Conciliação bancária de portadores (nova)

SUMÁRIO

1 - Introdução

Uma conciliação bancária de portadores é um procedimento financeiro que visa reconciliar e verificar a consistência entre os registros financeiros de uma empresa ou organização e as informações apresentadas nos extratos bancários fornecidos pelo banco onde a empresa possui uma conta.

A necessidade surge devido às potenciais discrepâncias que podem ocorrer entre o que a empresa registra em seu sistema e o que o banco registra em seus extratos.

A empresa compara cada transação registrada em seu sistema com as transações listadas no extrato bancário. Essa é uma prática essencial para garantir a integridade das informações financeiras da empresa, detectar fraudes ou erros, controlar despesas e garantir que os saldos bancários estejam corretos.

2 - No ERP

Para habilitar a nova rotina de conciliação bancária de portadores é necessário acessar as configurações do financeiro (Configurações » Configuração » Financeiro) e na guia Conciliação bancária, marcar a opção Habilitar nova rotina de conciliação bancária de portadores?

Aí então podemos acessar a conciliação bancária de portadores (Caixas/Bancos » Portadores (Caixa e Bancos) » Conciliação bancária de portadores), encontramos duas guias, Importação de arquivo e Conciliação.

2.1 - Importação de arquivo

Nessa guia, podemos realizar a importação do arquivo .OFX disponibilizado pelo banco. Para realizar a importação, é obrigatório que seja informado a Empresa e Portador que possui o banco vinculado.

Após o preenchimento desses dados no campo Diretório do arquivo, podemos selecionar o arquivo OFX desejado. Quando clicamos no botão “Carregar arquivo”, será validado se o portador do arquivo é o mesmo informado no campo Portador e se a conta do arquivo é a mesma vinculada no Portador.

Quando carregado os dados do arquivo na grade, podemos visualizar todos os registros do arquivo e suas informações, entre eles, código do movimento, datas contábil/lançamento, histórico, valor, tipo da movimentação e linha do arquivo.

Ao clicar no botão “Salvar arquivo”, todos os registros serão armazenados no banco de dados, para que então possamos ter um log da importação.

2.2 - Conciliação

Nessa guia, podemos prosseguir para a conciliação bancária, onde devemos preencher os campos obrigatórios e os filtros desejados, sendo:

2.2.1 - Campos/Filtros

Data inicial/final: Data inicial e final para filtrar os lançamentos do sistema.

Empresa: Empresa

Portador: Portador.

Extrato: Selecionar o extrato armazenado no banco de dados que será conciliado.

Listar: Podemos definir quais registros queremos visualizar, sendo apenas não conciliados, conciliados, ambos ou apenas cheques emitidos.

Ordenação: Podemos manipular a ordem em que os registros serão exibidos na grade.

Condições para conciliação: Nessa sessão, obrigatoriamente o valor do extrato deve ser igual ao valor do lançamento no sistema. Além dessa opção, podemos selecionar as opções abaixo:

Data do lançamento, deve ser igual a data contábil do extrato;

Data do lançamento, deve ser igual a data de lançamento do extrato;

Documento for igual ao documento do extrato.

Após clicar no botão “Processar”, podemos visualizar diversas informações, entre eles, dados do portador, dados do arquivo, saldos/totalizadores, lançamentos e dados do arquivo.

2.2.2 - Saldos/Totalizadores

Dados do portador: Exibe os valores de créditos, débitos e diferenças, sendo conciliado ou conciliado no lançamento.

Conciliados: São registros que foram confrontados com o arquivo.

Conciliados Lançamentos: São registros que foram confrontados com outro lançamento do sistema.

Dados do arquivo: Exibe os valores de créditos, débitos e diferenças, sendo conciliados ou conciliados extrato.

Conciliados: São registros que foram confrontados com os lançamentos do arquivo.

Conciliados Lançamentos: São registros que foram confrontados com outro registro do arquivo.

Saldos: Carrega informações do arquivo, sendo data inicial/final do saldo, valor do saldo inicial/final e saldo final previsto.

Diferença da conciliação: Mostra a diferença da conciliação entre créditos e débitos, seja ele do arquivo ou dos lançamentos do sistema.

Totais do arquivo: Carrega os totais de créditos e débitos do arquivo.

2.2.3 - Lançamentos

Na grade de lançamentos, podemos realizar a conciliação de lançamentos do sistema com registro do extrato ou lançamentos do sistema com lançamentos do sistema.

Para realizar a conciliação com um registro do arquivo, precisamos utilizar a coluna “Conciliar”.

Para realizar a conciliação com outro lançamento do sistema, precisamos utilizar a coluna “Conciliar lançamento”.

Nota: Não poderá haver diferença entre créditos e débitos.

2.2.4 - Dados do arquivo.

Na grade de “Dados do arquivo”, podemos realizar a conciliação de registro do extrato com lançamentos do sistema ou com outro registro do arquivo.

Para realizar a conciliação com um lançamento do sistema, precisamos selecionar a coluna “Conciliar”.

Para realizar a conciliação com outro registro do arquivo, basta utilizar a coluna “Conciliar extrato”.

Nota: Não poderá haver diferença entre créditos e débitos.

A coluna “Gerar financeiro?”, permite que seja gerado um lançamento no sistema para aquele registro do arquivo.

E a coluna “Excluir?” serve para excluir os registros indesejados do extrato. Após selecionar os registros, deve-se utilizar a lixeira presente ao lado da grade. Dessa forma os registros selecionados serão removidos do banco de dados.

Nota: Só serão excluídos os registros que não possuírem financeiro gerado, caso haja necessidade de exclusão de um registro com lançamento financeiro é necessário excluir manualmente o lançamento.

2.3 - Regra de negócio

2.3.1 - Consigo importar o mesmo arquivo mais de uma vez?

Afim de manter a integridade do arquivo e registros importados, foi realizada a implementação de uma validação com base no código do banco, data e código da movimentação de cada registro do arquivo.

Só será possível importar novamente as movimentações que foram excluídos.

2.3.2 - Excluí um registro do arquivo erroneamente, como conciliar?

Agora o extrato é armazenado no banco de dados, ao excluir um registro do arquivo esse registro será eliminado do banco de dados.

Para que esse registro fique disponível para conciliação novamente é necessário reimportá-lo no sistema.