Pedidos - Alocar
1 - OBJETIVO
A rotina de Alocação tem como objetivo organizar e controlar a distribuição dos pedidos nos veículos de transporte, de forma alinhada às configurações operacionais do estabelecimento. Através dela, realiza-se a vinculação de pedidos aos compartimentos do veiculo, garantindo maior precisão no carregamento e eficiência na execução das rotas de entrega.
2 - PRÉ-REQUISITOS
Antes de cadastrar uma alocação é preciso verificar estes pré-requisitos.
Parametrizar as configurações do Estabelecimento referente à Alocação, através do menu: ”Cadastros Específicos » Estabelecimento » Configuração » Gerencial » Alocação”.
Permite Alocar Bloqueados? Pedidos podem ser bloqueados para alocação em decorrência de impedimentos comerciais, fiscais ou financeiros. Caso o estabelecimento configure a liberação para alocação mesmo com bloqueios, a venda poderá ser garantida provisoriamente até a regularização da situação.
Permite Alocar Pedidos Parcialmente? O sistema permite a alocação parcial de pedidos quando a quantidade disponível em estoque é insuficiente para atender a totalidade da solicitação, possibilitando a separação e entrega da quantidade disponível, enquanto o saldo remanescente permanece pendente para posterior alocação.
Bloq. Alocação Dom/Feriados? Definir o bloqueio ou não da alocação de pedidos nos domingos e feriados.
Dias Máx para Alocação: Quantificar o número máximo de dias para realização da alocação, sendo que o prazo máximo é de 5 dias.
Recomendado possuir a configuração de chave de API do Google para utilização de localizações do mapa. a configuração deve ser realizada no menu: “PSGerencial » Cadastros específicos » Estabelecimento » Configuração”.
3 - ACESSOS E ATALHOS
O acesso da rotina ocorre por meio do menu Pedidos » Alocar » Alocar
4 - DESCRIÇÃO DA ROTINA / PROCESSO
UTILIZANDO A ROTINA
Após parametrizar os pré-requisitos das configurações gerais dos Pedidos no que diz respeito às alocações!
Basta acessar a rotina e o sistema apresentará primeiramente o conjunto de filtros padrão, sendo possível especificar as informações que deseja visualizar:
Realizando a filtragem, o sistema irá apresentar a tela de Consulta: Alocação - Pedido
Nesta rotina é possível, além da consulta, fazer alterações nas Alocações já cadastradas, basta selecionar a alocação de seu interesse! Seguindo da consulta, conforme citado inicialmente, é através dessa rotina que o usuário faz a inclusão das alocações. Para isso, basta o usuário clicar no botão Incluir localizado no canto superior da tela e isso vale tanto para a tela de consulta, quanto para a tela de visualização de alguma alocação:
Selecionando a opção, o sistema irá mostrar a tela de inclusão de Alocação:
Nesta deve-se informar os dados do veículo e motorista que irá realizar o transporte da carga, bem como a previsão da carga e retorno da mesma:
Dados da Alocação:
Placa: Deve ser informado o número da placo do veículo que realizará o transporte da carga, podendo utilizar o f3 para busca de placas pré-cadastradas.
Reboque 1 e 2: Campos onde devem ser preenchidos os números das placas dos veículos de cargas que serão utilizados para Reboque, podendo utilizar o f3 para busca de reboques pré-cadastrados.
Motorista: Disponibiliza ao usuário a opção de identificar manualmente o motorista que irá realizar a entrega, caso este não esteja vinculado a Placa do veículo, podendo utilizar o f3 para busca de motoristas pré-cadastrados.
Transportadora: Campo de preenchimento conjunto ao campo Placa, onde será informada a transportadora vinculada a placa do veículo, podendo utilizar o f3 para busca de transportadoras pré-cadastradas.
Prev. Carga e Retorno: Campo onde deve ser informada a data/hora de Previsão da carga e retorno da viagem de entrega.
Cidade Carregamento: Pode ser informado a cidade que ocorrerá o Carregamento, podendo utilizar o f3 para busca de cidades pré-cadastradas.
Lacre: Deve ser informado o número do lacre da carga caso a mesma possua, podendo utilizar o f3 para busca de lacres pré-cadastrados.
Amostra-Testemunha: Deve ser informado o código do envelope de Amostra-Testemunha caso a mesma possua, podendo utilizar o f3 para busca de amostras pré-cadastradas.
Outro ponto a ressaltar na rotina é que é possível realizar os cadastros do Veículo, Reboques, Motorista e Lacre no momento da alocação, caso esses sejam novos para o sistema, bastando apenas clicar no Incluir disponível ao lado de cada campo mencionado:
Após realizar os preenchimentos dos campo correspondentes aos dados da alocação, basta clicar no botão Carregar Compartimentos para visualizar a capacidade dos Reboques na aba Compartimentos:
Na tela de Compartimentos é possível visualizar informações como Placa, Tipo e Capacidade de cada compartimento. À medida que os pedidos são alocados, o sistema apresenta no grid os dados de quantidade alocada por compartimento, assim como a identificação do produto correspondente. Também é possível informar os números de lacres e os códigos de amostras-testemunha, individualmente, para cada compartimento.
Posteriormente, o usuário deve realizar as alocações de seus pedidos nos compartimentos! Para isso ele conta com algumas formas de alocação, sendo elas:
Alocação pelo Romaneio de carga:
Para realizar a alocação vinculando um romaneio de carga, o usuário deverá selecionar a opção carregar romaneios:
Feito isso, o sistema irá exibir a tela de seleção de romaneios não alocados, bastando selecionar o romaneio que deseja vincular a alocação:
Após, o pedido em romaneio irá para a tela de Pedidos à alocar:
Caso o usuário queira realizar a alocação automática de todos os itens vinculados a alocação, deve-se marcar a opção abaixo antes de clicar na opção Carregar compartimentos:
Também possui a opção de gerar Ordem de carregamento, caso o usuário possua o módulo armazenadora contratado. Existe o campo disponível para que no momento em que a Alocação é salva, o sistema realiza o cadastro automaticamente da Ordem de carregamento no menu:”PSGerencial » Processos » Ordem de carregamento”.
Para mais informações é possível consultar o seguinte manual: Ordem de Carregamento
Feito isso, o pedido estará alocado e o usuário poderá visualizar e avaliar as informações da alocação como os percentuais alocados, disponíveis e a capacidade de alocação.
Posteriormente o usuário pode concluir a alocação clicando no botão Salvar :
É possível conferir o vínculo da alocação ao romaneio consultando o romaneio vinculado na rotina Pedidos » Romaneio de Carga e verificando se o mesmo possui o código da alocação vinculado:
Para conhecer mais sobre a rotina de Romaneio de carga é possível acessar o manual: Romaneio de Carga
Alocação pela Inclusão Manual:
Para realizar a alocação manual de pedidos, o usuário deve clicar no botão disponível no canto esquerdo da tela de pedidos a alocar:
Será apresentada a tela de filtros para busca dos pedidos. Após aplicar os critérios desejados, o grid inferior exibe os pedidos disponíveis para alocação.
Os pedidos apresentados devem estar aprovados
Além disso, o sistema permite que o usuário visualize os pedidos geograficamente em um mapa, por meio do botão de mapa disponível na tela. Essa funcionalidade exibe os pontos de entrega e o itinerário, facilitando o planejamento da rota.
O sistema irá mostrar a tela de pesquisa de pedidos, onde o usuário pode filtrar a informação de acordo com a sua necessidade e, em seguida, deve selecionar o pedido que deseja alocar.
Desta forma, o processo de alocação estará concluído!
RELATÓRIOS VINCULADOS
A rotina de Pedidos possui alguns relatórios padrões disponíveis para o usuário! Para consultá-los, basta clicar no atalho CTRL + F3, ou também pela rotina Relatórios » Relatórios Padrões.
Sendo eles:
-227 Pedidos Aprovados x Rota
-646 Pedidos por Pessoa - Método de Venda
-647 Pedidos por Pessoa - Forma de Parcelamento
-648 Pedidos por Pessoa
-686 Extrato de Pedido
VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO
2504.1000