Tela de Integração de notas Fiscais Patrimoniais
OBJETIVO
Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de integração de bens patrimoniais no módulo patrimônio
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
Esta tela é utilizada para apresentar as notas fiscais que impactam em alterações no módulo patrimônio, tanto para novos bens, quanto para baixas e Transferências.
CONFIGURAÇÃO
A tela será apresentada na abertura do estabelecimento do patrimônio sempre quando houver documentos a serem integrados, mas também pode ser visualizada no menu: Consultas>> Integração de Bens Patrimoniais.
Os documentos apresentados nesta tela, são originados do módulo Fiscal, e somente são listados aqui, quando cumprirem as seguintes especificações:
Bens: Nesta parte da tela, serão apresentadas notas de Entrada candidatas a aquisições de novos bens patrimoniais. Para tal, o módulo Fiscal irá verificar:
Operação Fiscal: A operação Fiscal da nota, precisa ter a opção Aquisição informada em seu cadastro;
o Mercadoria: A mercadoria da nota, precisa possuir em seu cadastro, um grupo de imobilizado, desde que este não seja um grupo de Construção em andamento.
Baixa/Transferência: Nesta parte da tela, serão apresentadas notas de Saída candidatas a baixas ou transferências de bens patrimoniais existentes no estabelecimento. Para tal, o módulo Fiscal irá verificar:
o Operação Fiscal: A operação Fiscal da nota, precisa ter a opção Baixa ou Transferência informada em seu cadastro;
o Mercadoria: A mercadoria da nota, precisa possuir em seu cadastro, um grupo de imobilizado, desde que este não seja um grupo de Construção em andamento.
Tanto a primeira, quanto a segunda tela, receberão documentos que forem incluídos no fiscal, por integração dos sistemas gerenciais, importação de XML ou lançamento manual. Quando a nota for excluída do sistema Fiscal, ela também será excluída desta tela.
Importante: Antes de efetivar a integração de uma nota, certifique-se de que ela está correta, pois, após realizada a integração, não será possível excluir ou reimportar o documento no módulo fiscal.
Funcionalidades da Tela
Tela de Bens:
O usuário deverá sempre confirmar qual operação deseja realizar com os documentos contidos nesta tela.
Incluir: Esta opção, após salvar, irá incluir o documento em um bem patrimonial, com base nas informações contidas nesta tela;
Excluir: Esta opção irá excluir a nota da tela de integração. Deve ser utilizada quando houve equívoco no lançamento do documento no Fiscal, e não se tratar de uma aquisição de imobilizado.
Desmembrar Cadastro do Bem?: Esta opção irá gerar vários registros de uma mesma nota, para que seja possível inserir vários bens a partir de uma mesma nota. No entanto, esta opção somente é possível quando a mercadoria da nota possuir mais 2 unidades, pois o desmembramento será feito unitariamente. Ex: Se a nota possuir 4 unidades, o desmembramento será gerado 4 registros de 1 unidade.
Unificar notas: Esta opção possibilitará unificar 2 ou mais notas, para gerar um único bem. Para isso, será necessário marcar todas as as notas que se deseja unificar, e posteriormente, acionar o botão Unificar Notas. Com isso, será aberto um cadastro para que o usuário possa registrar os dados do bem unificado. As informações que serão carregadas são do documento que possuir o menor código de bem da seleção, podendo, obviamente, ser alterados conforme a necessidade. Todas as notas selecionadas serão vinculadas a este bem.
Importante: As quatro opções são excludentes, ou seja, somente uma delas pode ser selecionada por nota. Além disso, após salvar ou executar com as opções selecionadas, os documentos serão removidos da tela de integração.
Os campos contidos nesta tela terão registradas as informações contidas na nota fiscal gerada pelo Módulo Fiscal, sendo que todos os campos podem ser editados pelo usuário, ou seja, será carregado para o bem resultante, a última informação que estiver registrada no campo. Algumas considerações sobre alguns campos:
Valor Unitário NF/Valor Aquisição NF: Estes valores são preenchidos respectivamente, pelo valor unitário da mercadoria da nota, e pelo valor contábil da Nota;
ICMS/PIS/COFINS/IPI/DIFAL/ICMS-ST: Serão preenchidos automaticamente pelos seus respectivos campos contidos na nota fiscal, podendo também ser preenchidos manualmente. O campo ICMS-ST será preenchido preferencialmente pelo valor contido no campo Imposto ST. Na falta deste, será considerado o campo Valor ICMS Retido.
Vlr Aquisição: Será preenchido pelo resultado da operação: (Vlr Aquisição NF - (ICMS + IPI+PIS+COFINS+DIFAL+ICMS-ST)). Além disso, o campo deverá será atualizado sempre que o usuário alterar um dos campos mencionados na tela de integração.
Vlr Unitário : Será preenchido pelo resultado da operação:((Vlr Aquisição NF - (ICMS + IPI+PIS+COFINS+DIFAL+ICMS-ST))/Quantidade). Além disso, o campo deverá será atualizado sempre que o usuário alterar um dos campos mencionados na tela de integração.
Cód Bem/Cód Item: Sempre serão preenchidos por códigos disponíveis no cadastro. O primeiro registro da tabela (o mais antigo, em ordem de data de aquisição) será preenchido pelo último código de Registro mais um, e os demais, pelo código anterior somado a 1. No entanto o usuário poderá alterar, bem como o código do Sub-Item, se assim desejar. Importante tomar cuidado, para que o código informado já não esteja sendo utilizado por um bem. Neste caso, o sistema irá retornar erro de duplicidade.
Tela de Baixa/Transferência:
O usuário deverá sempre confirmar qual operação deseja realizar com os documentos contidos nesta tela.
Incluir: Esta opção, após salvar, irá incluir uma baixa/transferência, com base nas informações contidas nesta tela;
Excluir: Esta opção irá excluir a nota da tela de integração. Deve ser utilizada quando houve equívoco no lançamento do documento no Fiscal, e não se tratar de uma baixa/transferência de imobilizado.
Nesta tela, é extremamente importante que o usuário informe qual o bem está sendo baixado/transferido, além do motivo da operação que está sendo executada.
Em caso de transferência, ainda, é necessário informar o estabelecimento de destino, e os dados do novo bem neste novo estabelecimento. Já para baixas, é necessário informar se a baixa é total ou parcial, e, em caso de ser parcial, informar o valor da baixa do bem. Os campos de bem destino e seguintes ficarão desabilitados, pois somente são utilizados para transferência.
Após salvar as alterações, o módulo Patrimônio fará a inclusão da baixa/Transferência do bem que foi selecionado, na mesma data da nota, e executará todos os procedimentos necessários para o processo, da mesma forma que se fosse executado pela rotina dentro do módulo patrimônio.
Importante: O sistema não realiza o procedimento se todos os campos mencionados não estiverem preenchidos corretamente.