Geração de Múltiplos Títulos à Pagar
Descrição
O objetivo deste manual é demonstrar como utilizar a rotina de Gerar Múltiplos Títulos a Pagar que irão compor o Contas a Pagar da empresa. Esta opção é útil quando se faz necessário gerar diversas parcelas de despesas fixas da empresa como Aluguel, Salários, etc., sem que seja necessário criar cada Título individualmente.
Índice
Pré-Requisitos
Permissão de acesso do usuário ao módulo Financeiro
Passo a passo
Acesse no módulo Financeiro o menu: Fornecedores >> Contas a Pagar >> Gera Múltiplos Títulos a Pagar
A seguir, os parâmetros utilizados para geração dos títulos, sendo que nem todos são obrigatórios, ficando à critério do usuário selecionar de acordo com sua necessidade.
Fornecedor - Informe o nome do fornecedor para quem a conta será paga.
Parcelamento - Informe a forma de parcelamento para facilitar no momento de gerar os títulos a pagar. É necessário que as formas de parcelamento estejam cadastradas anteriormente, porém, este não é um campo obrigatório, ficando a cargo do usuário informar o parcelamento ou gerar as condições das parcelas através dos próximos campos. Cadastre Situações pressionando o botão F4 ou pressione F3 para que o sistema carregue a Pesquisa Rápida para consultar os Parcelamentos já existentes.
Analítica - Caso seja informada a conta analítica, ao efetuar a baixa desta duplicata no lançamento financeiro o sistema já trará a conta especificada.
Portador - Se deseja identificar posteriormente através dos relatórios em que portadores as duplicatas serão pagas, informe neste campo através de qual portador estas duplicatas serão recebidas.
Situação - Existe um cadastro de situações que deve ser efetuado. Isto permitirá que o usuário ao cadastrar a duplicata ou em posterior alteração, identifique se a duplicata está em cobrança, protesto, carteira, etc.. Cadastre a Situação da duplicata pressionando o botão F4, ou pressione F3 para que o sistema carregue a Pesquisa Rápida para consultar as situações já existentes.
Centro de Custo - Pode-se informar o centro de custo, porém, para que isso seja possível, se faz necessário que a empresa esteja configurada para o uso de Centro de Custo, através do módulo ExpImp.
Histórico - Identifique o motivo da inclusão desta conta a pagar.
Data de Emissão/ Data de Entrada - Informe a data de emissão da conta a pagar que está sendo cadastrada. O sistema já inicializa a data de entrada com a data do movimento.
Vencto. 1ª Parcela - Define a Data de Vencimento da Primeira Parcela.
Código da Moeda - Informe a Moeda a ser utilizada. Por padrão o sistema carrega em Reais (R$), mas pode ser alterado ao pressionar o botão F3 e escolhendo as moedas existentes.
Duplicata Inicial - Informe o nome/número da duplicata inicial que será utilizada no primeiro título. As duplicatas posteriores seguiram a sequência desta duplicata inicial.
Fatura - Informe o nome/número da fatura.
Valor - Informe o valor para cada Título a ser gerado.
Autorizada - Define status de autorização como “Sim” ou “Não”.
Ao clicar em Executar o sistema carrega ou atualiza as configurações definidas, demonstrando como ficarão os títulos antes de salvarmos a geração de títulos.
Parcelas: Caso queira definir configurações específicas de Vencimento que não estão na configuração da rotina de Parcelamento do sistema, é possível definir configuração personalizada com os parâmetros a seguir.
Vencto no Dia da Emissão - Marque esta opção para que o dia de vencimento das parcelas seja igual ao dia da emissão.
Em um Dia Fixo - Define um dia Fixo para o vencimento.
Configurável - Selecione esta opção para definir a Carência da 1ª Parcela, onde pode ser inserido o número de dias que deverá haver entre a data de emissão das faturas e o vencimento da primeira Fatura, e os Dias entre Parcelas, inserindo quantos dias haverá entre o vencimento de uma e outra parcela quando for gerada mais de uma.
Em seguida, com os parâmetros definidos, basta clicar no botão Salvar . Caso queira limpar apenas os filtros pressione o botão Limpar , ou Cancelar para limpar as informações da grade.