Cadastro de SAT.

OBJETIVO

 

Essa documentação tem por objetivo disponibilizar ao usuário, as instruções e orientações quanto a configuração para as emissões de SATs.

 

Afinal, o que é o SAT?: O SAT fiscal é o sistema que possibilita a emissão de cupom fiscal eletrônico, além de armazenar este documento de uma forma totalmente digital, registrando todas as informações referentes a negócios que envolvem mercadorias. O SAT possui validade jurídica garantida pela assinatura de um certificado digital.

 

Fonte: SAT fiscal: entenda como funciona e esclareça suas dúvidas!

 

 

ACESSOS E ATALHOS

 

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Cadastros Gerais >> Cadastro de SAT:

 

 

CONFIGURAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ROTINA

O SAT gera e autêntica os CF-e-SAT (Cupons Fiscais Eletrônicos) e os transmite automática e periodicamente à Secretaria da Fazenda o SEFAZ.

 

Algumas informações importantes quanto a utilização do SAT

 

➔ Primeiros Passos:

 

◦ A empresa deverá possuir um aparelho SAT instalado e autorizado pela SEFAZ.

 

◦ Deverá ter os drivers e dll’s necessárias para a comunicação com o aparelho.

 

◦ Deverá possuir o certificado digital do equipamento SAT, este se difere do e-CNPJ da empresa e cada SAT tem um certificado próprio.

 

◦ A empresa deverá possuir o módulo PS-PDV.

 

◦ Deverá possuir o código de ativação do SAT. O mesmo será utilizado como senha para acessar o SAT.

 

CADASTRO DE SAT

 

Para realizar o cadastro da configuração/aparelho do SAT o usuário deverá acessar a rotina Cadastros Gerais >> Cadastro de SAT e nesta utilizar o botão Incluir para iniciar a inclusão do cadastro:

 

 

Ao selecionar a opção será exibida a tela de inclusão:

 

 

Nesta primeiramente, o usuário deverá informar o modelo do SAT no campo “Modelo/Descrição” e em seguida as especificações do aparelho e configurações do SAT nas abas adicionais:

 

DADOS CADASTRAIS

 

 

  • Ambiente: Campo onde o usuário devera informar o ambiente que será utilizado nas emissões do SAT:

 

◦ 1 – Produção: É o ambiente utilizados para as emissões documentos com valor fiscal, ou seja, são documentos válidos e reconhecidos fiscal e juridicamente.

 

◦ 2 – Homologação: É o ambiente utilizado para testes, onde podem ser emitidos os documentos fiscais eletrônicos, sem nenhuma validade fiscal ou jurídica.

 

  • Diretório DLL SAT no PDV: Campo onde deverá ser informado o diretório do driver do SAT. O mesmo pode ser encontrado na pasta de instalação do aparelho.

 

  • Código de Ativação: Campo onde dever ser informado o código de ativação do aparelho. Em alguns casos pode ser encontrado no próprio aparelho.

 

  • CNPJ sofware house: Campo onde deve ser informado o CNPJ da empresa desenvolvedora do sistema de automação comercial. Neste caso, o CNPJ da Viasoft.

 

  • Assinatura sofware house: Campo onde deverá ser informada a assinatura da software house. O mesmo é fornecido pela empresa desenvolvedora de software, neste caso, a Viasoft.

 

  • Versão do SAT: Campo onde deverá informada a versão que será enviada no XML do SAT.

 

  • Número de Série: Campo onde deverá ser informado o número de série do SAT.

 

CONFIGURAÇÕES DE REDE

 

 

  • Tipo LAN: Campo onde o usuário deverá sinalizar o tipo de LAN do SAT.

 

Caso selecionada a opção 2 -IP Fixo serão habilitados novos campos para configuração que se referem aos dados do IP do aparelho, Máscara de rede, gateway e DNSs:

 

 

Vale ressaltar, que cada PDV deverá ter o seu próprio aparelho SAT.

 

CONFIGURAÇÃO E VÍNCULO NO PDV

 

Após realizar o cadastro do aparelho SAT no retaguarda, o usuário deverá realizar as configurações e o vínculo do mesmo ao PDV que será utilizado.

 

Para isto, o usuário deverá acessar a rotina Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Conf PDV >> Cadastro PDV:

 

 

Nesta após localizar o PDV em questão, deverá realizar as seguintes configurações:

 

ABA CONFIGS. GERAIS

 

 

Nesta aba, o usuário deverá no campo “Documento de Emissão” selecionar a opção SAT.

 

 

ABA CONFIGS. SAT

 

 

Nesta aba, o usuário realizará o vínculo do aparelho SAT ao PDV em questão. Para isto, bastará informar o aparelho cadastrado conforme o item 3.1 – Cadastro de SAT no campo “Código do aparelho SAT:

 

 

Realizadas as alterações descritas acima, basta salvar o registro para concluir a configuração de emissão e vinculo do SAT.

 

Feitas essas configurações, o PDV estará pronto para o uso do SAT!

 

Algumas informações relevantes quanto a emissão do SAT

 

  • Sobre o Fechamento do Cupom:

 

Após informar os dados da venda e finalizar o cupom, será enviado o XML gerado para o aparelho SAT, onde o mesmo realizará as validações e retornar se o CF-e foi autorizado. Em caso de problemas as mensagens serão apresentadas em tela.

 

• Sobre o cancelamento:

 

O prazo de cancelamento dos documentos emitidos é de 30 minutos. Após esse prazo ser excedido o SAT retornará um erro informando que não existem documentos para cancelar!

 

Como Proceder para Cancelar um CF-e SAT Após o Prazo de 30 Minutos?: O cancelamento do cupom CF-e SAT, só pode ser realizado num prazo máximo de até 30 minutos, contados a partir da sua emissão.

 

O cancelamento extemporâneo não é permitido no estado de São Paulo, contudo o mesmo permite que seja realizado estorno da operação de venda por meio de uma Devolução, e para tal, há a necessidade da emissão de uma NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), que faça referência a operação de venda realizada por meio do SAT CF-e.

 

Fonte: Como Proceder para Cancelar um CF-e SAT Após o Prazo de 30 Minutos?

 

Em caso de sucesso no cancelamento, será impresso o extrato de cancelamento na sequência do processo!

 

• Sobre o funcionamento do Aparelho x Internet:

 

Tendo em vista que o SAT não necessita de internet para funcionar, consequentemente não existe emissão em contingência. Sendo assim, o SAT tem o prazo de 10 dias para a emissão do cupom contados desde o dia que foi gerado.

 

Caso ultrapasse os 10 duas, o estabelecimento terá em mão cópias de seguranças gera- das no SAT, desta forma o estabelecimento poderá pegar essas cópias, compactá-las e fazer um uplod diretamente no site da SEFAZ.

 

Caso ocorra queda de energia poderá ser utilizada a nota fiscal em papel de venda ao consumidor.

 

Lembrando que esses cupons deverão estar no Transmissor de Dados para Registro

Eletrônico (TD-REDF)

 

E desta forma, concluímos os processos da configuração do SAT!

 

 RESULTADOS ESPERADOS

 

A realização das configurações para emissão do SAT, para posterior utilização dos seus recursos no sistema.

 

 VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2102.1002.