Aut. Cml. - Novo Licenciamento
Descrição
Este manual descreve como configurar o serviço do novo licenciamento, o qual possibilitará que o licenciamento seja validado remotamente e com isso, o Reset que hoje é realizado pelo suporte possa ser descontinuado.
Índice
Pré-Requisitos
Importante: Antes de dar início ao processo, verifique se o cliente usa o sistema do Fisco (pode ser verificado diretamente com cliente ou no Viassel) e qual a versão que ele está utilizando. Para clientes que usam o Fisco, o módulo Fiscal deve estar em versão igual ou superior a 2406, e caso não esteja, orientar o cliente a contatar o suporte técnico do Fisco para atualizar.
Abaixo um print de como aparece uma versão compatível com o atualizador no Fisco.
Passo a passo
Liberar porta 1503 de entrada de Firewall do servidor
É necessário primeiramente liberar a porta de comunicação do licenciamento no servidor.Para configurar o Firewall do Windows, acesse o Menu Iniciar >> Executar e digite o comando wf.msc, ou pesquise diretamente por firewall no Painel de Controle. No lado esquerdo selecione a opção “Regra de Entrada” e no lado direito “Nova Regra”. Na janela que abrir selecione a opção “Porta” e clique em “Avançar”.
Clique para pré-visualizar as imagens
1.2 Selecione como regra o protocolo “TCP” e no campo “Portas Locais Específicas” informe a porta 1503.1.3 Na janela seguinte selecione a opção “Permitir a Conexão” e clique em avançar.
1.4 Aqui basta avançar, deixando todas as caixas de seleção marcadas.
1.5 Nomeie a regra de porta como “Licenciamento” e clique em Concluir.
1.6 Se alguma estação apresentar o erro abaixo:
1.7 Verifique se o endereço IP do servidor com a porta está acessível a partir dela pelo navegador de internet. Caso esteja acessível irá aparecer um conteúdo JSON semelhante ao print abaixo. Caso dê erro de página não encontrada, o cliente deverá contatar o TI para liberar o firewall externo, caso a empresa possua.
Instalação do Conversor de Licença manualmente
Antes de executar o atualizador do Automação Comercial, é necessário executar o Conversor de Licenciamento do link abaixo. Até a presente data (21/03) este conversor ainda não está disponível para execução junto com o atualizador do sistema, motivo pelo qual ele precisa ser executado manualmente antes de rodar o atualizador do AC. Para a instalação basta avançar telas, selecionando o diretório onde está a instalação do AC.Link para Download: Instalador do conversor de licenciamento
Arquivo Start.ini
Para garantir o correto funcionamento do sistema, será necessário configurar o arquivo
Start.ini
, especificando a porta utilizada pelo Firebird. O arquivo deve seguir o seguinte formato:[PLCROCK_9074]
User=521501211901721821921721821921721821921721821620780191611811921
721821921721821921721821921720230
Password=3103501702703701702703701702703701702703701709701402503701
70270370170270370170270370170270370830
CharSet=ISO8859_1
Database=127.0.0.1:D:\bases\firebird\PLCROCK_9074.fdb
port=3050
Observação: Certifique-se de que a porta
3050
está aberta e acessível na rede para evitar problemas de conexão com o banco de dados.Edição do arquivo de configuração do Serviço de Licenciamento
É necessário copiar o TenantID obtido no Viassel para o arquivo de Configuração do novo Licenciamento. Para isto, basta acessar a pasta Viasoft/Server/Licenciamento e abrir com o bloco de notas o arquivo de nome LicenseServerSettings.json
Após carregar o arquivo, informe o TenantID obtido no Viassel conforme print abaixo:Configuração no sistema Viasoft2c.exe
No programaViasoft2c.exe
, será necessário incluir as novas configurações no seguinte caminho:Licenciamento → Configurar Licenciamento
Os dados dos campos CNPJ de Registro e Tenantid podem ser obtidos no Viassel. Caso seja um consultor que esteja fazendo a instalação e ele não tenha acesso ao Viassel, o mesmo pode solicitar o número do TenantID junto ao depto. Financeiro da Viasoft.
Na URL do Servidor precisa ser informado apenas o IP do servidor onde está instalado o Automação Comercial do cliente. Não funcionará a utilização do IP localhost, apenas o IP local do cliente.
A porta de configuração padrão é a 1503.
Após clicar no botão de Gravar, acesse o menu Licenciamento >> Sincronizar Licenciamento.
Para verificar se a configuração foi concluída com êxito, acesse o menu Ajuda >> Sobre e selecione a opção Exibir detalhes do Licenciamento. Se a atualização for bem sucedida será apresentado na tela os dados de autorização semelhante ao print abaixo:
Não é necessário realizar as configurações mencionadas neste tópico em todas as estações, apenas no servidor. Nas estações será necessário apenas atualizar os executáveis.Regras de Funcionamento do Licenciamento
O novo sistema de licenciamento segue as seguintes regras:Verificação periódica da licença: O sistema realizará uma consulta automática ao servidor de licenciamento a cada 60 segundos para validar a autenticidade da licença, somente em caso de inatividade pelo usuário.
Tempo de sessão: Sempre que um usuário fizer login, o sistema registrará a sessão e manterá o acesso ativo por um período de 2 a 5 minutos antes de exigir uma nova verificação.
Considerações Finais
- Certifique-se de que todas as configurações estejam devidamente aplicadas antes de iniciar o uso do sistema.
- Verifique com o cliente se possui instalação do tipo Local nas estações. Em caso afirmativo, é necessário que todas as estações também tenham os executáveis atualizados.
- Para suporte técnico, entre em contato com a equipe responsável.
- Manter as configurações de rede e firewall atualizadas é essencial para o funcionamento correto do licenciamento.
Erros Comuns
Caso estação ou servidor não se comuniquem com servidor de licenciamento após toda a configuração, abra o navegador de internet e tente carregar o endereço servidor:1503/status, sendo servidor o número do endereço IP do servidor. Caso não carregue página semelhante a demonstrada no print do Tópico 1.7 deste manual, significa que existe um bloqueio externo de firewall. Neste caso, orientar o cliente a contatar TI para abrir a porta do Firewall. Outra possibilidade é que não tenha sido configurado o TenantID no arquivo de configuração mencionado no Tópico 4.
Caso usuário tente abrir algum módulo e o sistema apresente mensagem de licença invalida, acesse os serviços do Windows, pressionando no teclado o botão Windows + R e digite services.msc. Localize o Viasoft Server License v003, clique com o botão direito nele e selecione a opção Reiniciar.
Em seguida, acesse o Viasoft2C e selecione a opção de Sincronizar Licenciamento
Se mesmo verificando toda configuração persistir algum erro, é possível consultar o log do servidor de licença localizado dentro da pasta \\Viasoft\Server\Licenciamento\Log. No exemplo abaixo temos o print de um log onde é possível observar que não foi localizado o TenantID, ou seja, que não foi configurado o arquivo de configuração do licenciamento.