Complemento de DIFAL no ICMS

Complemento de DIFAL no ICMS

Descrição

A funcionalidade de complemento de DIFAL no ICMS permite calcular e registrar o valor adicional do Diferencial de Alíquota (DIFAL) do ICMS quando há diferença entre o valor originalmente destacado e o valor correto a ser recolhido.

Essa funcionalidade é utilizada em casos como:

  • Reprocessamento ou retificação de notas fiscais interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte;

  • Reapuração de alíquotas internas ou interestaduais que geram um novo valor de DIFAL;

  • Necessidade de ajuste para correta escrituração fiscal e recolhimento do ICMS devido ao estado de destino.

Objetivo: garantir o cumprimento da legislação tributária, recolhendo corretamente o ICMS correspondente à diferença entre a alíquota interna do estado de destino e a interestadual do remetente, conforme previsto na EC 87/2015.

Essa operação normalmente gera um documento complementar (nota fiscal ou lançamento contábil) para fins de registro e recolhimento do valor faltante.


Índice


Pré-requisitos

  • Acesso à manutenção de notas fiscais no estabelecimento em que a operação será realizada;

  • Acesso à configuração de notas fiscais;


Passo a passo

Para realizar o processo de complemento de DIFAL para o imposto de ICMS, será necessário realizar a manutenção de nota fiscal com uma configuração de nota que esteja classificada como nota complementar.

Para classificação de configuração de nota, como nota complementar, é necessário na aba 10 nos parâmetros “Finalidade da NFe/NFC-e/NF3e” e “Finalidade da NF-e/NFC-e” marcar a opção "2 - NF-e complementar/2 - NF3-e Substituição” para ambos os parâmetros.

Tendo isso parametrizado será possível dar início à emissão da nota fiscal de complemento de DIFAL no imposto ICMS utilizando a configuração anteriormente ajustada, na rotina Agro3C » Notas » Manutenção a opção “2 - NF-e Complementar” deverá ser exibida para utilização e leitura de notas anteriormente emitidas para complemento. Para visualização, segue imagem abaixo:

image-20250206-181725.png

Clicando na mesma, a tela de complemento das informações de nota de origem será exibida. Na box “Tipo Complemento” será necessário marcar a opção “Imposto” para executar a busca de documentos de origem anteriormente emitidos, sendo possível filtrar por diferentes informações ainda na mesma tela com a finalidade de encontrar o documento desejado.

Quando encontrada a nota em questão que se deseja realizar o complemento, será necessário marcar a checkbox “Marcar” no imposto de ICMS para que o sistema realize a leitura das informações que serão informadas.

Para realizar o complemento do DIFAL, a coluna “Base DIFAL” deve ser preenchida em relação ao valor da base de ICMS da nota de origem que se deseja complementar. Após, os campos “Alíq. DIFAL Dest.” e “Alíq. DIFAL Inter.” também devem ser informados, para que o cálculo de alíquota interestadual seja realizado e formado no XML da nota de complemento. Então por fim, o campo “DIFAL Vlr Uf Dest.” deve ser preenchido com base no cálculo entre a base DIFAL informada e a porcentagem de subtração da Alíq. DIFAL Dest. - Alíq DIFAL Inter.


Cálculo para preenchimento das informações no grid de complemento do ICMS

Um exemplo de situação de complemento seria:

Base DIFAL

Alíq. DIFAL Dest.

Alíq. DIFAL Inter.

DIFAL Vlr Uf Dest

Base DIFAL

Alíq. DIFAL Dest.

Alíq. DIFAL Inter.

DIFAL Vlr Uf Dest

5000

17

12

250

Nesse caso, o cálculo realizado foi:

Base DIFAL x (Alíq DIFAL Dest. - Alíq. DIFAL Inter.) = DIFAL Vlr Uf Dest.

5000 x (17 - 12) = DIFAL Vlr Uf Dest.

5000 x 5% = DIFAL Vlr Uf Dest.

5000 x 0,05 = 250 (DIFAL Vlr Uf Dest.)

 

Para exemplificar a situação sendo exibida no sistema, segue imagem abaixo:

image-20250206-181121.png

Após preencher os devidos campos com os respectivos valores desejados, somente será necessário salvar e enviar a nota complementar.


Versão da funcionalidade

Versão do Sistema com a Melhoria

Versão da Documentação

Versão do Sistema com a Melhoria

Versão da Documentação

4.0.2409.1010

1.0