Implantação de saldos de plano anterior

OBJETIVO

 

O objetivo desta documentação é instruir e orientar o usuário, quanto a utilização da rotina de implantação de saldos de plano anterior.

 

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

 

O saldo inicial consiste na soma de montantes que ficam disponíveis nas contas da empresa quando há transição dos períodos contábeis ou no momento em que dá início às suas atividades. Esses saldos refletem os efeitos de transações, eventos e políticas contábeis aplicadas no período anterior.

Implantação de saldos de plano anterior: Utilizado quando a Empresa altera o seu plano de contas, necessitando assim informar para onde o saldo do plano antigo vai ir no novo plano. Saldos utilizados para montagem do registro I157 da ECD, para comparação do saldo final do plano anterior e saldo inicial do novo plano de contas.

 

CONFIGURAÇÃO

 

Primeiramente é preciso informar dentro do cadastro de “Config. Plano Referencial”, o código do plano de contas anterior. Esta configuração se encontra dentro do menu: Cadastros >> Configuração do estabelecimento.

Para abrir o cadastro da configuração acima citada, pode abrir usando a tecla F4 do teclado, e informar conforme mostra a imagem a seguir:

Para informar os saldos iniciais nas contas do plano de contas anterior é necessário acessar o seguinte menu: Processos >> Implantar saldos de plano anterior.

Ao acessar esse menu, o sistema exibirá a tela a seguir.

Após informar o mês e ano que serão implantados os saldos do seu plano anterior, basta clicar no botão “Executar”. Ao clicar no referido botão, o sistema irá carregar as contas de acordo com as contas do plano anterior, como mostra a imagem abaixo.

Após o sistema carregar as contas na tela, basta selecionar a conta analítica onde será informado o saldo do plano anterior para as respectivas contas. Depois de informado é preciso salvar e realizar o reprocessamento de saldos do estabelecimento em questão.