MCP - NF-e Automática

No processo comum de emissão notas a partir de vendas realizadas em Market Places que são recebidas pelo Construshow através da Vtrina, onde o Construshow é responsável pela emissão da nota eletrônica, normalmente é respeitado o seguinte fluxo:

  1. Considere o cenário onde já está parametrizada toda a integração de produtos, preços e estoques entre o Construshow e a VTrina, e que a VTrina também já esteja devidamente configurada e integrada com algum Market Place (Mercado Livre, Americanas, Shopee, entre outros), aguardando apenas algum consumidor final realizar a compra.

  2. O consumidor final realizada a compra no Market Place.

  3. A Vtrina fica monitorando o Market Place, e ao perceber a realização dessa operação, faz a inserção automática no banco de dados do Construshow dessa compra como um pré-pedido de venda (WecPedido).

  4. O processo segue agora dentro do Construshow, onde é utilizada a tela de “Gera Nota eCommerce”, na qual o usuário faz o processo de consulta desses pré-pedidos, informa manualmente a configuração de documento e outras informações do intermediador, e finaliza usando a opção “Salvar”. Com isso, o Construshow transforma esse pré-pedido em uma nota eletrônica. Seguindo pelo processo natural de separação e expedição nativo do Construshow.

    image-20240327-195940.png
  5. A Vtrina fica monitorando o Construshow, e ao perceber que um pré-pedido já foi transformado em nota eletrônica, faz a busca no banco de dados do Construshow pelo XML dessa nota e por fim faz uma nova comunicação com o Market Place informando sobre que a nota já emitida, alterando o status no Market Place para que o consumidor final acompanhe o andar de sua compra.

O cenário descrito acima ainda continua funcionando mesmo após a implementação dessa nova automação.


Geração de NF-e Automática

O processo de geração de NF-e automatizado foi criado para facilitar no passo 4 descrito anteriormente, no qual o usuário do Construshow precisa acessar manualmente a tela de “Gera Nota eCommerce” diariamente e fazer a geração das notas manualmente, lembrando que para cada pedido, o sistema leva alguns segundos para emissão e principalmente autorização da nota pela Sefaz, o que ao fim custo um tempo significativo do usuário do Construshow.

Na MCP-7831 foi desenvolvida a automatização desse processo, onde o primeiro passo é a configuração do “JobWecPedGeraNota” 20072, pois é ele quem fará o trabalho de geração e autorização automáticas das nota eletrônicas.

image-20240327-210638.png

Sugerimos uma configuração de temporização de execução do JOB de 30 em 30 minutos, somente durante o horário comercial, evitando assim sobrecargas e garantindo que as emissões aconteçam de modo que a equipe possa realizar a separação e que os consumidores finais percebam rapidamente que sua compra já gerou a nota fiscal.

Além da configuração do JOB, existem algumas configurações gerais que precisam ser realizadas, pois como no modelo anterior o usuário tem a opção de informar esses campos manualmente, agora no processo automatizado elas precisam ser devidamente parametrizadas, e são as seguinte:

  1. Configuração de Documento (WecConfig.IdNotaConf): Essa será a configuração de documento utilizada para geração das notas.

  2. Market Places Gera NF-e (WecConfig.MarketPlaceGeraNFe): Para entender essa configuração primeiramente precisamos entender que os no cabeçalho dos pré-pedidos inseridos pela Vtrina existe um campo chamado MARKETPLACE, o qual é uma STRING indicando em qual Market Place foi realizada essa operação. Essa STRING é uma informação de cadastro da própria Vtrina, ou seja, pode mudar de cliente para cliente. Essa configuração (MarketPlaceGeraNFe) existe para que o cliente possa escolher quais Market Places ele quer de fato gerar NF-e de forma automática.
    Basta informar os nomes dos Market Places separados por “;” (ponto e virgula), exemplo:
    ;MAGAZINE LUIZA;SHOPEE;VTEX;MERCADO LIVRE;
    Usando de exemplo um cliente antigo do Construshow que já está integrado com a VTrina nós temos os seguintes:

    1. MAGAZINE LUIZA

    2. SHOPEE

    3. VTEX

    4. MERCADO LIVRE

    5. MERCADO LIVRE - FULL (Fato importante sobre esse Market Place é que ele não precisa ser configurado para gerar NF-e pois esse é um cenário diferente onde o próprio Market Place faz a emissão da NF-e, veja MCP - Mercado Livre Full ).

  3. .