Implantação de saldos auxiliares
OBJETIVO
O objetivo desta documentação é instruir e orientar o usuário, quanto a utilização da rotina de implantação de saldos auxiliares.
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
O saldo inicial consiste na soma de montantes que ficam disponíveis nas contas da empresa quando há transição dos períodos contábeis ou no momento em que dá início às suas atividades. Esses saldos refletem os efeitos de transações, eventos e políticas contábeis aplicadas no período anterior.
Implantação de saldos auxiliares: As Contas Auxiliares são extensões das Contas Contábeis. Dessa forma, são subordinadas a estas e têm por finalidade promover um maior detalhamento da conta.
CONFIGURAÇÃO
Para efetuar a implantação de saldos iniciais nas contas do plano de contas auxiliar é necessário acessar o seguinte menu: Processos >> Implantar saldos iniciais auxiliares.
Ao acessar esse menu, o sistema exibirá a tela a seguir.
Após informar o mês e ano que serão implantados os saldos auxiliares, basta clicar no botão “Executar”. Ao clicar no referido botão, o sistema irá carregar as contas auxiliares de acordo com a configuração do plano de contas auxiliar, como mostra a imagem abaixo.
Após o sistema carregar as contas na tela, basta selecionar a conta analítica onde será implantado saldo auxiliar e informar o saldo para as respectivas contas auxiliares. Depois de informado é preciso salvar e realizar o reprocessamento de saldos do estabelecimento em questão.