Tipos de Ambientes

Primeiro passo é compreender os ambientes, existem atualmente três variações de ambientes no Cloud:

1º - Ambiente Dedicado, nesse ambiente o cliente possui um ambiente separado para o mesmo, com recursos específicos para ele, sem necessidade de compartilhar recursos, é um ambiente mais robusto, recomendando a grandes contas, como uma quantidade grande de usuários e acessos simultâneos, atualmente existem dois cliente que possuem esse ambiente. 

2º - Ambiente compartilhado: nesse formato de ambiente, os recursos físicos estão sendo compartilhados entre diversas VM's, é o ambiente mais comum entre os clientes, porém as VM's são exclusivas, ou seja, os recursos virtualizados são específicos para esse cliente, porém a máquina física é compartilhada entre diversos clientes, esse forma possibilita caso necessário ser alterado recursos das máquinas virtualizadas, isso somente ocorre com comprovação da necessidade do aumento do recurso, pois há custos para o aumento desse. Por padrão é disponibilizado dois acessos por TS (Terminal Server). Para esse acesso os consultores e franquias possuem acesso a esse TS, sendo responsáveis pela configuração e atualização do ambiente durante a implantação. Esse ambiente é recomendado a contas acima até de 20 acessos simultâneos no sistema. 

3º - Ambiente Multi-Client:  esse formato tem um PIC específico para contas com menos de 20 acessos simultâneos, nesse formato os recursos da máquina são compartilhados e o acesso ao servidor por TS é restrito, somente algumas pessoas da Viasoft tem o acesso, dessa forma são responsáveis em criar o ambiente e configurá-lo, deixando parametrizações como conexão de banco, atualização, configurações de Server XE e DFE, por exemplo, deixamos os recursos prontos para uso. Esse formato de ambiente traz comodidade a clientes que não possuem um TI especializado, e fica a responsabilidade da Viasoft as atualizações de sistema e qualquer necessidade referente a essa infraestrutura.

Importante, além dos tipos de ambiente, é o tipo de “arquitetura“, que é separado entre Cloud 1.0 e Cloud 2.0, o que muda nisso

Muitas coisas

Mas o que impacta diretamente para nós são os acessos e regras de firewall, trazendo mais segurança para os ambientes de nossos cliente. A expectativa é que todos os clientes estejam no ambiente cloud 2.0, as migrações estão acontecendo gradativamente.