Como realizar o cadastro de NF Remessa dentro do módulo PSGerencial no Petroshow?

OBJETIVO

O que é uma nota fiscal de remessa?

Nota fiscal de remessa é um documento obrigatório para o transporte e movimentação de mercadorias que ainda não tenham sido vendidas. Existem muitas situações que exigem o transporte de um produto, sem que isso envolva uma transação comercial. Nestes casos, é exigido uma nota fiscal simplificada, que garanta a procedência daquela mercadoria em caso de uma fiscalização.

Fonte: Nota Fiscal de Remessa – como funciona e como emitir

Desta forma, o objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção de realizar a emissão das Notas Fiscais de remessa, com base nas suas respectivas notas de entrega futura.


ACESSOS E ATALHOS

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Processos >> Notas Fiscais >> NF Remessa:

 

 

CONFIGURAÇÃO

 

Para que o usuário possa realizar a emissão da nota de remessa de entrega futura o mesmo deverá possuir o cadastro prévio da configuração, com a definição de Nota de Remessa Entrega Futura sinalizada como “Sim”.

 

Para conferir essa informação, ou cadastrar a configuração para remessa de entrega futura, o usuário deverá acessar a rotina PS – Gerencial >> Configuração de Notas >> Configuração e no cadastro da configuração de nota selecionar na aba Inf. Adicionais a opção “É nota de Remessa de Entrega Futura?” e marca lá como “Sim”:

 

 

DESCRIÇÃO DA ROTINA

A rotina Processos >> Notas Fiscais >> NF Remessa disponibiliza ao usuário a opção de realizar a emissão das Notas de Remessa, tendo como base as suas respectivas notas de entrega futura.

 

Tendo isso, ao selecionar a rotina o usuário terá o contato inicial a tela Gerar Remessa sobre a Remessa, onde inicialmente o usuário deverá informar a Pessoa para gerar a Remessa e em seguida executar o processo para continuar a emissão:

 

 

Feito isso o sistema exibirá as Notas com Itens de Entrega Futura em Aberto:

 

 

Nesta seção o usuário poderá realizar alterações e inclusões nos campos em Negrito, sendo eles, Loc. Estoque, Quant. Remessa e Valor Unit. Remessa.

 

Abaixo destes, a rotina divide os dados da nota de remessa em duas abas, sendo elas:

  • Dados da NF Remessa/Complemento:

     

Nesta aba, primeiramente o usuário deverá definir se a nota emitida será Nota de Remessa ou Nota de Complemento:

 

O que é uma nota fiscal complementar?: A NF-e complementar dá suporte a outros documentos que foram preenchidos com alguma inconsistência. Completa os valores de uma primeira nota, ajustando os impostos que devem ser recolhido em uma prestação de serviço ou de venda de mercadoria.

 

Fonte: O que é a Nota Fiscal Complementar?

 

 

Tendo isso, após selecionar o tipo da nota o usuário deverá realizar o preenchimento dos campos de informação da nota, onde deverá informar a Configuração de Nota que será utilizada e os dados do transporte.

 

No caso da nota de complemento não é necessário informar os dados do transporte, com isso os campos estarão bloqueados para edição.

 

  • Informações Complementares:

Nesta aba o usuário poderá inserir as informações complementares da nota, além disso, nesta aba o usuário também poderá informar os Lacres ou Amostrar que fazem parte da nota:

 

 

Tendo isso, após realizar os preenchimentos descritos acima, basta o usuário clicar no botão Salvar para finalizar o processo de emissão:

 

 

E desta forma, finalizamos a rotina de geração de Nota de Remessa!

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

A realização das emissões das Notas de Remessa, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2010.1001.