Integração Fiscal Online 3.0

Descrição

A Integração Fiscal Online 3.0 foi desenvolvida para possibilitar a sincronização das informações de maneira mais ágil entre os sistemas Agro e Fiscal, possibilitando uma conferência e acompanhamento mais assertivo das apurações de impostos e demais informações que são compartilhadas entre os sistemas por meio da integração.

Este novo modelo de integração permite utiliza filas de integração que são alimentadas automaticamente ao realizar a inclusão/edição/exclusão de Cadastros - Fila 1 (Unidades de Medida, Grupo de Mercadorias, Mercadorias, Pessoas, Séries e Tipos de Crédito SPED) e de Documentos Fiscais - Fila 2 (Notas Fiscais - Entrada, Saída, Serviços e Frota, CTe, CTRC, Mapa Resumo e Inutilizações de Séries).
Para demais Documentos Periódicos - Fila 3 (Inventário, Controle de Estoque e Produção (Bloco K), Processos Judiciais e Administrativos, Movimentações de Cartão de Crédito, Bombas de Combustíveis, Movimentação de Tanques e Memorando), a inclusão na fila de integração deverá ser realizada manualmente.
O envio para o Fiscal dos registros contidos nas filas de integração poderá ser disparado manualmente na tela do Monitor de Exportação Fiscal ou automaticamente pelo Job de integração, conforme intervalo de acionamento previamente definido no Agendador de Tarefas.


Índice


Estrutura

Estrutura de Integração Fiscal Online 3.0

A troca de informações no Fiscal Online 3.0 ocorre por meio da geração de arquivos do tipo .json, que são enviados à um serviço de Mensageria (ActiveMQ), de onde serão processados pelo Serviço de Integração do Fiscal, desenvolvido em Java, e inseridos por ele na base do Fiscal.

O envio dos .jsons para a Mensageria(ActiveMQ) poderá ser realizado utilizando como servidor de integração o ServerAgroXE, um serviço Apache único () ou utilizando um Balanceador de Carga que fará a distribuição do volume de dados entre dois ou mais serviços do Apache ().


Passo a passo

Configurações Gerais

A migração para a Integração Fiscal Online 3.0 somente poderá ser realizada após alinhamento com a unidade Fisco-Contábil, pois será necessário realizar a preparação da base do Fiscal para o novo formato de integração.


No Módulo ExpImp3C, deverão ser realizadas as configurações gerais da integração. No menu Configurações » Configuração » Configurações CTB/FISCAL » aba Conf. Exportação Fiscal, estão localizadas as configurações que definem o tipo e os parâmetros da integração fiscal utilizada pelo estabelecimento:

  • Tipo de Integração com o Fiscal: Neste parâmetro, será definida a versão da integração fiscal utilizada, sendo elas:

    • 0 - Integração 1.0 (Manual): Integração via txt, padrão para a integração fiscal;

    • 1 - Integração 2.0 (Automatizado): Integração realizada com utilização de job, porém ainda no modelo txt ();

    • 2 - Integração 3.0 (Online): Integração Fiscal Online 3.0, tratada neste manual.

Para a utilização do Fiscal Online 3.0, todos os estabelecimentos devem ser configurados com mesmo tipo de integração.

 

  • Conf. p/ Exportação Fiscal 2.0: Configurações de exportação a serem utilizados caso selecionada a versão de Integração Fiscal 2.0.

  • Conf. p/ Exportação Fiscal 3.0: Configurações de exportação a serem utilizados caso selecionada a versão de Integração Fiscal 3.0 (Online). O cadastro das configurações deve ser previamente realizado no menu Configurações » Conf. Exportação Fiscal » Conf. Exportação Fiscal 3.0, onde deverão ser definidos quais registros serão integrados e indicado o pré-cadastro de Parâmetros da Exportação Fiscal:


    O cadastro dos Parâmetros de Exportação Fiscal deverá ser realizado no menu Configurações » Conf. Exportação Fiscal » Conf. Param. Exportação Fiscal. Nesta rotina serão informados os parâmetros que eram informados na tela de exportação, quando utilizada a Integração 1.0 (Manual):

     

Configuração dos Servidores de Integração

A configuração dos Servidores deverá ser realizada no módulo Agro3C, menu Configurações » Configuração » Configuração de Servidores:

Nas informações do Servidor XE, deverá ser informado o IP e Porta do servidor que fará a geração dos arquivos para integração.

Já nas informações do Servidor integração fiscal 3.0, deverão ser informados os dados do servidor de integração que fará a comunicação com a Mensageria (ActiveMQ) e o serviço do Fiscal, que neste caso pode ser o próprio Servidor XE (ServerAgroXE), um servidor Apache ou um Balanceador de Carga, conforme estrutura escolhida pela empresa e o IP e Porta do serviço da Mensageria, que assim como o serviço de integração, deve estar previamente instalado e parametrizado.

No campo “Tamanho Lista”, deverá ser definido o número de registros que será enviado ao servidor de integração por vez, até que seja finalizada a fila.

 

Carga Inicial

O Monitor de Exportação Fiscal 3.0 permite a inclusão e acompanhamento dos registros na fila de integração, possibilitando identificar as etapas do processo e ocorrência de possíveis erro na Exportação ou na Importação dos arquivos no módulo Fiscal.

Antes de enviar os registros para o módulo Fiscal, é necessário realizar a importação do De/Para a ser utilizado na exportação dos cadastros de Pessoas, Mercadorias e Grupo de Mercadorias, que identificará na estrutura de estabelecimentos do Fiscal, quais possuem configuração de cadastros compartilhados (Usando De) e quais deverão receber uma cópia destes cadastros que são únicos no sistema Agro.

Na aba De/Para, deve ser selecionada a opção “Alimentar tabela“, para que sejam habilitados os campos “IP Servidor Fiscal” e “Porta Servidor Fiscal” para edição. Após preenchidas as informações, ao acionar o botão “Processar” será feita a busca através do serviço de integração do Fiscal, das informações do Usando De da empresa.

Após a importação dos Usando De, deverá ser realizada a Carga Inicial dos Cadastros (Fila 1), que consiste em enviar todos os cadastros do sistema Agro para o sistema Fiscal, antes de iniciar a integração de documentos fiscais e periódicos. Este processo se faz necessário para a equalização dos cadastros entre os sistemas e a atualização do IDORIGEM (código identificador da integração).

O processo de Carga Inicial tende a ser demorado, devido ao grande número de informações que serão enviadas e pelo número de registros/jsons que um mesmo cadastro pode gerar. Por exemplo, para o cadastro de Pessoas, será gerado um registro para cada endereço alternativo e um registro de cada endereço alternativo para cada estabelecimento que não utiliza Usando De (ex.: O cadastro da Pessoa XYZ possui 1 endereço principal, mais 2 alternativos, então irá gerar 3 registros. Caso a empresa tenha 5 estabelecimentos e nenhum utilize o Usando De para Cadastro de Pessoas, serão gerados então 15 registros apenas para integrar o cadastro da Pessoa XYZ no Fiscal).

Para realizar os envios da carga, no Monitor de Exportação Fiscal 3.0 deve ser acessada a aba “Sincronização“. Devem ser selecionados todos os registros das opções contidas no quadro “Cadastros“ e enviadas para sincronização.

Ao selecionar uma das opções do quadro “Cadastros“, será habilitado o grid para exibição das informações. Clicando no botão “Executar”, serão listados os registros para exportação (nos casos de Mercadorias e Pessoas, será habilitado o botão de Filtro, possibilitando selecionar um número menor de registros a serem exibidos).
Para enviá-los para a fila de exportação, basta clicar no botão “Selecionar Todos“ na barra de botões do lado esquerdo do grid, ou clicar com o botão direito sobre o grid e selecionar a opção “Marcar Reg. Visíveis“. Após selecionados os registros, deve ser selecionado o botão “Sincronizar“ (representado pelas duas setas), localizado na parte superior do grid.

Para cadastros com muitos registros, é possível também definir um intervalo de registros para envio para a integração a cada acionamento do botão “Integrar“. Na aba “Acompanhamento“, selecionando o botão “Filtros“, será possível informar na opção “Max. Documentos em Processamento“, que irá definir o tamanho da lista de registros que será enviado para a fila de integração a cada vez que for acionado o botão “Integrar“, evitando sobrecarga de informações.

 

Configuração do Job de Integração

Após as configurações da integração e realização da Carga Inicial, poderá ser ativado o Job de Integração, que é uma tarefa criada no Agendador de Tarefas, para disparar o envio dos registros que estiverem na fila de integração do Monitor de Exportação Fiscal 3.0 para a Mensageria e Serviço de Integração do Fiscal.

Para ativação do job, deve ser adicionada a tarefa “034-Integração Fiscal 3.0” no menu Configurações » Configuração » Agendador de Tarefas do módulo Agro3C. Para que a sincronização ocorra todos os dias, nas configurações Meses do Ano, Dias da Semana, Dias do Mês e Horas, deve ser seleciona a opção “Todos“, e no Intervalo de Execução Hora/Minutos, deve ser selecionada a opção “Intervalo execução Minutos“, indicando de quantos em quantos minutos será disparado o envio dos registros da fila do Monitor de Exportação para o Fiscal.

Após a criação da tarefa, o ServerAgroXE deve ser reiniciado para que seja ativado o job. Esta configuração é válida também para clientes que utilizem Server Apache ou Balanceador de Carga.


Versão

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Lote

Versão do Sistema

Versão do Banco de Dados

Versão da Documentação

Autor/Revisor

727

4.0.2105.1001

 

1.0

Autor: Aurelia Vieira

727

4.0.2105.1001

 

1.1

Revisor: Edmar Guerro