Sincronização Agrotitan -> Jetpdv

OBJETIVO 

Apresentar algumas funcionalidades em questão de parametrização para funcionamento das importações e exportações feitas dentre a integração entre AGRO x JETPDV.

PASSO A PASSO 

Hoje no módulo Agrotitan, pode ser efetuada, e utilizada uma integração entre sistemas. Onde nessa base de conhecimento mostrarei como funciona a integração entre o módulo Agrotitan, e o emissor de cupons fiscais JETPDV.  Mostrando somente a parte em que é feita e recebida exclusivamente pelo AGRO.

 

Inicialmente, para o uso das soluções de integração com o JETPDV, o agro necessita de algumas parametrizações que precisam ser efetuadas. 

 ECF » Config. Sincronização JetPDV.

 Dentro do agro, existe o seguinte menu hoje: ECF » Config. Sincronização JetPDV. Em que existem várias parametrizações que precisam ser verificadas para validação, e funcionamento da melhor maneira possível dessa sincronização, conforme estarei mostrando e explicando cada campo através da imagem a seguir:

 

 

Esses campos, todos em sua particularidade são de extrema importância para o uso correto das validações supracitadas. 

 

ECF » ECF - Editar Equipamentos Fiscais

 

No agro também, se faz necessário o cadastro do equipamento fiscal que será utilizado para a emissão dos cupons fiscais pelo JETPDV. Para que se possa ter o controle mais assertivo, de qual será o equipamento e estabelecimento que será utilizado o mesmo, além de também ser informado o número do PDV que será usado. (Menu ECF » ECF - Editar Equipamentos Fiscais):

No menu supracitado, aba ECF, pode ser informado o estabelecimento que será usado o emissor de Cupons, o número de PDV, que normalmente tanto para NFC-es, quanto para cupons SAT, o sistema considera essas numerações como a série do cupom fiscal, no momento de receber os cupons ao Agro. Normalmente nessa aba, são feitas as parametrizações para NFC-es.

 

O número de fabricação do equipamento é importante para definir que o mesmo equipamento está liberado junto a receita para utilização e emissão dos cupons.

 

A Descrição para o PDV, serve para diferenciar e também nomear o equipamento. Normalmente é usado o modelo e nome da impressora neste campo.

 

Quando usado o JETPDV,  em cada final de dia, é efetuado um fechamento de caixa para verificações de controles internos da empresa para emissões dos cupons. Com isso, o JETPDV possui uma função para que ao efetuado o fechamento total do caixa, é gerada a “Redução Z”. Que mostrará tudo o que foi gerado e movimentado por aquele PDV em específico, no dia em questão.

Quando usado o emissor de ECF (PAF), que é o emissor padrão usado em SC,  o envio dessa redução é obrigatório para a SEFAZ de competência. 

Normalmente essa data constará após o desligamento e baixa da impressora fiscal, quando usado o JETPDV. 

Para o SAT, existe uma aba para verificações do equipamento SAT, onde existem algumas particularidades, que se tratam justamente do modelo e tipo de equipamento. 

 

Por exemplo a série SAT, que seria praticamente o número de fabricação do equipamento. Porém,  para o SAT esse número de série é de extrema importância. Pois nessa situação é o SAT que efetua o controle das numerações geradas através do equipamento neste caso, e não o retaguarda (JETPDV) como responsável.

Assim, se resetado o equipamento fiscal, ou trocado por algum motivo, a série deve mudar no cadastro de Equipamento, e após isso, o PDV também deve ter nova numeração, para que sejam recebidas as informações dos cupons fiscais de maneira que a série seja diferente ao importar o cupom SAT no módulo agro, e assim não tendo duplicidade de registros.

 TRIBUTAÇÕES

 

Para que sejam definidas as tributações que serão utilizadas no PDV. As parametrizações são parecidas com o que já é feito no agro. Porém existem algumas particularidades que precisamos identificar ao enviar as informações através da carga de produtos que é feita para o PDV. 

As questões de alíquotas, que podem ser parametrizadas hoje no seguinte cadastro: Estoque » Tributação » Manutenção, dentro do campo “Alíquota Por”, não serão validados através da linha de tributação. 

Por exemplo, se informado no campo “Alíquota Por” da tributação como E - Específica, assim como dentro do campo Aliq Esp. da tributação, ser informada a alíquota, ao enviar uma carga de produtos, o mesmo não validará o valor que estiver informado lá. E sim valida o que é informado no cadastro do item, dentro da aba Tributação, sub-aba Alíquotas:

Porém, esse caso se tratando somente se tratando para as alíquotas. O que irá definir se o item é ou não tributado, será o CST cadastrado dentro da linha de tributação parametrizada conforme a regra correta, e que será usada para o PDV. 

Normalmente validando também, se a pessoa é Consumidor Final = Sim ou = Ambos, o tipo de pessoa, (Física, Jurídica, Ambos), Associado (Sim ou Não), quando normalmente usado em Cooperativas e se a pessoa que está comprando é Produtor Rural (Sim ou Não). 

 

Todos esses campos estão definidos dentro do cadastro da pessoa, que está sendo emitido o Cupom Fiscal. 

Além do fator importante que é a natureza da operação da configuração de nota definida no menu: ECF » Config. Sincronização JetPDV.

 

Configurações » Configuração » Agendador de Tarefas

 

Depois de todas as parametrizações feitas, se faz necessária as criações das JOBS que se referem ao JETPDV, para que possam ser enviadas/recebidas as informações precisas para o  funcionamento desta sincronização, e onde estarei explicando cada uma em seguida. Vale ressaltar que em questão de dias, meses e horas que serão executadas as tarefas ficam a critério do cliente e a quantidade de movimentações efetuadas a cada período. Sendo preciso um certo estudo a respeito de como serão utilizadas essas ferramentas:

003 - Sincronização Parcial de Clientes - Será efetuada a sincronização dos clientes que foram cadastrados e/ou alterados dentro do Agro, durante o meio tempo de uma execução de tarefa e outra. Validando o que foi informado no menu ECF » Config. Sincronização JetPDV, opção Exportar Todos os Consumidores. (=SIM Se exportará todas as pessoas com o Check-box Cliente marcados no cadastro, e =NÃO considera os campos do cadastro Consumidor Final e Contribuinte ICMS).

 

004 - Sincronização Parcial de Produtos - Considerará todas alterações e inclusões nos produtos efetuados durante o intervalo do período das tarefas. Validando o que foi informado nos campos do menu(ECF » Config. Sincronização JetPDV): Grupos de Itens a Sincronizar, sincronizando somente os que forem relacionados aos grupos informados, caso informados.

 

005 - Sincronização Parcial de Pedidos  - Dentro das Configurações do Pedido (Pedidos » Configuração, existe a aba PAF-ECF. Nessa pode estar sendo informado, para serem geradas Pré-Vendas dentro do Retaguarda AGRO, para posterior envio das mesmas, através desta JOB. 

Essa fará o envio dos pedidos Parcialmente, ou seja de todos que foram salvos, com a configuração específica em que está setada a validação da aba 7 -PAF-ECF das configurações do pedido, entre o intervalo de uma Execução e outra da tarefa:

O tipo de documento é definido conforme o usuário desejar para melhor adequar sua regra de negócio. Eis a diferença entre Pré Venda e DAV:

 

DAV (Documento Auxiliar de Venda): Os produtos são escolhidos pelo cliente em uma ilha de atendimento e posteriormente finalizados no aplicativo fiscal, porém obrigando que um documento com layout definido pelo SEFAZ do Estado seja impresso na ilha de atendimento.

 

Pré-venda: Com a mesma definição do modelo DAV, porém não existe a impressão do documento na ilha de atendimento e os itens não podem ser alterados no caixa. É obrigatória a emissão dos cupons de todos os orçamentos gerados.

 

a) Em processo de pré-venda, não se permite a impressão de orçamentos, ficando esta opção desabilitada;

 

b) Nos processos de DAV e Pré-venda, o número do orçamento só é gerado após as informações da venda serem salvas, o número de orçamento é seqüencial e não pode haver “pulos” na numeração;

 

c) Na exclusão de uma pré-venda, é emitido e cancelado o cupom fiscal da Pré-Venda;

 

d) Na Pré-Venda, quando a emissão da Redução Z do último caixa, deverão ser impressos e cancelados os cupons de todas as pré-vendas que não foram finalizadas no dia.

 

Em todos esses casos acima, são gerados arquivos com todas informações referentes as validações. Exemplo, quando enviada uma carga de produtos, é gerado um arquivo podendo ser alterado para modo TXT,  visualizando todos os produtos que foram enviados ao PDV. Acontecendo assim para cada tarefa criada no ServerAgroXE, para o JETPDV.

 

006 - Sincronização Parcial de Todos os Cadastros - Faz a sincronização geral, de todos os cadastro acima citados, porém, se tratando somente do período em que ainda não houveram sincronizações dentre as mesmas jobs acima. Ou seja, sincronizará todos os registros que ainda não haviam sido enviados, entre o período de espera para a execução da JOB.

 

 

007 - Importação dos Cupons do JETPDV - Depois de todas as parametrizações feitas acima, e todos os produtos, clientes e pedidos necessários estarem sincronizados no PDV. Podem ser emitidos os cupons fiscais relacionados aos mesmos. 

Esses cupons após sua emissão no JETPDV, são importados ao AGRO, através do diretório de Importação/Exportação que for definido no Menu: ECF » Config. Sincronização JetPDV, com os arquivos que se referem ao cupom montado pelo JETPDV (_90), e os arquivos já retornados da SEFAZ de competência, dependendo de seu emissor (PROCNFE, CONTINGÊNCIA, INUTNFE - NFC-E e CFE  - SAT).

 

Podem ser executados os mesmos processos, através do aplicativo encontrado no seguinte diretório: C:\Viasoft\Server\AgroXE, chamado SyncJetPDV. Neste basta informar em seu arquivo .Conf o número do estabelecimento com as configurações feitas, e o IP e Porta Rest do XE que está sendo executado, com as tarefas já previamente configuradas e criadas:

Porém, além de todas essas tarefas que podem ser geradas conforme já é feito no XE, as mesmas podem ser enviadas/recebidas de forma “Total”. Ou seja, pegando desde o princípio dos cadastros, buscando todas as informações para todos os registros já existentes no banco de Dados. Podendo ser usada para Produtos, Pedidos, Clientes, e até mesmo a Carga Geral Total:

Para abrir essa tela, após dar dois cliques com o botão esquerdo no Executável do SyncJetPDV, basta clicar em qualquer parte do campo Sincronização: Servidor → PDV com o Botão direito do mouse.

 

E para utilizar essa função para importação de Cupons, se faz necessário fazer o mesmo processo, mas na tela de baixo (Sincronização PDV →Servidor).

Vale ressaltar que para o uso desse executável, é preciso parar todas as Tarefas criadas do XE, referentes ao JETPDV. Para que não ocorram problemas de comunicação.

 

Outra situação, que para testes internos, conforme relatei no objetivo desta documentação, quando necessário alguma validação interna para importação de cupons, deve-se ter os arquivos necessários como relatado acima, dependendo de qual emissor de cupom é usado, e como todas validações acima para a sincronização das informações esteja parametrizada no banco que utilizar para os testes.

 

Com essa documentação espero tirar algumas dúvidas decorrentes tanto de atendimentos quanto para Testes internos necessários a respeito da Sincronização entre os Módulos AGROTITAN X JETPDV.


Versão

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

Eduardo Felipe Nunes Piva