SE-RAS-001 - Configuração rastreabilidade de sementes
1. Objetivo
Este documento tem por objetivo auxiliar e orientar a parametrização do módulo de rastreabilidade de sementes, a fim de auxiliar os clientes, consultores e colaboradores Viasoft.
2. Descrição da rotina
O módulo tem por objetivo apresentar informações dos lotes de sementes, desde informações de campos na qual foram cultivados os produtos, romaneios, análises laboratoriais, e documentações, como boletins de análise de sementes, termos de conformidade, certificados de sementes e termos aditivos.
2.1. Configurações Gerais
Informações que devem ser solicitadas para o cliente para parametrização:
Solicitar ao cliente o IP externo de acesso ao servidor Agro XE;
Solicitar ao cliente a porta de acesso liberada no firewall para acesso ao servidor Agro XE;
Liberação do módulo rastreabilidade de sementes, consultor da ficha financeira do cliente;
Conhecimento requisitado e privilégio de acesso para realizar configurações:
Conhecimento de configuração do servidor Agro XE;
Acesso configurações gerais do módulo sementes (menu configurações » configurações » configurações gerais – sementes » guia rastreabilidade de sementes;
Acesso ao portal de configuração de rastreabilidade de semente: http://rastreabilidade.agrotitan.com.br:8080/
Código do cliente no Viasell (ID);
Definição do prefixo junto ao cliente, deverá ser no máximo sete caracteres, todos deverão ser letras, sem caracteres especiais ou número, por exemplo, abreviar o nome do cliente, como VIA, referenciado a Viasoft. Importante: não deverá ser alterado após geração de etiquetas com o QRcode, pois o prefixo fará referência no link, que direcionará para o site, exemplo do link gerado: http://rastreabilidade.agrotitan.com.br/resumo/VIA-Q778U899X9
Inicialmente o usuário deverá realizar a configuração da rastreabilidade, informando o prefixo, e o link da rastreabilidade (o padrão é : http://rastreabilidade.agrotitan.com.br/resumo). Também poderá ser definido o logo da empresa, que será exibido na página de rastreabilidade, e o link do site da empresa, permitindo o acesso ao site ao clicar no logo:
Posteriormente deverá ser realizado a liberação do IP e porta para conexão da aplicação da rastreabilidade com ao servidor Agro XE, isso cabe o cliente. Após a liberação, e redirecionamento do acesso ao servidor Agro XE, deverá ser configurado os IP e porta no portal de configuração da rastreabilidade, isso possibilitará que a aplicação na nuvem consulte os dados no banco do cliente:
Para uso Interno
Referente a imagem acima o campo código do cliente no Viasell (ID), deverá ser o mesmo código que está registrado no Viasell. Após essa confirmação deverá se efetuado a consulta de liberação do módulo Rastreabilidade Sementes.
O campo cliente (prefixo), deverá ser o mesmo defino na configuração de rastreabilidade.
O campo URL deverá ser por padrão: http://IPEXTERNO DO CLIENTE:PORTA REST DO SERVIDOR AGRO XE/viasoftserver/rest/TDmSyncRastreabilidadeSementes/
Exemplo: http://brma.viasoft.com.br:1520/viasoftserver/rest/TDmSyncRastreabilidadeSementes/
O campo nome do cliente será somente uma descrição referenciando o cliente.
2.2. Geração etiqueta
Na geração da etiqueta, o usuário poderá definir layout e a posição dos campos referente às informações do item, do lote sementes e do QrCode que contemplará o link para visualização das informações do lote de semente, além das informações de dimensões das etiquetas, a informação mais importante para a geração do QrCode, direcionando para o site de rastreabilidade de sementes, e a opção imprimir dados do lote de sementes estar desmarcada, assim o sistema vai considerar os dados configurados nas configurações do módulo sementes para gerar o link:
Módulo Sementes » Menu cadastros gerais » layout’s » cod. Barras/etiquetas de produtos
Além do QrCode, tamanho e posição do mesmo, também é possível configurar o tamanho e posição das informações do produto, e na guia 2 – dados do produto, o usuário poderá parametrizar as informações que serão exibidas na etiqueta.
2.3. Impressão Etiqueta
A impressão da etiqueta para sementes, é realizada pela tela de impressão de etiqueta para sementes, Menu cadastros gerais » layout’s » impressão de etiqueta para sementes, essa tela além de possibilitar a impressão e visualização prévia da etiqueta, gera o HASH do lote, esse campo fica gravado na tabela LOTESEM, como com nome de HASH. Essa informação é essencial para o funcionamento da rastreabilidade, pois a aplicação de rastreabilidade de sementes gera um link de acesso para cada lote, apresentando as informações a partir do HASH, ou seja, cada HASH é único por lote de sementes, e é gerado quando é impresso ou visualizado a etiqueta do lote pela primeira vez, mantendo-se posteriormente, mesmo que ocorra impressão de mais etiquetas para o lote.
2.4. Configuração de Visualização
Ainda relacionado às configurações de rastreabilidade de sementes, é possível definir as informações que ficaram visíveis na página da aplicação, no menu configurações » configurações » configurações gerais – sementes » guia config. Visualização, pode ser definido as opções que serão apresentadas:
No portal de configuração da rastreabilidade é possível visualizar quais opções estão habilitadas para visualização:
3.5. Visualização da Rastreabilidade
Segue o link da visualização das informações que são apresentadas a partir das configurações mencionadas anteriormente:
http://rastreabilidade.agrotitan.com.br/resumo/VIA-Q778U899X9
Segue a imagem do QrCode referente a rastreabilidade:
3. Documentos relacionados
N/R
4. Histórico de Revisão
Nº | Descrição | Data | Responsável | Revisor |