Importação NF-e.

MÓDULO

Petroshow Gerencial.

ROTINA/PROCESSO

Processos >> Notas Fiscais >> Importação NF-e

OBJETIVO DA ROTINA/PROCESSO

Desta forma, o objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção de realizar a importação das Notas Fiscais emitidas para o estabelecimento, sejam elas através do XML das notas ou do download do MDe das mesmas.

PRÉ-REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO

Usuário precisa ter acesso liberado a rotina.

Precisa ter um XML para realizar a importação.

UTILIZANDO A ROTINA

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Processos >> Notas Fiscais >> Importação NF-e:

 

 

Ou pelo atalho de acesso rápido:

 

 

A rotina Processos >> Notas Fiscais >> Importação NF-e disponibiliza ao usuário a opção de realizar a importação das notas fiscais emitidas para o estabelecimento. Desta forma, por meio da rotina, o usuário consegue realizar as entradas das notas utilizando a importação por XML ou download de MDe.

XML:

O XML, sigla para eXtensible Markup Language, é um tipo de linguagem de marcação que define regras para codificar diferentes documentos. É muito utilizado para a criação de Notas Fiscais Eletrônicas, também chamadas de NF-e, por armazená-las e ainda garantir uma assinatura digital.

Fonte: O que é e para que serve o arquivo XML

 

MDe

A Manifestação do Destinatário (MDe) é um Evento que o destinatário de uma Nota Fiscal Eletrônica emite visando informar ao fisco sobre o andamento de uma operação de produtos e/ou serviços prescritos na referida NF-e. Desta forma o destinatário tem um mecanismo de autenticação para notas emitidas contra o seu CNPJ, possibilitando que o mesmo avise ao fisco sobre notas emitidas por terceiros com ou sem o seu conhecimento.

Fonte: O que é uma Manifestação do Destinatário?

 

Tendo isso, ao selecionar a rotina o usuário terá o contato inicial a tela Importação da NF-e (XML), onde a rotina divide os processos de importação em 3 abas, sendo elas:

  • Dados da Importação: Nesta aba como o próprio nome já diz, serão definidos os dados da importação:

 

 

Tendo isso, primeiramente o usuário deverá informar a Origem dos Arquivos XML que serão importados, se serão por Arquivo ou pelo Download MDe:

  • Arquivo: Caso o usuário selecione a opção Arquivo, o mesmo deverá informar o local dos arquivos, ou seja, a pasta onde os arquivos XMLs estão baixados para importação:

 

  • Download MDe: Caso o usuário selecione essa opção, o mesmo deverá informar realizar a filtragem dos MDes que deseja utilizar na importação:

 

 

Nesta filtragem, o usuário poderá filtrar MDes de uma Pessoa específica, de um período de Emissão específico, ou até mesmo por um Nro. Dco. específico.

Seguindo disso, após selecionar a opção de origem dos arquivos, o usuário deverá clicar no botão Carregar NF’s e em seguida as notas para importação serão exibidas no grid Arquivos a importar Diretório/Downloads:

 

Abaixo deste, o usuário poderá visualizar os dados das NF-es listadas, clicando sobre os arquivos listados:

 

Tendo isso, o usuário poderá selecionar a(s) nota (s) que deseja realizar a importação, utilizando os botões laterais ou com um click duplo sobre a nota a ser importada:

 

Com essa ação a nota selecionada será movida para o grid NF’s a importar, neste o usuário deverá indicar os Dados Cadastrais da nota:

  • Modal: Campo onde é indicado o modal da NF-e da importação.

  • Configuração de Notas: Campo onde é indicada a configuração de notas que será utilizada na importação.

Em ambos os campos, o usuário tem a opção de definir um modal e configuração para todas as notas, para isto basta selecionar o checkbox (caixa de seleção) do campo em questão.

  • Motorista: Campo onde é indicado o motorista que realizou o transporte da mercadoria da nota.

  • Dt. Entada no estoque: Campo onde o usuário deverá informar a data/hora de entrada no estoque.

Ainda nos dados cadastrais o usuário conta com algumas validações adicionais:

 

Manifestar confirmação de operação: Caso esteja marcada, ao realizar a importação a nota será manifestada com a confirmação de operação.

  • Validar Código de Barras dos Itens: Caso esteja marcado, será validada a existência do código de barras presente no XML, com o que está cadastrado no sistema. Se o código não estiver cadastrado, ele será inserido.

  • Consultar status na SEFAZ:

 

  • Importar Notas Referenciadas: Caso esteja marcado, será realizada a importação das Notas Referenciadas do XML.

  • Gerar Ordem de Descarregamento: Caso esteja marcado, ao salvar o processo será gerado uma ordem de descarregamento dos itens da nota.

  • Deduzir ICMS Desonerado do total da nota: Caso esteja marcado o ICMS desonerado será deduzido do total da nota.

Feitos os preenchimentos dos Dados Cadastrais o usuário poderá indicar as informações financeiras da importação:

 

 

  • Analítica: Campo onde o usuário poderá indicar a analítica financeira que será utilizada na importação.

  • Centro de Custos: Campo onde o usuário poderá indicar um Centro de Custos que será utilizado na importação.

     

Em ambos os campos, o usuário tem a opção de definir uma Analítica e Centro de Custos para todas as notas, para isto basta selecionar o checkbox (caixa de seleção) do campo em questão.

Além deste, o usuário ainda conta com a opção de importar as duplicatas vinculadas ao XML, bastando selecionar o checkbox (caixa de seleção) Importar Duplicadas.

Feitos todos os preenchimentos basta o usuário clicar no botão Executar, para que na sequência sejam feitas as validações da importação.

  • Validação da Importação: Nesta aba como o próprio nome já diz, serão realizadas as validações da importação:

Nesta serão apresentados os Dados do Cabeçalho da NF-e, e abaixo as informações da nota, sendo elas dívidas em 7 sub abas:

  • Aba Itens:

 

Nesta sub aba serão apresentados os dados dos itens da nota importada como valor unitário, quantidade, valor contábil, dentre outros. Nesta sub aba o usuário poderá realizar alterações nas colunas com a coloração verde e intituladas em negrito.

 

As seguintes abas detalharam as informações de ICMS, IPI, PIS, COFINS, Inf. para SPED e Nota de Referência, nesta sequência.

O usuário também pode conferir os impostos clicando no botão Impostos disponível no canto esquerdo das sub abas:

 

E ainda poderá utilizar a opção Rateio por Centro de Custos, caso este se aplique para a importação.

Ainda a rotina consta com o botão “Custo Frete”, que realiza o recalculo dos custos de frete para a transportadora informada:

Para que esse processo seja executado corretamente, o estabelecimento precisa ter cadastrado o custo de frete para a transportadora

Para cadastrar o custo de frete, deverá acessar a rotina no PS Gerencial:

 

Além disso logo abaixo o usuário tem as informações referentes as Rejeições da nota e caso a mesma possua alguma, as mesmas serão exibidas na aba Erros:

 

Já na aba Advertências, serão exibidas mensagens relevantes da importação:

 

Ao lado destas, o usuário poderá visualizar os Totais do XML:

 

Por fim, o usuário conta com o botão Ações:

 

 

Neste o usuário poderá realizar os Acertos Financeiros e as ações referentes a Ordem de Compra.

Desta forma, feitas todas as conferências e correções (caso existam erros) basta o usuário utilizar o botão Salvar , para finalizar o processo.

 

 

  • Resultado da Importação: Nesta aba como o próprio nome já diz, serão exibidos o resultado da importação, após o usuário ter salvo e finalizado o processo:

     

 

E desta forma, finalizamos a rotina de Importação NF-e!

 

RESULTADOS ESPERADOS
A realização das Importações de NF-es, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

Versão 2.0.2302.1000