao produto utilizado na troca.

Em Contratos » Programa de Troca » Praça de Entrega (Barter)

Nesse caminho é onde incluímos as praças de entrega, que nada mais é o local onde o produtor irá entregar o produto conforme acordado em contrato. A praça de entrega interfere no processo de cotação, podendo variar o valor dependendo onde o produtor escolhe entregar o produto.

Após realizar o cadastro de cotação é necessário fazer a manutenção do mesmo. Para cada dia é necessário existir uma cotação do item, caso ela não seja estabelecida o processo não poderá ser concluído.

Em Estoque » Item » Cotação de Preço » Manutenção deve ser realizada a cotação do dia

Cadastro de Configurações do Programa de Troca

Contratos » Programa de Troca » Configuração de Troca

Para realização do processo de troca é necessário parametrização prévias.

Tabelas de Preço: São estipuladas quais as tabelas de preço aceitas no programa de troca, caso não seja incluida nesse campo, no momento de lançamento todas que estiverem disponíveis serão apresentadas.

Altera Desconto? : O sistema pode ou não permitir descontos nos itens, dessa forma, pode ser estabelecido se será possível alterar esses valores no momento de lançamento. Esse desconto respeita regras de desconto já existentes no sistema, respeitando percentuais máximos.

Altera Quantidade?: Existe uma funcionalidade onde o sistema carrega as quantidades necessárias baseadas nas dosagens cadastradas no REAG. A partir dessa quantidade incluímos a quantidade de área da propriedade o sistema indica a quantidade de produto necessário para o tamanho dela. Se deixar em NÃO o sistema irá trazer essas quantidades e as mesmas não poderão ser alteradas, se SIM, poderão ser alteradas.

Altera Quant. Total de Sacas?: Quando o sistema finaliza o calculo de paridade, determinando a quantidade de sacas necessárias a serem entregues a partir do valor dos produtos disponibilizados pela revenda, é possível alterar essa quantidade de sacas, sendo assim um novo calculo é feito, demonstrando a quantidade de desconto necessário a ser aplicado a cada produto, para que seja recebido um valor diferente ao acordado.

Valida Descto. Máximo?: Ao gerar o programa de troca não é validado o desconto máximo permitido, ele aguarda que o pedido de venda seja gerado e as validações de desconto máximo são gerados nesse pedido, que é diferente da simulação do programa de troca. Essa opção seria para validar o desconto máximo do item, ou seja, o sistema irá validar esses descontos diretamente no processo de troca, não deixando realizar o processo em valores superiores aos permitidos.

Sugere Desconto Total?: Opção oculta, será exibida somente se a opção acima estiver como SIM, para que quando incluida uma quantidade de desconto superior ao permitido o sistema sugere o desconto máximo permitido e preenche de forma automática quando aceito.

Inicializa os Itens no Grid?: Na tabela de preço pai possui várias tabelas de preço filha nas quais possuem seus itens informados, se essa opção estiver como SIM, no momento que a tabela for incluida para uso todos os itens que estão presentes nela serão listados no grid com seus respectivos valores.

Calcula Impostos?: Quando realizado um contrato de compra de grãos do produtor existem alguns impostos que precisam ser coletados pela unidade que está recebendo. Dessa forma pode ser incluído o valor desses impostos juntamente aos valores a serem recebidos pelo produtor. Dessa forma deixando como SIM o sistema irá realizar o cálculo desses impostos, caso contrário esses impostos ficam a responsabilidade da empresa.

Forma de Cálculo Imposto: Esse calculo pode ser realizado de duas formas, descontando diretamente do Commodity ou Somar no Total. A opção somando no total, no final do processo ele irá calcular o imposto diretamente no valor final do contrato, calculando em cima da quantidade de sacas. Ao descontar do Commodity ele irá aplicar diretamente no valor de cada saca. Essas duas opções existem pelo fato de cada estado possuir uma legislação diferente referente aos impostos.

Altera Cotação Commodity: Define se a cotação do Commodity poderá ser alterado no Programa de Troca, sendo assim o usuário poderá alterar no momento do lançamento, não sendo obrigatório o estipulado pelo Trader.

Altera Vlr. Unitário?: Se permite ou não ajustar o valor unitário diretamente no programa de troca. Estipula se vai ser possível utilizar somente valor em desconto (% ) ou pode ser alterado em valores reais (moeda).

Validar Qtde. Mínima de Itens: Quantidade mínima de itens a serem incluídos em um programa de troca. Abaixo possui dois campos onde pode ser incluído a quantidade mínima e máxima de produtos a serem incluídos.

Configuração de Pedidos Específica para Troca e Configuração de Contratos

É necessário que seja estabelecido uma configuração de pedidos específica para o programa de troca. Toda simulação de troca gerada pela configuração informada irá gerar um pedido de venda e posteriormente um contrato de compra. Nessas configurações deve-se ser parametrizado todas as regras desejadas para emissão, tanto do pedido quanto do contrato.

Gera Contrato/Pedido Autom?: Define se o Contrato e o Pedido do plano de troca serão gerados de forma automática a partir das configurações incluídas anteriormente, assim que o programa de troca for salvo. Caso parametrizado como não, a simulação de troca a simulação ficará disponível para que futuramente o usuário possa gerar manualmente o pedido e o contrato.

Ativa Contrato Automat?: O sistema possui como padrão a inicialização de forma inativa no sistema, sendo assim, pode-se determinar que quando esse contrato for gerado ele já se encontre em situação ativa, assim o Trader já pode iniciar as negociações. Caso como não, o contrato só poderá ser ativo por usuários autorizados.

Permite Pedido Parcial?: Define se poderão ser gerados pedidos parciais referente ao plano de troca salvo. Pode ser realizado um a partir de com origem de uma simulação de troca, sendo assim pode-se estipular se pode ser gerado de forma parcial ou não.

Controla Por Número de Empresa: Define se irá controlar o número interno da empresa.

Pode ser estipulado o que pode ser visto pelos usuários de faturamento no momento do lançamento. Algumas empresas optam por deixar disponível somente alguns dados e nessa aba pode-se parametrizar o que pode ou não ser visto.

Na aba Pedido Semente pode ser parametrizada a configuração de pedido a ser utilizada em processos de troca que envolvam Sementes.

Utilizar reserva representante: Define se será realizada reserva de itens para representantes quando item semente.

Utiliza Tratamento de sementes: Define se será utilizado tratamento de sementes no programa de Troca.

Em Agro3c » Contratos » Programa de Troca » Quantidade autorizada (Hedge) pode ser realizado um cadastro informando a quantidade liberada de um item Commodity para negociação.

Nessa tela pode ser estipulado o item, sua data de vigência e quantidade liberada para negociação nesse período.

Após o processo de configuração já é possível realizar simulações de processos de trocas. No menu Agro3c » Contratos » Programa de Troca » Programa de Troca (Barter) pode-se realizar o lançamento conforme a necessidade.

Nessa tela pode-se encontrar diversas informações após a realização do processo, como o número do contrato, os pedidos gerados a partir do programa de troca, o valor dos impostos atribuídos ao programa de troca e totalizadores de quantidades.


Dicionário

Processo

Funcionalidade

Processo

Funcionalidade

Barter

Operações de troca para a realização de determinado pagamento, podendo ser uma troca de produto físico ou serviços. São operações que não envolvem dinheiro físico.

Commodity

Produtos que são produzidos em larga escola e que não passam por processos industrializados, sendo considerados produtos matérias-primas, também conhecida como mercadoria padrão. Sua definição de preço se da via bolsa de valores. Ex: Minerais (petróleo), créditos de carbono.

Hedge

É um processo que garante uma operação segura, fazendo com que não ocorram perdas durante o processo de troca. Ex: Fazer hedging significa proteger um investimento, seu capital ou patrimônio.

Trader

Comerciante, negociador da compra e vendas de mercadorias (Commodity)

Dicionário do Banco de Dados

Caso tenha interesse em saber os campos do banco de dados que se relacionam a cada campo do sistema, sugerimos a leitura do artigo a seguir: Dicionário do Banco de Dados - Documentação para Usuários - Confluence

Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

732

4.0.2303.1012

 

1

Anna Paula Alves Rodrigues