Nota Fiscal
Pré-requisitos: assistir os cursos referentes a: Configurações de Documento, Cadastro de Pessoas, Cadastro de Produtos/Serviços, Tributação de Serviço
Objetivo
Nesta rotina é possível fazer o gerenciamento das notas fiscais de entrada e saída, cancelamentos, cartas de correção, impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), geração de notas a partir de outros documentos registrados no sistema, dentre outras funcionalidades. Após a geração é possível emitir para a Sefaz as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), estas, de existência digital e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente.
Para a garantia de autoria e integridade do Danfe o remetente assina a nota fiscal com o certificado digital, a SEFAZ recepciona, analisa e autoriza ou rejeita o arquivo. Para viabilizar a emissão de um Danfe deve-se adquirir, credenciar junto à Secretaria da fazenda e instalar no servidor o certificado digital. O certificado mais utilizado é o modelo A1.
Acesso
Para acessar basta clicar no nome Processos > Nota > Nota Fiscal.
Você também pode clicar no atalho rápido:
Descrição
Consulta Nota Fiscal
Para acessar a rotina Nota Fiscal basta seguir os seguintes passos:
PASSO 1: Acessar o menu Processos > Nota > Nota Fiscal.
PASSO 2: Na caixa “Selecione a Consulta”, clique na seta ao lado e selecione “Nota”. É possível informar outros filtros para a consulta, basta clicar na seta da caixa dos filtros e escolher uma das opções (Figura 2). Pode ser filtrado a consulta com os filtros: situação, data emissão, data entrada/saída, código da pessoa, nome da pessoa, configuração de documento, código da nota e número do documento. Caso não deseje filtrar por nenhum parâmetro, basta que em cada caixa esteja selecionada a opção “ (Ignorar) ”.
Os filtros possibilitam a consulta, por exemplo, de uma nota que foi gerada no dia anterior, ou de determinado fornecedor ou cliente, ou ainda de uma determinada data ou número de nota. Basta apenas selecionar o filtro desejado e então clicar em “OK”. Uma nova janela abrirá com a consulta selecionada no filtro.
Exemplo: Filtrar as notas que possuam data de emissão entre 01/05/2021 a 29/05/2021.
Após informar os filtros desejados clique em “OK”. Uma nova janela será aberta com todas as informações do filtro informado. Veja, na figura 4, que nas colunas “Data de emissão”.
Para abrir a nota ou verificar demais informações, basta um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre a linha da nota desejada.
Gerando e Emitindo uma Nota Fiscal
Para gerar e emitir uma nota de venda de mercadoria, basta seguir os passos anteriores até a tela de “Consulta: Nota” e prosseguir com as etapas que seguem:
PASSO 1: Para adicionar um documento e gerar a nota fiscal, na janela “Consulta: Nota”, basta clicar no ícone “Incluir” ou usar as teclas de atalho “ (Ctrl+Ins) ”, figura 5.
PASSO 2: Na janela “Nota Fiscal”, deve-se informar o tipo de configuração de documento no campo “Configuração” ou usar a tecla de atalho F3 para abrir uma janela de pesquisa. As configurações de documento servem para diferenciar as variadas operações que o estabelecimento realiza, tanto as de saída como entrada. Após aberta a tela de pesquisa, selecione qual a configuração desejada (Figura 6).
No exemplo que segue, será gerada uma nota de venda de mercadoria e para isso deve ser usada a configuração de documento “201 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.
PASSO 3: Informar as datas de “emissão” e “entrada/saída”. Conforme ilustração da Figura 7.
PASSO 4: No campo “Cliente”, faça uma busca clicando na tecla de atalho F3 do teclado e informando parte do nome do cliente, ou então digitando o código da pessoa, ou ainda informando o cpf/cnpj deste cliente, figura 8. É importante saber que: o campo comissionado está ligado ao cadastro de pessoa, e somente terá vinculo quando no cadastro de pessoa for informado no campo “Comissionado” na aba “Cliente” a pessoa que receberá a comissão.
O campo “série” está ligado ao tipo de configuração de documento selecionado para fazer a nota, e será automaticamente preenchido.
O campo “número de documento” também será automaticamente preenchido, respeitando a sequência de cada série e, somente será preenchido com números validos após a nota ser enviada para a receita, antes disso o número ficará com valor “0”.
PASSO 5: Para adicionar os produtos no grid da nota fiscal, clique em “incluir um novo item” ou use as teclas de atalho do teclado “Ctrl+N”, conforme Figura 9.
Será na tela de “Inclusão de Novo Produto” onde serão adicionados os produtos no grid da nota. A seguir a descrição de cada campo para facilitar o entendimento:
Produto: neste campo é feita a busca no banco de dados de três formas distintas: pelo código do produto, código de barras ou apenas parte do nome do produto que deseja incluir.
Embalagem: caso o produto escolhido esteja vinculado à uma embalagem em seu cadastro, o sistema mostrará a configuração de embalagem. Se não estiver, é possível informar uma configuração de embalagem e, caso o campo esteja em branco o sistema usará por padrão a embalagem unidade.
Local de Estoque: pode ser selecionado de qual estoque será realizado o ajuste de saldo do produto, seja ele entrada ou saída, dependendo da configuração de documento selecionada.
Quantidade: campo destinado a informar quantidade do produto ou de embalagens deste produto.
Unidade: mostra a unidade de medida vinculada ao produto.
Valor Unitário: informar o valor unitário do produto. Também é possível informar somente o total dos produtos, o sistema irá fazer automaticamente o valor unitário dividindo o total pela quantidade.
Saldo em Estoque: mostra a quantidade do produto disponível no local de estoque selecionado.
Desconto: informar um valor de desconto em moeda.
Desconto (%): informar um valor de desconto em percentual.
Total: mostra o valor total do produto, ou seja, a quantidade multiplicada pelo valor unitário e subtraído o desconto quando houver.
Bonificação: se marcado o check box, o sistema entende que o produto é bonificado e será descontado no valor total da nota, as tributações dependerão das configurações informadas no cadastro de tributações da configuração de documento informada para gerar a nota fiscal.
Continuar incluindo: se marcado o check box a janela de inclusão de produtos permanecerá aberta, mesmo confirmando cada inclusão com o botão “ok” e será possível continuar a incluir mais produtos, para fechá-la basta clicar no botão “cancelar”.
Após a inclusão dos produtos desejados, basta clicar em “Salvar”, no canto superior esquerdo da tela de “Inclusão de novo produto”.
É possível verificar os produtos incluídos na aba “1 – Produtos”, a quantidade de cada produto, bem como valor unitário, descontos, valor total, tipo de operação, entre outros, como mostra a Figura 10.
PASSO 6: É possível visualizar na aba “2-Detalhes”, os dados e endereço para entrega configurados no cadastro da pessoa, e outros detalhes que podem ser alterados, por exemplo, “frete por”, se o cálculo de frete será realizado por valor, quantidade ou peso bruto. Figura 11.
PASSO 7: Na aba “3-Transporte”, visualizam-se as informações necessárias para o processo de transporte, como: a transportadora, tipo de frete, placa do veículo de transporte, espécie de transporte e peso da mercadoria, ilustrados na Figura 12.
PASSO 8: Na aba “4-Impostos” é possível verificar todos os impostos dos produtos da nota fiscal, como por exemplo: ICMS, ICMS ST, PIS, COFINS, IPI IMPORTAÇÃO e AJUSTES FISCAIS. Na coluna de cada imposto visualizam-se bases e valores, conforme ilustra a Figura 13.
PASSO 9: Na aba “5-Mensagens” é possível incluir Observações e Informações Adicionais ao Fisco. Conforme se vê na Figura 14.
PASSO 10: Na Aba “6- Impostos Retidos“ pode-se verificar os impostos retidos na nota como ICMS, PIS, ETC.
PASSO 11: Na aba “7-Nfe/NFCe” verificam-se os Dados para Transmissão, os Dados da Nfe e também Notas Referenciadas, quando for, por exemplo, nota de devolução, compra de produtor rural ou vendas a partir de cupom fiscal.
Após verificar todas as abas, informar o tipo de pagamento da nota fiscal. Para acessar o pagamento basta clicar sobre o ícone “Pagamento”, . As formas de pagamento podem ser:
1- Dinheiro: quando o pagamento é à vista.
2-Cheque: quando o pagamento é realizado em cheque.
3-Cartão: quando o pagamento é realizado em cartão de crédito ou débito.
4-Duplicata/Boleto: quando o pagamento é realizado à título de crédito, ou seja, por duplicata mercantil ou boleto bancário.
5-Conta Pessoal: quando o pagamento é realizado com saldo previamente liberado para o portador que faz o pagamento.
6-Outros: quando o pagamento é realizado por convênios disponíveis na empresa.
Para selecionar um tipo de pagamento, é preciso informar o valor no campo do tipo de pagamento escolhido, posteriormente, clica-se em “OK”- Figura 15.
Informado o pagamento, a nota pode ser salva clicando em salvar (Ctrl+S) e transmitida para a receita.
Para transmitir a nota fiscal, basta clicar em “Transmitir” como exemplificado na Figura 15.
Ao clicar em “Transmitir” o sistema gera a chave de acesso da nota e envia o xml para a receita, retornando um Protocolo de Autorização da NF-e com Status e Motivo.
O e-mail contendo Danfe e xml é gerado e enviado automaticamente para o cliente, somente se o e-mail do cliente estiver configurado corretamente no cadastro de pessoas.
Uma nova janela será aberta com a mensagem “Deseja imprimir Danfe? ”. Selecionando a opção “sim” o Danfe será impresso. Atenção se selecionada a opção “não” o Danfe não será impresso através dessa mesma rotina, no entanto se for necessário ainda poderá em outro momento ser impresso, visualizado, reenviado para o cliente ou gravado em arquivo, utilizando a rotina: “Gera xml / Imprime Danfe”.
Usando “A partir de”
A emissão das notas utilizando a configuração “a partir de” é para as configurações de documento cujas notas fiscais referenciadas já estejam lançadas no sistema Viasuper, por exemplo, devolução de compra ou de venda e venda à partir de ECF, Sat/CF-e ou NFC-e.
Gerando e Emitindo “A partir de”
No exemplo a seguir, descreve-se como é possível gerar um documento utilizando a configuração “à partir de” na emissão de uma “Venda à partir de um cupom fiscal”.
Para gerar um Danfe a partir de cupom fiscal, clicar no ícone incluir na tela de “Nota”. Informar a configuração de Venda em Decorrência de Cupom Fiscal. Após informar o nome do Cliente e pressionar “enter” no teclado, o sistema abrirá uma tela de inclusão de documento. Conforme a Figura 17.
Para localizar o(s) documento(s) com maior facilidade, pode-se filtrar os documentos da seguinte forma:
Configurações de documentos: são configurações pré-definidas no cadastro de configuração de documento, onde é possível informar de quais configurações de documentos o sistema fara a busca em banco para gerar a nota referenciada.
Pessoa: informar o nome da pessoa para que o sistema faça a busca apenas da pessoa informada.
Produto: filtra os documentos em que possuem o produto informado.
Usuário: define usuário do PDV.
Documento dos últimos dias: filtra a partir de quantos dias deseja-se visualizar os documentos.
Local de estoque: realiza a busca apenas no local de estoque em que foi informado.
ID Notas: faz a busca pelo código do documento.
Número documento: faz a busca pelo número do documento. É possível informar mais que um documento, porém os números devem ser separados por vírgula.
PDV: PDV que foi transmitido o cupom fiscal.
Após informado os filtros desejados para a busca dos documentos, clique em “Executar”, o sistema fará a busca no banco de dados e exibirá em tela os documentos que foram encontrados.
O sistema mostrará no grid “Documentos”, todos os documentos encontrados no sistema com as descrições do filtro, e no grid “Itens dos Documentos”, todos os itens de cada documento.
Para selecionar um documento, deve-se marcar o checkbox da coluna “Gerar” do grid “Documentos”, como demonstra a Figura 18.
Para selecionar os itens deste documento selecionado, deve-se marcar o checkbox da coluna “Gerar” do grid “Itens do Documento”. Podendo ser alterada as quantidades dos itens na coluna “Qtd à Ref.”, informando a quantidade desejada, porém, não superior à quantidade do saldo do produto no documento, como demostra a Figura 18.
Selecionados os documentos e os itens, clicar em Salvar (Ctrl+S) na tela de inclusão de documento. Todos os itens selecionados anteriormente serão exibidos na Tela de produtos.
Pode ser verificado que na aba “7-Nfe/NFCe” todas as notas referenciadas serão automaticamente importadas com a série, número do documento e chave de acesso, se possuir, como mostra a Figura 19.
Salva-se a nota gerada, clicando em “Salvar” e transmite-se clicando em “Transmitir”.
Após transmitir o sistema envia o e-mail contendo o Danfe e o xml para o cliente e pode-se fazer a impressão do documento.
Dúvidas Frequentes
Em Desenvolvimento.
Versão Documentada
1.0.2105