Como realizar o cadastro de Gerar Arquivo SIMP dentro do módulo PSGerencial no Petroshow?

OBJETIVO

 

O arquivo SIMP – SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS, tem como objetivo atender a Resolução ANP nº 17, de 31.08.2004 e visa monitorar dados de produção e movimentação de produtos regulados pela ANP. Estão obrigados a enviar à ANP mensalmente Produtores, Refinadores, Distribuidoras, TRRs, Revendedores e outros agentes que sejam responsáveis por atividades de importação, exportação, produção, processamento, movimentação, transporte e transferência, armazenamento e distribuição de petróleo, derivados e outros produtos regulados.

 

Para gerar esse arquivo dentro do sistema Petroshow Gerencial, é necessário realizar algumas configurações descritas abaixo.

 

CONFIGURAÇÕES INICIAIS

 

As configurações iniciais, são necessárias apenas na implantação do software, não necessitando serem realizadas mensalmente, salvo quando houver alterações dos dados.

 

ACESSOS E ATALHOS

 

Acessar o menu Cadastros Específicos >> Estabelecimento >> Configuração >> Aba dados cadastrais

 

Preencher os campos Cód. de instalação SIMP e Cód. Agente Regulado, conforme demonstrado na imagem a seguir:

 

 

 CADASTRO DE PESSOAS

 

No cadastro de pessoas, precisamos informar o código de instalação SIMP, correspondente a ela na ANP. Para isso, acesse o menu Cadastros Gerais >> Pessoas >> Dados Complementares >> Aba Dados da Empresa.

 

 

 

CADASTRO DO ITEM  

 

No cadastro de itens, temos as configurações mais importantes para que o arquivo SIMP seja gerado corretamente.

 

Acesse o menu Estoque >> Item (Mercadorias e Serviços) >> Item

 Na aba Dados Cadastrais, preencha os campos Categoria NF-e, como Combustíveis e o campo Cód. conforme ANP, de acordo com o código fornecido pela ANP.

 

Você pode encontrar a lista de códigos em:

 

  https://simp.anp.gov.br/tabela-codigos.asp

 

 

Na aba Configurações Fiscais, marque a opção Gera Simp? Como “SIM”. Se o item possuir fator de conversão, informe no campo ao lado.

CONFIGURAÇÃO DE NOTA

 

As configurações de notas utilizadas para movimentar o SIMP, normalmente, devem movimentar estoque, você pode conferir se movimenta e a ação a executar em Notas Fiscais >> Configuração de notas >> Cadastrar

 

 

Agora, precisamos relacionar essa configuração de nota utilizada para emissão de notas, com a operação da ANP. Para isso acesse o menu Notas Fiscais >> Configuração de Notas >> Configuração de Nota – SIMP

 

 

 

Inclua um novo registro, informe TODAS as configurações de nota de entrada e saída que serão utilizadas e, nos campos abaixo, as operações correspondentes para agente regulado e não regulado.

 

 

COMO CONFERIR E GERAR ARQUIVO SIMP

 

OBJETIVO

 

O arquivo SIMP, conforme determina o 2º art. da resolução Nº 729, de 11.5.2018, deve ser enviado até o dia quinze do mês subsequente, com os dados apurados no mês vencido, por meio do aplicativo do Sistema de Informações de Movimentação de Produtos - I-SIMP disponível no sítio da ANP (www.anp.gov.br/simp).

 

O sistema Petroshow segue as orientações contidas no regulamento técnico do SIMP, se você ainda não seguiu os passos de configurações necessárias para a correta geração do arquivo, acesse o link

 https://viasoft.movidesk.com/kb/pt-br/article/73249/como-configurar-para-gerar-o-arquivo-simp?preview=true&revisionId=192145  

antes de continuar.

 

CONFERÊNCIA DE ESTOQUE

 

A seguir veremos alguns passos importantes para serem realizados antes de gerar o arquivo SIMP, garantindo assim a integridade das informações geradas e evitando o retrabalho.

 

RECÁLCULO DE ESTOQUE

 

O primeiro passo, consiste no recálculo de estoque do mês anterior até a data atual, para que se ajustem os saldos, caso tenha ocorrido alguma alteração dos dados durante o período.

 

Acesse o menu Processos >> Custos >> Recalcular Estoque >> Recalcular

 

 

 Informe a data inicial do mês anterior e a data final (dia de hoje), informe os itens ou grupos de mercadorias que geram SIMP e clique em executar

 

 

RELATÓRIO DE FICHA DE ESTOQUE

 

O relatório de ficha de estoque é de grande importância para comparação com os saldos do SIMP pois, obrigatoriamente, devem estar iguais.

 

 Acesse o menu Relatórios >> Fichas de estoque

 

 

Informe o(s) estabelecimento(s) que irá(ão) considerar no momento de gerar o arquivo.

 

 

Informe o período do mês que será gerado o arquivo.

 

 

Informe o(s) item(ns) ou o(s) grupo(s)

 

 

Informe o modelo e a ordem do relatório, sugerimos utilizar o Ficha de Estoque e código do item respectivamente.

 

 

Marque a opção Imprimir Notas Fiscais.

 

 

Emissão do relatório

 

 

Dados do relatório

 

 

Temos um saldo final para o item 1 de 200.869,2062 litros e para o item 17 de 74.696,2471 litros, agora iremos para os relatórios do SIMP, realizar o comparativo.

 

RELATÓRIOS SIMP

 

Todos os relatórios de movimentação do SIMP, encontram-se no menu Processos >> Gerar arquivos fiscais >> Gerar arquivo SIMP

 

 

Informe o estabelecimento, período da apuração

 

 

Os relatórios encontram-se na lateral do ícone amarelo

 

 

RELATÓRIO MOVIMENTAÇÃO TOTAL

 

O relatório de movimentação total apresenta as informações detalhadas das operações por notas fiscais, como quantidade, código e número da nota e a data da operação. Apresenta, também, os totais das operações.

 

 

RELATÓRIOS TOTAIS POR INSTALAÇÃO

 

O relatório totais por instalação traz os totalizadores por instalação, para os casos em que o SIMP seja gerado na forma consolidada (um agente com mais de uma instalação).

 

 

RELATÓRIO TOTAIS GERAIS  

 

O relatório totais gerais também traz os totalizadores das operações, assim como o de instalação, porém aqui o formato é consolidado com os saldos de todas as instalações. Para fins de comparação com o relatório Ficha de Estoque, é o mais indicado para utilização.

 

 

Os valores após a virgula apresentados na ficha de estoque, não são considerados para gerar o arquivo SIMP, pois a ANP no anexo 4, item 4.3 da RESOLUÇÃO Nº 729, DE 11.5.2018, diz que: No arquivo eletrônico, os campos deverão ser preenchidos de acordo com a Tabela 2, sem sinal algébrico, não compactados, dispostos da direita para a esquerda, suprimidas vírgulas e pontos decimais, com as posições não significativas preenchidas com zeros.

 

RELATÓRIO CONFIGS. ENVIADAS

 

O relatório de configurações enviadas, apresenta as configurações de notas ativas e inativas.

 

 

RELATÓRIO ITENS SIMP  

 

O relatório itens do SIMP, apresenta os itens que estão sendo enviados ao SIMP.

 

 

RELATÓRIO X FATOR CONVERSÃO

 

O relatório de produtos x fator de conversão demonstra os valores de entrada e saída, aplicando-se o fator de conversão, para auxiliar na conferência das quantidades.

 

 

RELATÓRIO COMPARAR PRÓXIMO MÊS  

 

O relatório comparar próximo mês, serve para realizar um comparativo do saldo final de estoque enviado para o SIMP, com o inicial do próximo mês, para que o usuário consiga identificar alguma diferença que possa ocorrer no mês seguinte, evitando rejeição do arquivo.

 

 

GERAR ARQUIVO

 

Após realizar todas as conferências acima citadas, o arquivo está pronto para ser gerado.

 

No mesmo menu Processos >> Gerar arquivos fiscais >> Gerar arquivo SIMP, informe o estabelecimento(s), período e local para gravar o arquivo e clique em executar.

 

 

Agora basta utilizar o aplicativo I-SIMP para as validações e envio à ANP, após isso acessar o portal

 http://app.anp.gov.br/isimp/Go?destino=login  para acompanhar o processo e verificar o protocolo de aceite ou se houve alguma rejeição.

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2108.1001.