2 - Objetivo: Não apresentar erro ao abrir cadastro de produto que esteja marcado como Base ou Pigmento.
3 - Alteração: Foi realizado um ajuste no sistema para corrigir a abertura correta do cadastro de mercadorias classificadas como Base e/ou Pigmentos. Na versão anterior, ao tentar abrir cadastros com essas condições, ocorria um erro.
1 - Menu: Processos >> Expedição >> Controle de Expedição
2 - Objetivo: Ajustar a ordem de impressão das Notas Fiscais ao clicar na opção "Imprimir Danfe", garantindo que as notas sejam impressas conforme a rota montada e evitando duplicidades.
3 - Alteração: Ajustado o sistema para garantir que a impressão das Notas Fiscais siga a ordem correta conforme a rota definida, ao clicar na opção "Imprimir Danfe". Validado que a situação tratada na tarefa MCP-8819 continua funcionando corretamente, evitando a duplicação de impressões quando a mesma nota possui mais de um controle.
1 - Menu: Financeiro >> Duplicatas a Pagar >> Duplicatas a Pagar
2 - Objetivo: Garantir que o sistema respeite a data de vencimento configurada para os impostos retidos ao lançar notas com retenção de impostos.
3 - Alteração: Ajustado o sistema para que, ao lançar uma nota com retenção de impostos e gerar automaticamente a duplicata a pagar, a data de vencimento dos impostos retidos seja corretamente aplicada conforme configurada nas Configurações >> Gerais >> Filial >> Principal no grid de 'Impostos Retidos'. O ajuste foi realizado, assegura que a data de vencimento informada nas configurações seja utilizada corretamente durante a geração das duplicatas. Isso evita discrepâncias e garante o cumprimento das obrigações fiscais dentro dos prazos estabelecidos.
2 - Objetivo Realizar a integração com o Serasa e permitir o envio de registros de Duplicatas e Cheques ao Serasa e também realizar a consulta de CPF/CNPJ. É necessário contratar este serviço diretamente com o Serasa.
3 - Alterações Realizada a Integração com o Serasa e disponibilizada no sistema, em que permite efetuar a consulta de CPF/CNPJ de pessoas já cadastradas no sistema Construshow, e também efetuar consulta de CPF/CNPJ de pessoas que ainda não possuem cadastro.
Os tipos de consultas de Pessoas são: a PEFIN, Crednet e a Concentre. Após o envio e retorno dessas consultas, é possível visualizar o XML retornado, bem como, uma visão formatada das informações da pessoa consultada, essas informações são retornadas de acordo com o tipo de consulta realizado.
É possível enviar os registros de Duplicatas e Cheques para o Serasa e no retorno desse envio os registros serão inseridos no Serasa. Ao efetuar a baixa total das duplicatas ou baixa e acerto total dos cheques, no momento em que o job for executado será removido do Serasa automaticamente. Se necessário, os registros poderão ser removidos manualmente. No retorno destes envios, será possível visualizar somente o XML retornado.
Em ‘Consulta Registro’, é possível consultar uma ‘Lista de Negativação’, ou seja, permite consultar no Serasa o que a empresa possui de Pendências, de Registros Ativos, com erro, Recusado por Determinação Administrativa, em processamento, pendente de processamento, indisponível e os registros baixados. No retorno desta consulta, será possível visualizar o XML retornado, bem como, a visão formatada das informações.
Através da consulta da Lista de Negativação dos Ativos e Baixados, é possível verificar o que foi enviado para o Serasa e ainda está sem remoção ou verificar quais registros já foram enviados e removidos.
Em ‘Consulta Registro’ também permite verificar registros enviados, removidos ou pendentes e também ‘reenviar’ para a fila registros com status de erro.
4 - Configurações Após obter as credenciais junto a Serasa é necessário configurá-las no sistema Construshow. Em Configurações >> Gerais >> Filial - Integrações, deve ser informado os campos, sendo todos como obrigatórios:
Ambiente: Homologação ou Produção;
Usuário: Usuário de acesso a API, obtido junto ao Serasa Brasil;
Senha: Senha de acesso a API, obtido junto ao Serasa Brasil;
Cód. Baixa: Motivo padrão que será utilizado ao realizar a remoção automática de um registro no Serasa.
Após realizar a configuração, será necessário configurar o Job que irá realizar o envio e o retorno dos dados:
A configuração pode ser realizada através da rotina 'Cadastros >> Agendador de Tarefas', o Job relacionado é o Serasa. Com dois cliques em cima, é possível realizar a configuração dos dias e horários em que a tarefa agendada será executada.
É necessário que o serviço de Job esteja em execução e caso seja alterada a configuração do Agendador, é preciso reiniciar o serviço. Este Job deverá ter o checkbox ‘Inativo’ desmarcado para iniciar a execução.
O Job Serasa será executado conforme a definição de dias e horário no Agendador, ao executar será realizado o envio das duplicatas e cheques, efetuará a consulta de CPF/CNPJ e das Listas de Negativação que estão na fila e retornará o status destes envios.
Ao ser executado, caso tenha algum registro de duplicata ou cheque que foi enviado e que já foi baixado ou acertado totalmente no sistema, automaticamente este registro será removido do Serasa.
1 - Menu: Financeiro >> Duplicatas a Receber >> Impressão de Boletos/Recibos/Duplicatas a Receber.
2 - Objetivo: Possibilitar o envio de uma grande quantidade de boletos por email.
3 - Alteração: Realizado melhoria no processo de envio de boletos por email, pois em alguns casos quando marcado muitos registros, era apresentado mensagens de erro, ou lentidões no processo.
2 - Objetivo: Apresentar corretamente todas as movimentações do cheque na conciliação bancária.
3 - Alteração: Realizado melhorias no processo de conciliação bancária, para que ao ser realizado a baixa de uma duplicata em cheque, e este após ter sido baixado sofra um processo de devolução, continue tendo seu lançamento de baixa apresentado, pois neste processo acabava sendo apresentado somente o lançamento da devolução.
2 - Objetivo: Trazer as informações das abas da rotina de cadastro de ‘Duplicatas a Pagar’ depois de utilizar a opção “Gerar várias duplicatas a partir dessa fatura”.
3 - Alteração: Ao cadastrar uma nova duplicata a pagar e preencher as informações da aba “Informações Pgto”, quando utilizada a opção “Gerar várias faturas a partir desta duplicata” foi possível identificar que o sistema não estava copiando as informações para as outras faturas, deixando os campos vazios, o que consequentemente acabava atrapalhando na utilização da rotina. Dessa maneira, foram implementados ajustes para evitar essa situação, garantindo que o usuário insira as informações e ao gerar as faturas a partir de uma determinada duplicata, os dados não sejam perdidos, permanecendo preenchidos e transferidas corretamente para as novas duplicatas geradas.
1 - Menu: Processos >> Expedição >> Controle de Expedição >> Grupo de Roteiro.
2 - Objetivo: Ao alterar local de retirada, de “entrega imediata” para “entrega”, não atribuir automaticamente Grupo de Roteiro em produtos com baixa de outro estabelecimento.
3 - Alteração: Ajustado para que quando seja alterado local de retirada do produto de entrega imediata para entrega, o sistema não considere “Grupo de Roteiro” de produto de outro estabelecimento de baixa. O sistema faz esse controle, de atribuir grupo de roteiro automaticamente, para que caso exista outros produtos que já estejam em grupo de roteiro, ao mover de imediata para entrega, esse produto fique com mesmo grupo dos demais, porém esse processo só deve ser feito considerando o mesmo estabelecimento de baixa (ESTABBX).