Monitor CT-e: Configurações e Funcionamento

Objetivo

A implementação tem como finalidade oferecer a todos os clientes do Agrotitan a capacidade de consultar e dar entrada com facilidade e praticidade os documentos CT-e emitidos para a empresa.

O que é o Monitor CT-e?

Rotina desenvolvida no sistema Agrotitan que tem o objetivo de consultar os CT-es (Conhecimentos de Transporte Eletrônicos) emitidos contra o CNPJ/CPF e auxiliar na entrada destes documentos no sistema.

O Monitor CT-e é uma ferramenta que permite às autoridades fiscais e às empresas acompanhar em tempo real a emissão e o trânsito dos CT-es. Tem como objetivo principal, a fiscalização e o controle do transporte de mercadorias, garantindo a regularidade fiscal das operações e combatendo a sonegação de impostos.

Por meio do Monitor CT-e, é possível verificar se os documentos fiscais são emitidos corretamente, se o transporte está ocorrendo de acordo com as informações declaradas e se os impostos devidos são recolhidos adequadamente. 

Além disso, se necessário, o sistema também pode ser utilizado pelas transportadoras e demais envolvidos na cadeia logística para acompanhar o status dos CT-es emitidos, identificar eventuais problemas e tomar medidas corretivas.

Vantagens

  • Esse serviço busca de forma automática os documentos CT-e emitidos contra o estabelecimento. 

  • Centraliza uma série de operações que podem ser realizadas com os documentos, como entradas de Conhecimentos de Transporte no sistema, Serviço em Desacordo, visualização do Status do CT-e, entre outras.

  • Controle e a fiscalização eficientes, agilidade nos processos logísticos, redução de erros e fraudes, transparência nas operações e integração com outros sistemas, contribuindo para a melhoria da gestão do transporte de cargas e o cumprimento das obrigações fiscais.

Informações Importantes

Somente serão salvos CT-e's em que o estabelecimento é o tomador.

Como configurar o Monitor CT-e?

Nesta documentação será explicado sobre como configurar o sistema para que seja utilizado o Monitor CT-e.

Pré-Requisitos

  • Carregar o certificado digital em Viasoft3c » Cadastros » Certificados Digitais. Nessa rotina, deverá ser cadastrado o certificado digital e informado quais as filiais que a utilizam. Além disso, é necessário marcar a opção CT-e Distribuição

Passo a passo

Funcionamento - Configurações de Servidores

1)Acesse o menu Agro3C » Configurações » Configuração » Configuração de Servidores no Módulo Agro.

2) Realize os seguintes passos:

  • Marcar a opção “Integra com Portal Doc”, assim o campo “URL Portal Doc” será habilitado para edição;

  • Preencha com a URL:

  • Clique no botão “Salvar

  • Clique no botão “Testar Comunicação

3) Realize o teste de conexão com o Portal de Documentos da Viasoft.

Funcionamento - Agendador de Tarefas

1) Acesse o menu Agro3C » Configurações » Configuração » Agendador de Tarefas no Módulo Agro:

2) Realize os seguintes passos:

  • Selecione a opção 049-Monitor de Conhecimentos de Transportes no campo “Rotina”

  • Agora configure para disparar o Job conforme o desejado:

  • Clique no botão “Salvar”.

3) Para verificar se o Job está em funcionamento, abra o ServidorXE » Controle » Tarefas Agendadas e verifique se a tarefa está agendada:

Funcionamento - Monitor CT-e

1) Acesse o menu Agro3C » Docs. Eletrônicos » CT-e » Monitor CT-e no Módulo Agro.

2) Apresentação inicial da tela e suas funcionalidades:

3) Ao clicar no botão “Buscar Documentos” abrirá outra tela:

4) Ações do Monitor CT-e:

  • CT-e de Entrada: Para realizar a entrada de documentos CT-e no sistema, é necessário selecionar a ação “CT-e de Entrada” no campo “Ação”. Note que será liberado o campo “Configuração CT-e”, preencha com a configuração de CT-e que deseja utilizar para realizar a entrada no sistema, selecione os documentos e clique no botão “Executar”.

Após isso, realize a validação dos documentos antes de dar a entrada no sistema e gere a importação, realizando o restante do processo de inclusão do documento.

  • Serviço em Desacordo: Para realizar a ação de Serviço em Desacordo no sistema, é necessário selecionar a ação “Serviço em Desacordo” no campo “Ação”, selecionar o documento que deseja manifestar e clicar em “Executar”.

Após isso, basta informar a justificativa ou deixá-la padrão e enviar o evento, clicando no botão “Enviar Evento”.