CMV (Custos de mercadorias) no Petroshow
OBJETIVO
O objetivo deste manual é fornecer informações sobre as principais configurações no Sistema Petroshow que implica na atualização dos custos dos itens, nas respectivas movimentações. Bem como, entender a lógica por trás dos cálculos de montagem dos custos nos relatórios de Ficha de estoque e Inventário de estoque.
DESCRIÇÃO DO PROCESSO
Atualmente sentiu-se a necessidade de evoluir nos processos de custos de itens no sistema Petroshow. Assim foi desenvolvido uma nova parametrização no sistema, que reflete na forma de que o custo será atualizado.
Veremos a Seguir as principais configurações no sistema Petroshow que envolve a atualização de custos.
Configurações do Estabelecimento
No módulo PSGerencial no menu Cadastros Específicos>> Estabelecimento>> Configuração
Na Configuração “Gerencial” está disponível o sub menu “Custos” com todas as configurações gerais de Custos do Estabelecimento.
Seção “Gerais”
Nessa seção está disponível configurações:
Decimais para Custo: A quantidade informar nessa configuração afetará o número de decimais apresentadas no relatório ficha de estoque campos “Custo Unit.” e no inventário de estoque, campo “Médio Unit.”.
Controla Custos de frete: Essa configuração estando marcada como “SIM” ao realizar processos de vendas e/ou faturamento de pedido, será necessário que tenha cadastrado um custo de frete para as pessoas envolvidas no processo, assim o sistema obrigara tal informação para cálculos de frete.
Inf desconto financeiro no custo?: Essa parametrização irá considerar o desconto financeiro aplicado nos lançamentos de notas, no custo do produto.
Considera o Custo de comissão na formação do preço do produto?: Quando parametrização o Custo de comissão, pela rotina de “Custos e comissões”, esse custo será considerado para montar o preço de produto.
Seção CMV
Nessa seção iremos encontrar duas parametrizações recentes, que são de extrema importacia para o correto controle de CMV do estabelecimento.
Tipo de Controle do CMV: quando configurado essa parametrização como “Custo por dia”, o CMV será calculado com base no dia em questão, considerando primeiro as notas fiscais de entrada e então as notas fiscais de saída, indiferente do horario que elas foram cadastradas no sistema, sempre as notas de compra serão agrupadas por primeiro no relatorio de ficha de estoque por documento.
Quando parametrizado essa configuração como “Custo Data/Hora”, o CMV será calculado a partir das datas/horas dos lançamentos fiscais. Com essa opção ativa, o sistema não remanejará as entradas para o inicio do relatorio de ficha de estoque por documento, e consequentemente o calculo do CMV do produto será atualizado somente no período da entrada considerando sua data/hora de lançamento de entrada. E as notas fiscais de saida respeitarão esta informação, não tendo um unico custo no dia, mas sim, apresentando o custo conforme a realidade do estoque do dia.
Ao definir essa opção, o campo “Dt. inicio Controle” será habilitado para informar a data.
Atenção!
Somente será possível utilizar o tipo de controle por Data/Hora se o estabelecimento não possuir mais de um tipo de estoque que atualize o Custo Médio, caso contrário o sistema apresentará a seguinte mensagem ao tentar salvar a alteração:
Dt. início Controle: Esse campo deverá ser informado a data em que deseja que o sistema passe a considerar o CMV por data e hora, pois, somente a partir desta data informada que será considerado a hora nas operações fiscais. Bem como ao ativar essa opção será criado um job fixo no banco para realizar o recalculo do estoque do dia informado neste campo até o dia da alteração. Nome do Job: JOB_RECALCULA_CMV_HORA_ESTAB_IDESTAB
Segue abaixo um exemplo de como fica a movimentação no Ficha de estoque por documento com essas configurações:
Custo definido como Data/Hora:
Custo Definido como Custo por dia
IMPORTANTE!
Quando o tipo de CMV for definido por data/hora, nas rotinas que existe o campo de hora, ter muita atenção para preencher o campo corretamente, pois como o custo pode ir mudando durante o dia o sistema se baseará nesse campo para buscar o custo correto naquele momento.
Seção Impostos
Caso configurado que algum dos impostos é para deduzir, os valores calculados de cada imposto configurado como “Sim” será deduzido do CMV do produto.
Outra configuração muito importante que envolve CMV é a configuração “Reprocessa o CMV ao realizar o Recalculo de Estoque”, encontrada na seção Estoque>> Config. Gerais, conforme print abaixo:
Caso esteja marcado como “Sim', ocorrendo o recalculo de estoque e o CMV do produto em questão for atualizado, a contabilização correspondente ao CMV e demais lançamentos contabeis padrões gerados, serão enviados a FILACONTABILIZACAO qual será enviado ao modulo contábil.
Caso marcado como “Não”, O CMV da nota e do item, serão atualizados normalmente, ao recalcular o estoque, porém não enviará para fila de contabilização novamente e consequentemente não será atualizado no contábil.
Este processo estando como sim, é realizado tanto para processos consistidos quanto processados, além dos lançamentos que tiveram alterações manuais.
Tipo de Estoque
Outra configuração muito importante é o cadastro do tipo de Estoque, encontrado na rotina PSGerencial>> Estoque>> Tipo
Para que os processos de entrada de produtos no estoque atualize o custo médio, é necessário que a parametrização “Atualiza Custo médio” esteja marcado como: “sim” no cadastro do tipo de estoque.
A configuração de “Considera Estoque Disp.” estando marcado como “sim”, ao fazer uma entrada nesse tipo de estoque, será considerado a quantidade informado na nota, como estoque disponível.
Essa configuração é utilizada nos processo que envolvem os estoques em Trânsito, onde, por exemplo, o estabelecimento realiza vendas considerando o estoque que comprou, porem ainda não chegou no tanque para revenda, e está em trânsito. Nesse caso é lançado uma nota de movimentação interna com entrada no estoque em trânsito, esse processo não poderá atualizar o custo médio, mas precisa que seja considerado estoque disponível, justamente para não ocorrer vendas com estoque negativo.
A configuração “Envia SIMP”, será considerado a quantidade existente nesse tipo de estoque e enviado ao SIMP.
Configurações de Nota
No cadastro de Configuração de nota, temos algumas parametrizações que irão interferir nos custos.
1° Para atualizar o custo do item, a configuração de nota precisa ser do tipo “entrada” e movimentar estoque.
2° item também precisa estar parametrizado para movimentar o estoque.
3° Na aba “Inf. Adicionais” a configuração “Calcula Custo?” precisa esta como: “sim”, para o custo ser gravado na nota e habilitado o botão de visualizar custo:
Observação: Precisa ter também a Ação 262 liberado para o usuário para ser habilitado o botão de custos na nota.
Outra parametrização importante explicar, é a opção “Custo no Valor unitário”, com as opções disponíveis:
No lançamento do documento é possível utilizar o custo do produto como valor unitário:
Não: é aplicado o custo contábil do item;
Custo unitário: é aplicado o custo padrão do produto lançado na nota;
Gerencial: É o custo Gerencial parametrizado sobre o produto/data;
Ultima compra: é aplicado o valor unitário do produto conforme valor unitário da última compra realizada.
Conferência de Valores da ficha de Estoque-Documento
Grande parte dos usuários do Sistema Petroshow, possui uma dificuldade em realizar as conferências de custos apresentados na Ficha de estoque por Documento. Para facilitar, apresentarei a seguir alguns exemplos de lançamentos e cálculos dos valores:
A fórmula básica para cálculo de novo custo do item é simples:
Novo Custo= Soma dos custos de compra / Soma das Quantias disponível em estoque
Novo Custo= (88951,47 + 68000) / (22710,82+10000)
Novo Custo= 156951,47 / 32710,82
Novo Custo= 4,798151498494993
DICAS IMPORTANTES PARA O CMV POR DATA E HORA:
Quando ocorrer movimentação retroativa é necessário o recálculo de estoque e recálculo de custo manual para que os dados sejam atualizadas.
Quando recalculado estoque, como boa prática, realizar a recontabilização dos lançamentos.
É recomendado que a parametrização seja realizada no inicio do mês
A fidelidade das informações junto as reais movimentação refletirá no correto controle estoque. Ou seja, recomenda-se que a nota seja dada entrada no momento que a entrada da mercadoria de fato ocorre no estabelecimento.
Caso o estabelecimento apresente estoque negativo, importante atentar-se ao horário do lançamento da entrada, pois deverá ser antes em data e hora do inicio dos saldos negativos.
Operações com DOIS TIPOS OU MAIS QUE MOVIMENTAM ESTOQUE custo médio não será atendida por essa parametrização.
JOBS que envolvem a atualização de custos e estoque:
job disponível diretamente pelo banco: JOB_RECALCULAESTOQUE_7- realiza o recalculo dos últimos 7 dias;
Job padrão do sistema RECALCESTOQUEQMESVIG: Recalcula o estoque do período todo no mês vigente, exemplo:
Job configurado para ser executado as 01:00 a.m.
Job será executado no dia 31/07, considerando todas as notas do dia 01/07 até 31/07.
Próximo mês: Job será executado no dia 31/08 as 01:00 a.m. considerando todas as notas do dia 01/08 até 31/08.
RESULTADOS ESPERADOS
Que o usuário do sistema entenda as configurações básicas que interfiram nos custos dos produtos.
VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO
2.0.2410.1001
TAREFAS RELACIONADAS
https://nimitz.atlassian.net/browse/PS-6105
https://nimitz.atlassian.net/browse/PS-6106