Geração de Notas oriundas de Produções Internas

Após o desenvolvimento da https://nimitz.atlassian.net/browse/AG-14480 foi possibilitado a geração de nota fiscal a partir de produções internas para controle de saldo/custos do sistema do Viasuper na integração 3.0. Este manual tem por objetivo explicar tanto parametrização do sistema e seu funciona quanto a parte técnica.

Configurações Iniciais

Para está rotina funcionar deve-se estar com a integração Agrotitan/Viasuper ativa e a mesma deve ser da versão 3.0. Para que este tipo de integração rode deve-se parametrizar no cadastro da empresa os dados bases da integração conforme imagem

Depois da integração estar ativa deve-se efetuar algumas parametrizações para a rotina.

Configurações Rotina

  • Cadastrar Novas Naturezas de Operações: De primeiro momento deve-se cadastrar duas novas naturezas de operações sendo uma de entrada e outra de saída onde ambas não devem movimentar custo nem saldo visto que a rotina responsável por movimentar custo e saldo no Agrotitan envolvendo produção interna é a rotina de produção interna e as notas geradas só devem impactar o sistema do Viasuper.

  • Adicionar Novas Naturezas nas Tributações: Essa etapa não é obrigatória mas se torna interessante adicionar as naturezas criadas nas tributações.

  • Cadastrar Novas Configurações de Notas: Para que as notas sejam geradas a partir da rotina deve-se cadastrar duas novas configurações de notas com as naturezas criadas anteriormente. Sendo que para que a mesma seja permitida pela rotina deve-se seguir algumas regras:

    • Ambas as configurações devem estar marcadas para não controlar o número por Série;

       

    • Ambas as configurações devem permitir item duplicado;

    • Ambas as configurações devem estar marcadas para não exportar para o contábil e fiscal;

    • Ambas as configurações devem estar marcadas para Calcular Custo dos Itens para Pegar da Natureza;

    • Ambas as notas devem ter e aceitar uma única forma de pagamento sendo ela sem valor comercial;

    • Ambas as notas devem estar parametrizadas para não emitir NF-e;

Configurações Rotina Viasuper

No sistema do Viasuper deve-se parametrizar as configurações dos documentos que foram gerados após a criação das configurações de notas geradas no Agrotitan. As configurações necessárias são:

  • Operação ;

  • Movimenta Estoque;

  • Atualiza Custo;

  • Movimentação de Saídas

  • Movimentação de Entrada

Start Rotina

Depois de feito as configurações anteriores deve-se acessar o cadastro do Setor no sistema do Agrotitan e estará sendo apresentado uma aba chamada Integração Viasuper.

Dentro destas aba temos os seguintes campos:

  • Integração Viasuper: Responsável por definir se a produção interna irá gera as notas para controle de custo/saldo no Viasuper (Todos os cliente que usarem a integração 3.0 devem estar com a rotina parametrizada).

  • Configuração Nota Saída: Deve-se se informar a configuração de nota de saída cadastrada anteriormente.

  • Config. Custo Médio: Código do custo médio usado para o calculo dos valores das notas geradas.

  • Configuração Nota Entrada: Deve-se se informar a configuração de nota de entrada cadastrada anteriormente.

  • Config. Custo de Aquisição: Código do custo de aquisição usado para o calculo dos valores das notas geradas.

  • Usuário Responsável: Usuário responsável pela geração de nota.

  • Ignora Tributação: Responsável por ignora ou não a tributação na geração da NF.

  • CFOP: CFOP usado para a inclusão do item da nota.

Para que seja dado o start da rotina deve-se preencher todas as informações anteriores e salvar o cadastro do setor. Depois disso a rotina já estará funcionado por si só gerando as notas de saída para as matérias primas e as notas de entrada para os produtos acabados. Vale lembrar que a geração dessas notas não é instantânea para entender o processo de geração deve-se ler o restante da documentação abaixo.

Documentação Técnica

Para explicar melhor o processo técnico dessa geração de notas por banco de dados a partir de produções internas deve-se ler a documentação descrita a seguir.

Para que o processo comece existe uma tabela chamada NOTAPRODITINTEGRACAO está tabela contem os seguintes campos

Campo

Descrição

Campo

Descrição

ID

Chave da Tabela

SEQPA

Sequência da Produção

ESTABPA

Estabelecimento da Produção

ESTABNF

Estabelecimento Nf. Gerada

SEQNF

Sequência da Nf. Gerada

EHALTERACAO

Campo responsável por controle de alterações

DATAHORAINCLUSAO

Data e hora da inclusão do registro na tabela

O método responsável pelo insert desta tabela é uma trigger chamada INSERENOTAPRODITINTVIASUPER que é executada depois de inserir os dados na tabela VIASOFT.ITEMPRODCAB. Depois de disparado a trigger o sistema gerará depois registros para cada produção nessa tabela conforme imagem:

Como é possível observar os campos preenchidos foram o ID, SEQPA, ESTABPA, DATAHORAINCLUSAO. Os campos ESTABNF e SEQNF serão preenchidos somente depois que for geradas as notas. Depois de inseridos os registros nessa tabela existe um job no banco de dados responsável por gerar as notas. Esse job tem por nome GERANOTA_PRODINTERNA_VIASUPER e ficará rodando de 10 em 10 minutos buscando as produções internas pendentes de geração seguindo a seguinte lógica

BEGIN FOR I IN ( SELECT DISTINCT DADOS.ESTABPA, DADOS.SEQPA FROM ( SELECT DISTINCT NOTAPRODITINTEGRACAO.DATAHORAINCLUSAO, NOTAPRODITINTEGRACAO.ID, COALESCE(NOTAPRODITINTEGRACAO.ESTABPA, 0) AS ESTABPA, COALESCE(NOTAPRODITINTEGRACAO.SEQPA,0) AS SEQPA FROM NOTAPRODITINTEGRACAO WHERE NOTAPRODITINTEGRACAO.ESTABNF IS NULL AND NOTAPRODITINTEGRACAO.SEQNF IS NULL ORDER BY NOTAPRODITINTEGRACAO.DATAHORAINCLUSAO, NOTAPRODITINTEGRACAO.ID ) DADOS ) LOOP INCLUIR_NFENTRADA_VIASUPER_PA(I.ESTABPA, I.SEQPA); INCLUIR_NFSAIDA_VIASUPER_PA(I.ESTABPA, I.SEQPA); END LOOP; COMMIT WORK; END;

Ele primeiramente ordena por data pegando do mais antigo ao mais novo e logo após criar as notas de entrada e depois a de saída de cada produção. Quando alterado uma produção interna irá deletar e incluir novamente a nota fiscal.


Versão

Versão da Documentação

Autor/Revisor

Versão da Documentação

Autor/Revisor

1.0

Felipe Gabriel Hannemann De Souza