Como realizar o cadastro de Capital de Giro dentro do módulo PSFinanceiro no Petroshow?

OBJETIVO

 O que é capital de giro?: De forma simplificada, o capital de giro é o dinheiro necessário para manter o empreendimento e garantir a continuidade da empresa. Ele engloba todos os valores em caixa, depositados em contas bancárias e contas a receber, além de outras obrigações pendentes que podem ser convertidas em dinheiro para quitar as despesas empresariais.

Ele determina os valores disponíveis para que a empresa cumpra seus deveres e faça no- vos investimentos, mesmo diante de problemas como a inadimplência de clientes ou queda das vendas. Desse modo, ele garante a saúde financeira e facilita a gestão, pois permite que a empresa adquira equipamentos, mantenha os estoques e consiga trabalhar com pagamentos a prazo com os clientes, sem riscos de prejudicar o próprio orçamento.

Fonte: Entenda o que é capital de giro e qual sua importância

 

Desta forma, o objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário as opções de realizar a consulta e controle/inclusão do capital de giro do estabelecimento.

 

ACESSOS E ATALHOS

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS – Financeiro >> Caixa/Bancos >> Capital de Giro

 

 

CONFIGURAÇÕES

Para utilização da rotina será necessário realizar a configuração de Movimentação dos Documentos visto que só será possível realizar a inclusão de lançamentos financeiros das provisões do capital de giro, se os mesmos estiveram dentro de um período valido para movimentações.

 

Essa configuração é feita através da rotina PS – Financeiro >> Processos >> Movimentações de documentações:

 

 

DESCRIÇÃO DA ROTINA

A rotina Processos >> Capital de Giro disponibiliza ao usuário de realizar as consultas e inclusões dos controles do capital de giro do estabelecimento.

 Quais são os tipos de capital de giro?: Depois de compreender o que é capital de giro, é necessário entender os diferentes tipos existentes e suas diferenças. São eles:

Líquido: inclui os recursos financeiros da empresa, exceto os não circulantes (que não contam com liquidez), como bens e imóveis;

Negativo: é um sinal de alerta e acontece quando os recursos disponíveis são insuficientes para quitar os débitos existentes;

Próprio: se refere ao capital disponível para a empresa, sem precisar de empréstimos;

Associado a investimentos: destinado a cobrir as despesas que a empresa terá ao fazer determinado investimento, como um financiamento para adquirir equipamentos. Fonte: Entenda o que é capital de giro e qual sua importância

 

Tendo isso, ao selecionar essa opção da rotina o usuário terá o contato inicial com a tela Controle de Capital de Giro:

 

 

Nesta serão listados os controles de capital de giro já cadastrados e suas especificações para fins de consulta, alterações, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar e realizar os processos em questão!

 
CONSULTA, ALTERAÇÃO E PROVISÃO

 

 

Na tela Controle de Capital de Giro, além de realizar as consultas e algumas alterações pontuais, o usuário também poderá realizar a provisão, pagamento ou incluir parcelas do Capital de Giro! Para isto basta o usuário utilizar o botão Incluir , disponível no canto esquerdo da seção Lançamentos na sub aba Lanctos Contrato:

 

 

Os processos da Inclusão de Lançamentos Financeiros serão instruídos e detalhados no item “Inclusão”, deste manual.

 

Feito isso, após qualquer alteração basta o usuário salvar as informações para que o processo seja concluído!

 

INCLUSÃO

 Por meio desta rotina, além de realizar as consultas e alterações, o usuário realizará os cadastros de seus capitais de giro e o posterior controle dos mesmos.

 Para isto, basta clicar no botão Incluir disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

Nesta, inicialmente o usuário deverá inserir as informações da aba Dados Cadastrais:

 

 

  • Número do Contrato: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o número do contrato daquele do controle de Capital de Giro. 

  • Descrição: Campo onde o usuário deverá informar o nome descritivo que será utilizado na identificação do controle de Capital de Giro. 

  • Dt Contrato: Campo onde o usuário deverá informar a data inicial do contrato do Capital de Giro. 

  • Data Final Contrato: Campo onde o usuário deverá informar a data inicial do contrato do Capital de Giro. 

  • Forma de Pagamento: Campo onde o usuário poderá informar a forma de pagamento do contrato. 

  • Garantias: Campo onde o usuário poderá informar as garantias do contrato.

  • Encargos: Campo onde o usuário poderá informar os encargos do contrato.

  • Taxa: Campo onde o usuário poderá informar a taxa que será aplicada ao contrato. 

  • Valor: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o valor do contrato.

  • Valor Parcela: Campo onde o usuário poderá informar o valor da parcela do contrato.

  • Taxa Pré: Campo onde o usuário poderá informar a taxa pré do contrato.

  • Portador: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o portador do contrato. 

  • Analítica Amortização: Campo onde o usuário poderá informar a analítica de amortização do contrato. 

  • Índice Cálc. Previsão: Campo onde o usuário poderá informar a taxa/índice para o calculo da provisão. 

  • Gerar Lanc. Financeiro: Marcando essa opção serão gerados os lançamentos financeiros de acordo com as definições do usuário.

 

Caso essa opção esteja marcada os campos da seção Lançamento Financeiro serão habilitados e usuário poderá realizar a parametrização dos lançamentos que serão gerados a cada controle realizado:

 

  • Analítica: Campo onde o usuário poderá informar a analítica dos lançamentos financeiros.

  • Data do Lançamento: Campo onde o usuário poderá informar a data do lançamento financeiro.

  • Valor: Campo onde o usuário poderá informar o valor do lançamento financeiro.

  • Conta Contábil IOF: Campo onde o usuário poderá informar a conta contábil para o IOF. 

  • Valor IOF: Campo onde o usuário poderá informar o valor do IOF. O usuário também poderá inserir notas de complemento no campo Compl. 

  • Conta Contábil Taxa ADM: Campo onde o usuário poderá informar a conta contábil para a Taxa ADM. 

  • Valor Taxa Adm: Campo onde o usuário poderá informar o valor da taxa ADM. O usuário também poderá inserir notas de complemento no campo Compl.

  • Conta Contábil Provisão de Juros: Campo onde o usuário poderá informar a conta contábil para a provisão de Juros. 

Feitos todos os processos descritos, basta o usuário salvar  a inclusão para que os processos de inclusão sejam concluídos! 

Após isto, ainda na aba Dados Cadastrais o usuário poderá incluir os lançamentos e também gerar as provisões do contrato. Para isto, a rotina conta com duas sub abas, sendo elas:

 

LACTOS CONTRATO 

 

Nesta sub aba o usuário poderá incluir os lançamentos do contrato, para isto bastará clicar no botão  incluir , disponível no canto esquerdo da tela e em seguida selecionar o tipo do lançamento:

 

 

  • Provisão: Nesse tipo de lançamento, o usuário poderá realizar a provisão do capital de giro, bastando informar a data do lançamento.

 Ainda no tipo Provisão, após salvar a inclusão, poderá incluir as informações de o pagamento de juros, a amortização e a analítica de juros, além disso, poderá realizar a baixa das provisões geradas. Para isto o usuário deverá clicar sobre o ícone da coluna Provisão e em seguida será exibida a tela Gera Provisão Capital de Giro:

 

 

Nesta, bastará o usuário realizar a filtragem onde poderá filtrar um Número do Contrato específico e também, poderá filtrar um período de Datas da Provisão específico para realizar a baixa. Feito isso, basta o usuário executar a filtragem e seguida as provisões serão exibidas:

 

 

Tendo isso, basta selecionar a provisão a ser baixada e seguida Salvar  o processo.

  • Pagamento: •Nessa tipo de lançamento, o usuário poderá incluir os lançamentos de pagamento do capital de giro, bastando informar, a data do lançamento, o pagamento de juros, a amortização e a analítica de juros.

  • Parcelas: Nessa tipo de lançamento, o usuário poderá incluir os lançamentos de parcelas do capital de giro, bastando informar, a data do lançamento, o pagamento de juros, a amortização e a analítica de juros. 

Feita a inclusão dos tipos de lançamentos, basta salvá-los utilizando o botão Salvar localizado no canto esquerdo da tela.

 

PROVISÃO

 

 

Nesta sub aba o usuário poderá consulta e gerar as provisões do contrato, para isto, bastará usuário inserir o período que deseja gerar e em seguida utilizar a opção Gerar Provisões, feito isso as provisões serão geradas e exibidas por mês, bastando selecionar o mês que deseja consultar e clicar sobre o “+” ou clicar duplo sobre o mês questão:

 

 

E desta forma, concluímos os processos da rotina de Empréstimos, Financiamentos e Consórcios!

 

RESULTADOS ESPERADOS

A realização dos processos da rotina de controle capital giro, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

Versão 2012.1002.