Cadastro de PDV

MÓDULO
Petroshow Gerencial

ROTINA/PROCESSO
Cadastros Específicos » Conf. PDV » Cadastro de PDV

OBJETIVO DA ROTINA/PROCESSO
Cadastro responsável por definir comportamentos específicos de cada PDV do posto.

PRÉ-REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO
Usuário do sistema precisa ter acesso a rotina de cadastro de PDV.
Ativar a configuração "Utiliza PDV?" nas configurações de estabelecimento.

UTILIZANDO A ROTINA
Ao acessar o cadastro nos deparamos com várias abas. Algumas delas ficarão visíveis conforme outras configurações feitas. A seguir, veremos o que há de mais importante em cada uma delas:

Tela de Cadastro de PDV

Configs. Gerais
Essa é a aba principal do cadastro. A configuração mais importante é definir o tipo de documento que o PDV irá emitir, sendo possível selecionar entre Cupom Fiscal (Apenas para o estado de Santa Catarina), SAT (apenas para os estados de São Paulo e Ceará) ou NFC-e. Dependendo da configuração selecionada, uma outra aba com configurações específicas de cada documento será apresentada.

Ainda nessa seção é importante definir com qual configuração de nota as vendas serão geradas. Essa configuração é utilizada inclusive para definir os critérios de tributação que serão utilizados no PDV.

Para estabelecimentos que irão emitir notas, é possível definir a série e numeração inicial, além de habilitar determinadas operações com notas, como remessa, consumo próprio...

Outros campos importantes dessa seção:

  • Concentrador Ativo: Utilizado para que o PDV saiba com quais bombas irá trabalhar. Serão enviados ao PDV apenas os cadastros das bombas que possuírem esse mesmo concentrador.

  • IAT: É o índice de arredondamento ou truncamento, e indica como o PDV irá realizar alguns cálculos nas vendas, arredondando ou truncando valores.

  • Tem comanda?: Quando for utilizado o módulo de comanda essa opção deve ser marcada com "Sim". Dessa forma, novos menus serão habilitados no PDV.

  • Controle de Caixa por Agente Comercial?: Configuração que permite modificar o comportamento do PDV para que exija um agente comercial em todas as operações, fazendo com que qualquer operação fique vinculada a um agente. É usada em casos de instalação do PDV no meio da pista do posto, onde vários frentistas usam o sistema com o mesmo usuário logado, mas cada um com seu agente comercial. Nesse caso, o controle de acesso dos agentes comerciais pode ser feito através do cartão RFID utilizado para liberar as bombas, ou com outros cartões com essa tecnologia. Basta configurar os campos Modelo Leitor Cartão, Formato Leitor Cartão e Porta Comunicação, caso necessário.

  • Troca de numerários no PDV?: Habilita um menu para que sejam feitas operações financeiras não vinculadas à vendas, como por exemplo trocar um cheque por dinheiro.

  • Permite acertos simplificados?: Utilizado em PDV's com um grande movimento. Quando essa opção for habilitada, o PDV não exige que acertos em cheques, carta frete e vale/outros sejam preenchidos por completo no momento da venda. Obriga que seja informado apenas seu valor. Com isso, habilita uma rotina se poderá ser acessada em um momento de movimento mais tranquilo, onde é possível visualizar os acertos feitos de forma simplificada e então preenche-los por completo.

  • Gerenciador do PDV Mobile?: Quando o cadastro do PDV for usado para vendas com o aplicativo mobile, essa configuração deve ser marcada com "Sim". Sem isso as vendas pelo aplicativo não poderão ser feitas.

Configs. NFC-e
Quando o documento de emissão for NFC-e, essa aba será habilitada. Nela podemos informar a descrição da natureza de operação das vendas para transmissão para a SEFAZ, além de outras configurações pertinentes ao documento eletrônico, como mensagens de contingência, informações do certificado digital e informações para controle da numeração dos documentos.

Configs. SAT
Quando o documento de emissão for SAT, essa aba será habilitada. Nela iremos apenas definir qual é o código do cadastro de aparelho SAT que será utilizado.

Configs. ECF
Quando o documento de emissão for Cupom Fiscal, essa aba será habilitada para que possamos informar os dados da impressora fiscal. Esses dados serão obtidos na própria impressora ou então com o órgão fiscal responsável pelo credenciamento do dispositivo. Nessa seção podemos configurar também as informações para transmissão do Bloco X, que é um registro de envio obrigatório no estado de SC.

Configs. Impressora
Quando o documento de emissão for NFC-e ou SAT, essa aba será habilita para que possamos informar dados da impressora não fiscal, responsável por imprimir os comprovantes no PDV. Além disso é possível configurar o modelo para impressão de DANFE e também a impressora de cheques.

Configs. TEF
Nesta seção devemos informar os dados para operações com TEF, definindo dados do gerenciador e configurações para conexão com os servidores de TEF.

Podemos ainda definir quantas vias de comprovante serão impressas.

Configs. Balança
O PSPDV e o PSComanda possuem integração com balança, para leitura de pesos em restaurantes, lojas de conveniência, dentre outros. Nesta seção é possível configurar o modelo da balança e também outras informações técnicas para integração.

Configs. Medidor de Tanque
Semelhante as configurações da Balança, é possível configurar a integração com dispositivos que fazem a medição dos tanques de armazenamento do posto, para leitura de medição de volume.

Pagamentos/Observações
Na primeira seção são definidos as descrições para cada forma de pagamento disponível. Quando for utilizado o ECF, essa configuração deve ser feita exatamente das mesma forma que foi cadastrada na impressora fiscal, para que haja a correta integração.

Na segunda seção é possível definir comprovantes que podem ser impressos em vendas que possuírem determinado tipo de acerto. Por exemplo, é possível montar um comprovante padrão para recebimentos em cheque, indicando a data da venda, informações do acerto e do operador do caixa.

Tipos de Lançamento em Caixa
As configurações feitas aqui habilitarão menus na rotina de caixa do PDV, e farão com que sejam feitas operações financeiras sem a necessidade de emissão de um documento de venda. É utilizado para sangria, suprimento, vales, e conta com a possibilidade de geração de contrapartida na sincronização, podendo ser feita transferência entre portadores ou até mesmo entre contas analíticas.

Desdobramentos
Nessa seção serão vinculados os desdobramentos que o PDV deve verificar. No cadastro de desdobramentos podem ser definidas algumas regras para geração, como por exemplo gerar somente quando o valor da venda ultrapassar 50 reais. Dessa forma é possível gerar vales/brindes conforme essas parametrizações, e o vínculo com o PDV é necessário para que essas condições sejam validadas.

Bicos Disponíveis
Com essa configuração é possível definir quais bicos serão apresentados nesse PDV. Geralmente o posto inteiro utiliza o mesmo concentrador, então todos os bicos estarão disponíveis em todos os PDV's. Mas caso queira separar as vendas em cada PDV, essa configuração pode ajudar. Dessa forma pode ser criado um PDV para abastecimentos de GLP, outro para combustíveis, outro apenas para conveniência...

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO
Versão 2302.1000