Exclusão de Lançamentos em Massa
OBJETIVO
Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de exclusão de lançamentos em massa no módulo contábil.
DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO
Essa rotina de exclusão em massa tem a finalidade de otimizar o processo de exclusão de lançamentos. Com a possibilidade de aplicar diversos filtros o sistema contábil permite refinar ao máximo a busca pelos lançamentos a serem excluídos de uma única vez.
CONFIGURAÇÃO
Para excluir lançamentos em massa no módulo contábil devemos acessar o menu: Processos >> Alteração de Lançamentos em Massa >> Excluir Lançamentos.
Ao acessar esse menu, o sistema exibirá a primeira tela do processo de exclusão e lançamentos em massa, explicando o objetivo da rotina e orientado o usuário ao melhor uso dessa ferramenta. Para prosseguir basta clicar no botão “Avançar”.
O próximo passo é selecionar o estabelecimento no qual serão excluídos os lançamentos.
Em seguida serão estabelecidos os filtros para exclusão dos lançamentos, são eles, período em que estão os lançamentos, pode ser a data do lançamento ou a data em que foi gravado, a origem do lançamento e a sua situação, caso haja necessidade de exclusão apenas de um sistema exportador específico poderá ser definido no filtro “Apenas do Sistema\Lote “ por último definir os lançamentos a considerar (Normais, de ajuste ou todos) e o que o sistema deverá fazer em relação ao saldo das contas que tiverem lançamentos excluídos.
Na próxima etapa, a consulta poderá ser ainda mais refinada, detalhando os lançamentos por conta débito, crédito, centro de custo a débito, centro de custo a crédito ou ambas e ainda por histórico. Em seguida, ao clicar no botão “Visualizar Lançamentos” serão exibidos os lançamentos encontrados conforme os filtros parametrizados para exclusão.
No próximo serão listados os lançamentos encontrados. Para proceder com a exclusão basta selecionar os lançamentos a serem excluídos e clicar no botão “Excluir”.
Identificação dos Lançamentos
Na tela dos filtros de exclusão vimos que poderá ser definido a origem e, no caso de lançamentos provenientes de sistemas externos, o sistema gerador. Entretanto, vale a pena citar neste material como você, usuário, identifica essa informação no lançamento para que a rotina de exclusão seja assertiva.
Como vimos na imagem sobre a exclusão, temos as seguintes origens de lançamentos.
Acessando o menu Lançamentos >> Lançamentos na coluna “Origem” podemos identificar qual a origem dos lançamentos em questão. Na imagem abaixo podemos notar que os lançamentos mostrados são todos de origem “S”, ou seja, sistemas externos.
Nessa mesma imagem podemos verificar o sistema exportador, no caso o “103” e o controle como “P” dos lançamentos na sequência.