Monitor de Exportação Fiscal 3.0

Funcionamento

O Monitor de Exportação Fiscal 3.0 permite a visualização em tempo real do andamento da integração, possibilitando identificar o status de integração dos registros e possíveis inconsistências tanto na exportação das informações geradas no Agro, quando na importação pelo módulo Fiscal.

A tela do Monitor consiste em três abas: Sincronização, Acompanhamento e De/Para.

O primeiro processo a ser realizado ao iniciar a utilização da Integração Fiscal 3.0 é a Carga Inicial, conforme descrito em , onde será utilizada a aba De/Para. Este processo será feito apenas uma vez, sendo necessário realizá-lo novamente apenas em caso de alteração no relacionamento do Usando De dos estabelecimentos.

A aba Sincronização será utilizada para as situações de integração manual (como a integração de documentos periódicos), ou para integração de registros que já não estejam mais na fila de integração.

As filas de integração são apresentadas no canto esquerdo da tela em grupos, onde serão exibidos os tipos de registros de cada fila:

  • Cadastros (Fila 1): Dentro desta fila, serão visualizados os dados para integração dos cadastros de Unidade de Medida, Grupo de Mercadorias, Mercadorias, Pessoas, Séries e Tipos de Crédito SPED. Os registros que forem incluídos, excluídos ou alterados nos cadastros desta fila, serão adicionados automaticamente na fila de integração;

  • Movimentações (Fila 2): Dentro desta fila, serão visualizados os dados para integração das Movimentações referentes à Notas Fiscais (Entrada, Saída, Serviços, Cupons), CTEs, CTRCs, Mapa Resumo, Inutilizações de Sequências de Notas e Notas Fiscais de Frota. As movimentações de inclusão, exclusão ou alterações nestes documentos serão adicionadas automaticamente na fila de integração, assim como ocorre com os cadastros;

  • Periódicos (Fila 3): Nesta fila, será possível realizar o envio de documentos periódicos para a fila da integração, uma vez que estes registros não entrarão automaticamente na fila de integração na inclusão/exclusão/alteração, como ocorre com os demais documentos. Conforme a necessidade, o usuário deverá executar o envio destes registros manualmente para a fila de integração, para que sejam enviados ao Fiscal.

No caso dos Cadastros e Movimentações, será possível visualizar em grid e selecionar os registros que serão enviados para a fila de integração. No cabeçalho do grid, serão exibidos os botões “Consultar” , “Exportar“ e “Filtros” . Além dos filtros disponíveis para cada Cadastro/ Movimentação, também será possível adicionar filtros nos campos do grid.

Caso sejam aplicados filtros no grid, será possível marcar apenas os registros que estiverem visíveis, clicando com o botão direito sobre o grid e selecionando a opção “Marcar Reg. Visíveis“.

Na exportação de Notas Fiscais, na fila de Movimentações, devido ao maior número de documentos envolvidos, será possível identificar através do grid, a situação da integração das notas:
Obs: Apenas para bases ORACLE.

As situações de integração de notas são referentes à validação do documento no Agro x Fiscal e serão identificadas como:

  • Divergente: Indica que foi verificada alguma divergência de informação no documento pelo Fiscal, porém o mesmo foi importado. Na coluna “Aviso“, será exibido o motivo da divergência, conforme retorno do Fiscal;

  • Pendente: Indica que o documento ainda não foi importado ou está em processamento;

  • Integrado: Indica que o documento foi importado pelo Fiscal, sem apresentação de erros ou divergências.

Ainda referente às notas, é possível através da Configuração de Notas, definir que o documento não será enviado ao fiscal. Com isso, a nota será apresentada no grid, mas não será enviada para a fila de integração, mesmo que selecionada.
Para clientes que utilizam a integração com o Viasuper, também ocorrerão casos em que a nota precisa passar por um processo de Conferência após a inclusão do documento. Neste caso, as notas serão inclusas na fila de exportação, porém não serão enviadas para o Fiscal até que a conferência seja finalizada.

Será possível identificar pela coluna “Tipo“ as notas que possuem estas situações, além do tipo de nota dos demais documentos (Nota de Entrada, Nota de Saída, Prestação de Serviço, etc):
Obs: Apenas para bases ORACLE.

Além disso, é possível na opção “Filtros“, selecionar a visualização apenas dos documentos elegíveis para a integração (que estão configurados para enviar para o Fiscal) e apenas os documentos pendentes:

Para os registros Periódicos, não será disponibilizada a visualização das informações em grid, sendo possível apenas informar os filtros disponíveis em tela e realizar a exportação para a fila de integração.

Na aba Acompanhamento ocorre a verificação dos registros existentes nas filas da integração e seu status. Nesta rotina será possível disparar o envio dos registros com situação pendente da fila de integração para o Fiscal, sem necessidade de aguardar o acionamento do job.

No canto esquerdo da tela, serão exibidos os botões de filtros dos registros da fila da integração, possibilitando exibir todos ou apenas um tipo de registro desejado. Será possível identificar os tipos de registros que possuem dados na fila de integração, que serão apresentados com uma bolinha verde.

No cabeçalho da aba, serão apresentados os botões com as ações que poderão ser realizadas, sendo:

  • Consultar: Ao acionar essa opção, será realizada a atualização do grid, exibindo novos registros que tenham entrado na fila e alterando a Situação dos registros que estavam em processo. Ao realizar a alteração dos Filtros, também deverá ser realizada a execução da ação de consulta para atualizar a exibição dos registros;

  • Remover: Esta opção possibilita retirar da fila de integração qualquer registro que esteja sendo apresentado no grid e com o checkbox marcado, independente de sua situação. A remoção do registro não realiza o estorno do documento já importado no Fiscal, sendo utilizada apenas para retirada do mesmo da visualização e fila de exportação;

  • Reenviar: Possibilita o reenvio do registro da fila que estejam selecionados, em qualquer situação, para o serviço de integração, gerando novos jsons. Esta ação permite que sejam atualizados os dados montados no json, caso tenha ocorrido alguma alteração de informações ou configurações;

  • Integrar: Esta opção realiza o envio dos registros da fila de integração que possuam situação “Exportação Pendente“. É possível definir através da opção “Filtros“, a quantidade de registros enviados para integração a cada acionamento desta opção, para limitar o número de registros em trânsito;

  • Testar Conexão: Nesta opção, será possível verificar a comunicação com os servidores de integração e mensageria. Ao acioná-la, o sistema irá testar a conexão com estes serviços e retornar o status da comunicação;

  • Filtros: A opção de Filtro possibilita ajustar a visualização/comportamento dos registros na aba Acompanhamento. Será possível definir um intervalo de datas para exibir apenas registros que tenham sido inclusos na fila de integração dentro do período informado. Também será possível delimitar o número de registros enviados para integração a cada acionamento da opção “Integrar“, através da opção “Max. Documentos em Processamento“. Outra possibilidade também é a opção “Mostrar o Retorno em texto“, que permite alterar a visualização da coluna “Retorno“, exibindo a mensagem na linha do grid, sem ser necessário clicar no campo para visualizá-la.

Ao serem inseridos na fila de integração, os registros serão apresentados com a situação “Exportação Pendente“, aguardando o envio para o serviço de integração, seja acionado manualmente ou pela execução do job pelo Agendador de Tarefas.

Para o envio dos registros pendentes para a integração, não é necessário selecioná-los, basta clicar no botão “Integrar“ para disparar o processo manualmente, ou aguardar o acionamento do job de integração pelo Agendador de Tarefas , conforme intervalo de execução configurado. O sistema identificará os registros com situação “Exportação Pendente“ e enviará apenas estes para o serviço de integração.

Ao serem enviados, os registros terão sua situação alterada para “Exportação em Andamento“, onde serão identificados na montagem do arquivo json se existe alguma informação em formato divergente ou que seja obrigatória e não esteja preenchida.

Caso seja encontrada alguma informação divergente, será atribuído ao registro a situação “Erro na Exportação“. Será possível verificar através da coluna “Retorno“, a divergência encontrada na montagem do arquivo:

Se não for encontrada nenhuma divergência, o arquivo json é gerado e enviado à mensageria, para então ser processado pelo serviço de integração do Fiscal. Para os registros que foram exportados corretamente, será atribuída a situação “Exportação Concluída“.

Após os registros serem exportados (tendo ou não apresentado erro), será possível verificar os jsons gerados clicando no ícone de lupa da coluna “Exportação”. No Visualizador de Registros, será possível verificar todos os jsons gerados para o registro exportado:

Para os registros de Mercadorias e Grupos de Mercadoria da fila de Cadastros, será gerado um json de inclusão/alteração por estabelecimento (é possível identificar esse json através da descrição apresentada na coluna “Fila de Exportação“, no Visualizador de Registros, que termina com .save), conforme regra do Usando De do módulo Fiscal, devido a estes cadastros serem individuais por estabelecimento no Fiscal e únicos no Agro.
Ex.: Caso a empresa possua 10 estabelecimentos, porém na configuração do Usando De no Fiscal, foi indicado que todos os estabelecimentos usam o cadastro de Mercadorias do Estab. 1, então será gerado apenas um json para cada cadastro. Caso na configuração do Usando De, cada estabelecimento use os cadastros individualmente, então serão gerados 10 jsons para cada cadastro contendo as mesmas informações (com exceção do estab).
Obs.: No caso do cadastro de Grupos de Mercadorias, cada registro gera o dobro de jsons, devido ao mesmo grupo do Agro ser inserido no Fiscal no Cadastro de Grupos de Mercadorias e no Cadastro de Grupos de Inventário.

Já no cadastro de Pessoas, será gerado um json por estabelecimento(conforme Usando De) para o endereço principal da pessoa, e um json a mais por estabelecimento para cada endereço alternativo que esteja informado no cadastro, pois no Fiscal, cada pessoa possui apenas um endereço.
Ex.: Caso a empresa possua 10 estabelecimentos, porém na configuração do Usando De no Fiscal, foi indicado que todos os estabelecimentos usam o cadastro Pessoa do Estab. 1, ao exportar o cadastro da Pessoa ABC que possui o endereço principal e dois alternativos, então serão gerados três arquivos json para este registro. Caso na configuração do Usando De, cada estabelecimento use os cadastros de Pessoa individualmente, então serão gerados 30 jsons para este cadastro contendo as mesmas informações (com exceção do estab e do IDORIGEM, que é montado com o sequencial do endereço).

Para as situações em que o registro foi inserido na fila, mas não foi enviado para o Fiscal (como citado anteriormente o caso das notas em conferência da integração com o Viasuper), será atribuída a situação “Exportação Vazia“ e na coluna “Retorno” será apresentado o motivo de não ter sido realizada a exportação do registro:

Caso a exportação seja realizada com sucesso, atendendo às validações do Agro, porém no momento da importação no Fiscal seja identificada alguma inconsistência, será atribuído ao registro a situação “Erro na Importação“ e na coluna “Retorno” será apresentado a mensagem retornada pelo Fiscal, contendo o motivo da rejeição do registro.
Já no caso da importação ter ocorrido com sucesso, será atribuída a situação “Importação Concluída“ ao registro, finalizando assim o processo da integração.

No cabeçalho do grid, serão apresentados totalizadores por “Situação” dos registros. Estes totalizadores atuam também como filtros, permitindo clicar sobre a situação desejada para apresentar no grid apenas os registros correspondentes a ela.

 


Versão

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

Aurelia Walendolf Vieira