Integração Nestlé -> Agrotitan

Atualmente a Lac Lelo realiza a comercialização de soro e leite para a Nestlé. Para realizar o envio do produto até a Nestlé se faz necessário a emissão de uma Nota Fiscal e de um Conhecimento de Transporte (emitido por terceiros), contudo, a Nestlé solicita que seja encaminhado junto ao produto as suas análises a fim de ter uma rastreabilidade da origem e qualidade do leite e soro coletado.


Configuração

A rastreabilidade do leite considera que uma expedição (veículo que transporta o produto) deverá apresentar vários resultados de análises de qualidade e pode ter como origem um ou mais silos de estocagem. Cada silo, por sua vez, poderá apresentar vários resultados de análises de qualidade e como origem um ou mais caminhões-tanque (caminhões de coleta nas fazendas). Cada caminhão poderá apresentar vários resultados de análises de qualidade e como origem um ou mais produtores. Cada produtor poderá apresentar vários resultados de análises de qualidade.

 Dessa maneira, se faz preciso encaminhar nos arquivos os resultados dos exames de coleta de:

 a. Expedição: Exame do leite carregado para se entregar através da nota de venda para a Nestlé.

b. Silo: Exame do silo de estocagem onde o leite da nota estava armazenado.

c. Rota: Exame dos caminhões-tanque da rota no momento da descarga do leite coletado.

d. Produtores: Exames das coletas individuais dos produtores.

Para utilizar o Plugin de Integração com a Nestlé se faz necessário realizar algumas configurações. Será preciso implementar uma tabela de Parâmetros Informativos. Para isso, é preciso executar no gerenciado de banco de dados o script a seguir.

Após executar os comandos acessar o módulo Person3c, após isso encontrar em suas tabelas personalizadas o registro da tabela U_INDCFGINTENESTLE, ao selecionar o registro então clique com o botão direto no registro e selecionar a opção 'Aplicar Campos'.

Depois que a tabela personalizada foi criada, é preciso adicionar um novo registro nessa tabela, para isso acesse o módulo Viasoft3C, logo após acesse o menu Cadastros >> Minhas Tabelas >> Listar Todas Minhas Tabelas e encontrar a tabela de configuração de integração com a Nestlé.

 Ao abrir a tela clique em adicionar um novo registro, nesse novo registro irá aparecer os campos dos parâmetros informativos que serão utilizados no momento de geração do arquivo de integração com a Nestlé, segue os campos detalhados e suas funções:

a. Código (U_INDCFGINTENESTLE_ID): Campo de identificação única do registro que está sendo cadastro ou editado (O plugin sempre trabalha apenas com o registro que tenha o código 1, se por acaso for adicionado um registro com o código 2 por exemplo, o plugin apontará que não existe configuração para a execução do plugin e não permitirá a geração do arquivo de integração com a Nestlé);

b. Negecoma (NEGECOMA): Conteúdo usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros do tipo EX.

c. Transportador (TRANSPORTADOR): Código da pessoa que está cadastrada no sistema que representa o transportador que irá transportar o produto até a Nestlé. Esse conteúdo é usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros do tipo EX.

d. Alizarol (ALIZAROL): Campo que permite dizer se o resultado do exame alizarol é 1 – Positivo ou 2 – Negativo. Esse conteúdo é usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros dos tipos CL, PD e EX.

e. Item Soro (ITEMSORO): Código do item cadastrado no sistema que representa o produto do tipo soro que será vendido para a Nestlé, quando selecionado o tipo de exportação Soro na execução do plugin, esse item será usando como filtro no momento de carregar as notas de vendas que devem ser utilizadas na geração do arquivo de integração com a Nestlé.

f. Item Leite (ITEMLEITE): Código do item cadastrado no sistema que representa o produto do tipo leite que será vendido para a Nestlé, quando selecionado o tipo de exportação Leite na execução do plugin, esse item será usando como filtro no momento de carregar as notas de vendas que devem ser utilizadas na geração do arquivo de integração com a Nestlé.

g. Tipo Produto Soro (TIPOSORO): Conteúdo que identifica o tipo do produto soro que está sendo usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros do tipo EX.

h. Tipo Produto Leite (TIPOLEITE): Conteúdo que identifica o tipo do produto leite que está sendo usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros do tipo EX.

i. Empresa Destino do Soro (EMPRESASORO): Conteúdo que identifica a empresa destino do soro que está sendo usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros do tipo EX.

j. Empresa Destino do Leite (EMPRESALEITE): Conteúdo que identifica a empresa destino do leite que está sendo usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros do tipo EX.

k. Ramal (RAMAL): Conteúdo usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros do tipo CL.

l. Filial do Produtor (FILIALPRODUTOR): Conteúdo usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros do tipo PD.

m. Exames Soro (EXAMESSORO): Lista de exames que serão utilizados na geração do arquivo de integração com a Nestlé. A lista de exames será usada ao pedir os resultados de exames do item tipo soro na geração de dados do Estoque Origem, Rotas de Coletas, Coletas de Produtores e Expedição.

n. Exames Leite (EXAMESLEITE): Lista de exames que serão utilizados na geração do arquivo de integração com a Nestlé. A lista de exames será usada ao pedir os resultados de exames do item tipo leite na geração de dados do Estoque Origem, Rotas de Coletas, Coletas de Produtores e Expedição.

o. Exame para Temperatura (TEMPERATURA): Código do exame cadastrado no sistema que representa o exame de temperatura. O Resultado desse exame será usado na geração do arquivo de integração com a Nestlé, sendo parte do conteúdo das linhas de registros do tipo CL e PD.

p. Configurações de Notas (CONFNOTAS): Lista de configurações de notas que serão utilizadas como filtro no momento de carregar as notas de vendas que devem ser utilizadas na geração do arquivo de integração com a Nestlé.

q. Pessoas das Notas (PESSOASNOTAS): Lista de pessoas que serão utilizadas como filtro no momento de carregar as notas de vendas que devem ser utilizadas na geração do arquivo de integração com a Nestlé.

Depois de criar a tabela U_INDCFGINTENESTLE, deve ser adicionado um registro de configuração de integração da Nestlé com o código 1 (Somente será usado registro do código 1, caso houver um registro com outros códigos, não será encontrado pelo plugin o cadastro dessa configuração).

Consultas Personalizadas

Se faz necessário cadastrar consultas personalizadas (), para a utilização do Plugin, sendo que estas são responsáveis por buscar os dados desejados. Para isso, será necessário acessar o módulo Person3C com o usuário VIASOFT e realizar o seguinte procedimento:

  1. No menu Tabela, clicar em Consultas Personalizadas.

  2. Clicar em

Pesquisar para listar as consultas, após clicar em Incluir.

  1. Copiar a VsConsulta contida no arquivo “SEL_NESTLE_LOTESSILOS.sql” e colar no corpo do registro personalizado.

  2. Informar os demais parâmetros:

 a. Nome da Tabela : SEL_NESTLE_LOTESSILOS

b. Uso: 0: Privado (Plugin).

c. Consulta Liberada para ser Utilizada pelos Usuários: Marcar.

d. Tipo: S = Seleção (SELECT).

 Clicar em OK. Para confirmar a gravação do registro.

Realizar os mesmos procedimentos acima para incluir as seguintes consultas:

SEL_NESTLE_TANQUE.SQL

SEL_NESTLE_ROTA_SORO.SQL

SEL_NESTLE_ROTA_LEITE.SQL

SEL_NESTLE_ROTA_ANALISE.SQL

SEL_NESTLE_PRODUTOR_ANALISE.SQL

SEL_NESTLE_PRODUTOR.SQL

SEL_NESTLE_NOTAS.SQL

SEL_NESTLE_LOTES_FILTRO.SQL

Tipos Banco de Dados

É preciso cadastrar tipos de baco de dados para serem usados nos retornos das funções. Para isso, se faz preciso acessar o gerenciador de banco de dados e executar os scripts dos seguintes arquivos:

 OBJ_NESTLE_ANALISES_PRODUTORES.SQL

OBJ_NESTLE_ANALISES_ROTAS.SQL

OBJ_NESTLE_COLETAS_PRODUTORES.SQL

OBJ_NESTLE_COLETAS_ROTAS.SQL

OBJ_NESTLE_RASTRE_LOTE.SQL

TAB_NESTLE_ANALISES_PRODUTORES.SQL

TAB_NESTLE_ANALISES_ROTAS.SQL

TAB_NESTLE_COLETAS_PRODUTORES.SQL

TAB_NESTLE_COLETAS_ROTAS.SQL

TAB_NESTLE_RASTRE_LOTE.SQL

Funções Banco de Dados

Se faz necessário criar funções no banco de dados, para serem usados nos retornos das consultas personalizadas.  Acessar o gerenciador de banco de dados e realizar a execução dos seguintes comandos:

U_NESTLE_ANALISES_PRODUTORES.SQL

U_NESTLE_ANALISES_ROTAS.SQL

U_NESTLE_COLETAS_PRODUTORES.SQL

U_NESTLE_COLETAS_ROTAS.SQL

U_NESTLE_LOTE_ORIGEM_TRANSF.SQL

U_NESTLE_RASTREAR_LOTE_LEITE.SQL

ATUALIZAR_RECEBIMETNO.SQL

Arquivos de Instalação

Se faz necessário mover para a pasta Plugin os arquivos Nestle.conf e Nestle.vpi. Nestle.conf, contém as informações onde irá aparecer a rotina de Integração com a Nestlé. Nestle.vpi, é a própria dll que irá executar a rotina de Integração com a Nestlé.


Versão

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

Emanuelli Boschetti