Como realizar o cadastro de Notas Fiscais dentro do módulo PSGerencial no Petroshow?

OBJETIVO

 

O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção de realizar a consulta, inclusão e emissão das NFes emitidos e recebidas no estabelecimento.

 

O que é NF-e?: A Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e) é um documento digital que serve para formalizar a venda de produtos e serviços, seja no ambiente físico ou no digital

Ela substitui a enorme quantidade de papéis que eram necessários para fazer a emissão manualmente.

Visando modernizar esse processo e fiscalizar melhor as empresas, a nota fiscal de produto eletrônica está em vigor desde 2006 no Brasil.

Fonte: NF-e: O que é a Nota Fiscal de Produto Eletrônica?

 

ACESSOS E ATALHOS

 

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS – Gerencial >> Notas Fiscais >> Notas Fiscais:

 

 

 

A rotina também pode ser acessada pelo atalho “Ctrl + N”  ou ainda pelo ícone de acesso rápido:

 

 

CONFIGURAÇÃO

 

Para utilização da rotina serão necessárias algumas configurações específicas, sendo elas:

 

DAS CONFIGURAÇÕES DE NOTAS

 

Para que o usuário possa realizar as emissões ou inclusões de notas fiscais no sistema o mesmo deve ter as configurações de notas cadastradas e parametrizadas de acordo com sua operação e especificações. Para acessar e/ou cadastrar as configurações, o usuário deverá acessar a rotina Notas Fiscais >> Configuração de Notas >> Cadastrar e caso ainda não possua a configuração cadastrada utilizar o botão incluir para realizar o cadastro da mesma.

 

 

O manual que orienta sobre o processo do cadastro das Configurações de Notas, encontra-se disponível em nossa base de conhecimento ou acessando o link.

 

DAS CONFIGURAÇÕES DA MOVIMENTAÇÕES DE DOCUMENTOS

 

Iniciando as configurações, será necessário realizar a configuração de Movimentação dos Documentos visto que só será possível realizar a emissão ou entrada da NFe se as mesmas estiverem dentro de um período valido para movimentações.

 

Essa configuração é feita através da rotina PS – Gerencial >> Processos >> Movimentações de Documentos, onde ao acessá-la será exibida a seguinte tela:

 

 

Nesta, o usuário definirá o período inicial e final em que movimentações em NF-es (entrada e saída) poderão ser realizadas no sistema. Definidos os períodos, qualquer movimentação feita antes ou depois dos períodos marcados como inicias e finais não será permitida, mediante a bloqueio no momento em que o usuário tentar incluir ou salvar a informação!

 

CONFIGURAÇÕES DO CONTROLE DE AÇÃO

 

Para utilização da rotina será necessário que o usuário possua algumas ações liberadas, para de- terminados tipos de ações nas Notas Fiscais!

 

Essa configuração é feita pelo usuário supervisor e/ou autorizado através da rotina PS – Gerencial >> Gerente >> Controle de Ações - (Grupo/ Usuário):

 

 

Sendo elas:

 

  • 204 – Bloqueia acerto financeiro de notas geradas em faturamento: Caso marcado essa opção o usuário não poderá alterar os acertos financeiros de notas fiscais que tenham sido geradas através de faturamento.

 

  • 208 – Permite alterar o valor do frete CTRC das notas de entrada: Esta ação indica se o usuário poderá editar o valor do frete CTRC em notas de entrada, de emissão de terceiros, com frete FOB.

 

  • • 216 – Permite gerar nota a partir de ECF/NFCe com cupons já utilizados: Esta ação indica se o usuário tem permissão para gerar notas a partir de ECF/NFCe selecionando cupons já utilizados em outras notas.

 

  • 254 – Bloqueia alteração de notas geradas a partir de Cupom/NFC-e: Esta ação indica se o Usuário/Grupo está autorizado a alterar notas que foram geradas a partir de um cupom ou NFC-e.

 

  • 269 – Pode limpar a chave de NF-es/CT-es com status 999: Esta ação indica se o usuário pode limpar a chave de NF-es/CT-es cujo status é 999 – Erro não catalogado. Esse problema na maioria das vezes ocorre por alguma falha ou indisponibilidade na Sefaz competente.

 

  • 271 – Emite nota com data de saída no mês seguinte: Esta ação indica se o usuário pode emitir notas fiscais de saída com a data de emissão em um mês, mas a data de saí- da no mês subsequente.

 

Ações para Notas Fiscais que possuem vínculo com Ordens de compra:

 

  • 275 – Libera entrada de nota com o Tipo de Frete divergente da Ordem de Com- pra: Caso marcado essa opção, o usuário poderá liberar a entrada de uma nota com o tipo de frete diferente da ordem de compra associada.

 

  •  76 – Libera entrada de nota com o Parcelamento divergente da Ordem de Com- pra: Caso marcado essa opção, o usuário poderá liberar a entrada de uma nota com o parcelamento diferente da ordem de compra associada.

 

  • 277 – Libera entrada de nota com os Itens divergentes da Ordem de Compra: Caso marcado essa opção, o usuário poderá liberar a entrada de uma nota com os itens diferentes da ordem de compra associada.

 

  • 278 – Libera entrada de nota com os Valores Unitários divergentes da Ordem de Compra: Caso marcado essa opção, o usuário poderá liberar a entrada de uma nota com os valores unitários diferentes da ordem de compra associada.

 

  •  279 – Libera entrada de nota com as Quantidades divergentes da Ordem de Com- pra: Caso marcado essa opção, o usuário poderá liberar a entrada de uma nota com as quantidades diferentes da ordem de compra associada.

 

  • 280 – Libera entrada de nota com os Valores de Frete divergentes da Ordem de Compra: Caso marcado essa opção, o usuário poderá liberar a entrada de uma nota com os valores de frete diferentes da ordem de compra associada.

 

  • 282 – Autoriza andamento da Ordem de Compra: Caso marcado essa opção, o usuário autorizará efetuar as cotações e seguir para as demais fases da Ordem de Compra.

 

  • 299 – Libera entrada de nota com o Local de Estoque divergente da Ordem de Compra: Caso marcado essa opção, o usuário poderá liberar a entrada de uma nota com o local de estoque diferente da ordem de compra associada.

 

DESCRIÇÃO DA ROTINA

 

A rotina Notas Fiscais >> Notas Fiscais disponibiliza ao usuário a opção de realizar a inclusão, emissão e consulta de NF-es emitidas e/ou recebidas pelo estabelecimento.

 

Tendo isso, ao selecionar a rotina, tal como em outras rotinas o sistema trará o conjunto de filtros padrões, para que o usuário consiga especificar as informações que deseja visualizar:

 

 

Feitas as filtragens o usuário terá o contato inicial com tela de Consulta: Notas:

 

 

Nesta serão exibidos todas as NFes cadastradas de acordo com a filtragem inicial, destacadas por cor de acordo com a sua situação no sistema, bastando o usuário selecionar o registro individual que desejar visualizar.

 

Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é por meio dessa rotina que o usuário faz as inclusões das Notas Fiscais!

 

Para isto, basta clicar no botão Incluir disponível no canto superior da tela, e isso vale, tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização do cadastro:

 

 

 

Ao selecionar a opção o sistema apresentará a tela de inclusão:

 

 

A seguir destacaremos os principais processos das duas principais operações: Entrada Saída!

 

ENTRADA

 

Nas entradas, o usuário deverá preencher os campos obrigatórios de acordo com os dados des- critos na Nota Fiscal Física ou DANFe:

 

O que é o Danfe? O Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é uma repre- sentação gráfica e simplificada de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). De modo geral, o Danfe é também utilizado para regularizar a circulação das mercadorias, uma vez que o veículo transportador da mercadoria não pode transitar sem ele caso o faça, a fiscalização poderá multá-lo.

 

Abaixo, você confere um exemplo do Danfe:

 

 

Fonte: Danfe: o que é e para que serve o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica

 

Sendo assim na entrada o usuário basicamente fará o registro da nota utilizando a configuração de notas que corresponde a operação de entrada, transcrevendo os dados (Itens, valores, quantidades, local de estoque, etc.) da nota fiscal no sistema!

 

Vale lembrar que esse processo de entrada por meio da rotina Notas Ficais >> Notas Fiscais é o chamado de entrada manual, visto que o sistema dispõe da entrada por meio da Importação de XML que é feita através da rotina Processos >> Notas Fiscais >> Importação NF-e, cujo o manual que orienta sobre o processo, encontra-se disponível em nossa base de conhecimento ou acessando o link.

 

Além desta, outra rotina que realiza o processo automático de entradas é a rotina Notas Fiscais >> Entrada de NFe (Por Etapas) cujo manual também se encontra disponível em nossa base de conhecimento ou pelo link.

 

Ressaltamos que as duas rotinas citadas acima são apenas usuais para entradas de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), visto que o processo é feito utilizando o XML das notas em questão.

 

Retornando a inclusão manual, outro processo possível de realizar através da rotina é a manifestação do destinatário! Para isto, basta o usuário clicar sobre ícone que carrega a tela de manique será realizada:

 

 

 

Após realizar preencher todos os dados descritos e realizar os demais processos descritos, basta o usuário Salvar o registro para que a entrada seja realizada:

 

 

 

Lembrando que para que o usuário possa realizar a manifestação do destinatário, é necessário que a  configuração de nota utilizada esteja configurada da seguinte forma:

 

 

 

Para consultar/cadastrar as configurações de nota o usuário pode acessar a rotina Notas Fiscais >> Configuração de Nota >> Cadastrar.

 

SAÍDA

 

Diferente das entradas onde o usuário realiza o registros das notas ficais, nas saídas o usuário realizará o processo de emissão da Nota Fiscal!

 

Tendo isto, abaixo destacaremos os processos da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

 

Na tela de inclusão que conforme citamos anteriormente exibida utilizando o botão Incluir inicialmente o usuário deverá preencher os dados principais da nota em questão:

 

 

  • Configuração de Nota: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar a configuração que será utilizada na emissão da NFe.

 

  • Cód Nota: Campo preenchido automaticamente com o código de identificação da NFe, atribuído pelo sistema seguindo a sequência numérica das emissões anteriores.

 

  • Data/Hora Emissão/Entrada e Saída: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuá- rio deverá indicar as datas/horas de emissão e entrada e saída respectivamente.

 

  • Pessoa: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código da pessoa da nota.

 

  • Série: Campo de preenchimento obrigatório, onde o usuário deverá informar o código De série que será utilizada na emissão da NFe.

 

  • Número: Campo preenchido automaticamente com o número sequencial atribuído pelo sistema seguindo a sequência numérica das emissões anteriores.

 

Todos os campos, com exceção dos campos Data/Hora Emissão/Entrada e Saída, contam com as opções de consulta rápida utilizando a tecla F3 e consulta completa utili- zando a tecla F4 no campo em questão.

 

Abaixo destes, o sistema divide os processos da emissão em abas adicionais, sendo elas:

 

• Itens da nota:

 

 

Nesta aba o usuário informará os itens que compõe a nota e suas informações e especificações, sendo as disponíveis e passiveis de edição:

 

  •  Item – Desc. Item

  • Local de Estoque – Desc. Local

  • Embalagem- Desc. Embalagem

  • Quantidade Tributada

  • Volume Físico Apurado

  • Vlr. Unit, Trib.

  • Descontos

  • Valor do Frete

  • Vlr Frete CTRC

  • Depesas Acess.

  • Seguro

  • Contrato de Compra

 

Tendo isto, o usuário deverá preencher as informações citadas acima de acordo com a descrição dos campos e se aplicar para a emissão em questão.

 

Ainda na aba Itens da Nota, ao lado esquerdo do grid de itens, se encontram os botões que correspondem as ações diretas da inclusão de itens:

 

: Utilizado para incluir uma nova linha, ou seja, incluir os itens da nota.

 

: Utilizado para realizar a pesquisa rápida de itens.

 

: Utilizado para desfazer uma ação de inclusão.

 

: Utilizado para salvar as informações da linha incluída.

 

: Utilizado para excluir linhas.

 

: Utilizado para consultar os impostos dos itens.

 

: Utilizado para ajustar as configurações tributarias dos itens.

 

Além disso, o usuário também poderá realizar o Rateio por Centro de Custos e o Rateio de Valores,  clicando sobre as setas no canto direito e ao final da seção Lançamento Rápido de Itens:

 

 

 Rateio por Centro de Custos:

 

 

Rateio de Valores:

 

 

Para finalizar a aba Itens da Nota, ao final do grid itens o usuário poderá visualizar os totais da nota, preenchidos de acordo com os valores lançados na nota:

 

 

Dando sequência na próxima aba:

 

• Principal:

 

 

Nesta aba o usuário informará os dados principais da nota:

 

  • Operação: Campo bloqueado para edição, preenchido automaticamente com a operação da nota de acordo com a configuração de nota informada.

 

  • Consumidor final: Campo que indica se a nota é para Consumidor Final, preenchido automaticamente de acordo com a configuração de nota informada. (Editável)

 

  • Ind. Presença: Campo onde o usuário poderá informar a forma de compra feita pelo cliente.

 

  • Tabela de Preço: Campo que indica a tabela de preço utilizada, preenchido automatica- mente de acordo com as configurações do estabelecimento/cliente. (Editável)

 

  • Agente Comercial: Campo que indica o agente comercial da pessoa da nota, preenchido automaticamente de acordo com as configurações do cadastro do cliente. (Editável)

 

  • Situação do Documento: Campo que indica a situação, preenchido automaticamente com a situação regular podendo alterar de acordo com o retorno do envio/transmissão da nota.

 

  • Tipo Recolhimento ISS: Campo que indica o tipo de recolhimento de ISS para a nota, preenchido automaticamente de acordo com a configuração de nota informada. (Editável)

 

  • Origem: Campo que indica a origem do lançamento, preenchido automaticamente de acordo com a origem de cada nota. Ex: Importação XML e Lançamento Manual.

 

  • Observação Transferência: Campo preenchido automaticamente caso houverem observações de transferência.

 

  • Msg MDF-e Automático: Campo preenchido automaticamente com possíveis mensagens de erro gravadas na geração do MDF-e automático.

 

  • Pedido de Compra: Campo onde o usuário poderá informar o pedido de compra para a nota.

 

  • Pedido de Venda: Campo preenchido automaticamente, com o número do pedido de ven- da vinculado a nota, caso esta possua.

 

  • N° Ordem de Compra: Campo preenchido automaticamente, com o número da ordem de compra vinculado a nota, caso esta possua.

 

Seguindo para a próxima aba:

 

• Dados NF-e:

 

 

 

Nesta aba, serão exibidos os dados do envio da NF-e, após o mesmo ter sido enviado e transmiti- do para SEFAZ.

 

Na sequência a quarta aba:

 

• Endereços:

 

 

 

Nesta aba o usuário informará os dados principais referentes aos endereços para a emissão nota:

 

• Endereços da Nota

 

  • Endereço de Entrega: Campo de preenchimento obrigatório, preenchido automaticamente com o endereço de entrega cadastrado para a Pessoa da Nota. (Editável)

 

  • Endereço de Cobrança: Campo de preenchimento obrigatório, preenchido automati- camente com o endereço de cobrança cadastrado para a Pessoa da Nota. (Editável)

 

  • nformações para comércio Exterior: (Usuais apenas em operações de comércio Exterior)

 

  • UF de Saída do País: Campo onde deve ser informada a UF de saída do país.

 

  • Local de Embarque: Campo onde deve ser informado o local de embarque ou trans- posição de fronteira.

 

  • Local de Despacho: Campo onde deve ser informado o local de despacho.

 

Seguindo para a próxima aba:

 

• Transporte:

 

 

Nesta aba o usuário indicará as informações de Transporte:

 

  • Tipo do Frete: Neste campo o usuário deverá informar o tipo de frete que será utilizado para a nota em questão.

 

 

VOLUMES TRANSPORTADOS

 

  • Espécie Volumes: Campo onde o usuário poderá informar a espécie para transporte.

 

  • Qde de Volumes: Campo onde o usuário poderá informar a quantidade de volumes para transporte.

 

 

Continuando na sexta aba:

 

• Combustíveis:

 

 

Nesta aba o usuário indicará as informações dos Combustíveis:

 

  • Cód Autor. SEFAZ: Campo onde o usuário poderá informar o código de autorização da SEFAZ.

 

  • HoRa Saída: Campo onde o usuário poderá informar a hora de saída do combustível.

 

  • Qtde Vol; Transportado: Campo onde o usuário poderá informar a quantidade de volume transportado.

 

  • Temperatura: Campo onde o usuário poderá informar a temperatura em graus célsius do transporte.

 

  • Peso Bruto: Campo onde o usuário poderá informar o peso bruto dos volumes.

 

  • Peso Líquido: Campo onde o usuário poderá informar o peso líquido dos volumes.

 

  • Ordem Carreg Ctr Compra: Campo onde o usuário poderá informar a ordem de carregamento de Contrato de Compra.

 

  • Lacre utilizado: Campo onde o usuário poderá informar o lacre utilizado.

 

  • Qtde Lacre: Campo onde o usuário poderá informar a quantidade de lacres utilizadas.

 

Seguindo para a sétima aba:

 

• Notas de Referência:

 

 

Nesta aba, o usuário poderá vincular notas fiscais de referência a NFe em questão, bastando utilizar o botão Incluir e na sequência informar os dados das notas em questão.

 

Na sequência a oitava aba:

 

• Informações Complementares:

 

 

Nesta aba o usuário poderá visualizar e incluir as informações complementares para a NFe. Para isto o usuário deverá utilizar o botão Incluir , disponível no canto esquerdo da tela e informar o código da informação que deseja incluir, podendo também utilizar as opções de consulta rápida com a tecla F3 ou completa com a tecla F4.

 

 

Seguindo para a nona aba:

 

• Impostos Retidos

 

 

Nesta aba, o usuário poderá verificar as informações referentes aos impostos retidos da NFe.

 

 

Continuando na décima aba:

 

• Carta de Correção:

 

 

Nesta aba serão exibidos dados referentes a Carte de Correção, caso a nota possua Cce vinculada.

 

Seguindo para a próxima aba:

 

• Acertos Financeiros:

 

 

Nesta aba, serão exibidos os dados do acerto financeiro definido pelo usuário para a NFe em questão.

 

Para realizar a definição deverá selecionar o ícone de Acerto Financeiro e na sequência informar o tipo de acerto financeiro que será aplicado a NFe, bastando selecionar o tipo do acerto e o valor aplicado a ele:

 

 

Continuando na décima segunda aba:

 

• Doc de Arrecadação:

 

 

Nesta aba o usuário poderá incluir os documentos de arrecadação caso a nota possua, bastando utilizar o botão Incluir  e na sequência informar os dados dos documentos em questão.

 

Finalizando as abas da rotina:

 

• Importação:

 

 

Nesta aba o usuário poderá informar os dados referente a importação de mercadorias, caso esta se aplique a nota em questão:

 

  • Nro DI: Campo onde o usuário poderá informar o número da declaração de importação.

 

  • Nro LI: Campo onde o usuário poderá informar o número da licença de importação.

 

  • Data registro: Campo onde o usuário poderá informar a data do registro da declaração de importação.

 

  • Data Desembaraço: Campo onde o usuário poderá informar a data do desembaraço da declaração de importação.

 

  • UF desembaraço: Campo onde o usuário poderá informar a UF desembaraço da declaração de importação.

 

  • Local desembaraço: Campo onde o usuário poderá informar o Local desembaraço da declaração de importação.

 

O que é Desembaraço?: Desembaraço aduaneiro, no Direito aduaneiro, é a liberação de uma mercadoria pela alfândega para a entrada no país ou sua saída e o comprovante do pagamento do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, só aí é que a mercadoria poderá ser entregue ao importador ou exportador.

 

Fonte: Desembaraço aduaneiro

 

  • Código Exportador: Campo onde o usuário poderá informar o código exportador da declaração de importação.

 

  • Via de transporte: Campo onde o usuário poderá sinalizar a via de transporte da declaração de importação.

 

  • AFRMM: Campo onde o usuário poderá informar o AFRMM sigla para Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.

  • Cotação Moeda: Campo onde o usuário poderá informar a cotação do dólar.

 

  • Intermediação: Campo onde o usuário poderá sinalizar o intermédio da declaração de importação.

 

E para finalizar a rotina, feitos todos os preenchimentos descritos, bastará o usuário utilizar o botão de envio para realizar a transmissão da NFe:

 

 

Após isso o mesmo deverá realizar o retorno da NFe, desta forma o mesmo será transmitido e o resultado do envio será exibido nos campos da seção de envio:

 

 

E por fim, ainda poderá Gravar XML do CTe:

 

 

E desta forma, encerramos os processos de consulta, inclusão e emissão de NF-es!

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

A realização da consulta e emissão de Notas fiscais, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 
RELATÓRIOS VINCULADOS

 

A rotina possui alguns relatórios padrões disponíveis para o usuário!

 

Para consultá-los, basta clicar no atalho CTRL + F3, ou também pela rotina Relatórios>> Relatórios Padrões.

 

Sendo eles:

 

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2102.1000.