Recalcular Impostos Notas

OBJETIVO

O objetivo da rotina é disponibilizar ao usuário a opção de realizar o recalculo dos impostos das notas fiscais incluídas no sistema, tanto em operações de entrada como em operações de saída.

 

ACESSOS E ATALHOS

O acesso da rotina ocorre por meio do menu: PS - Gerencial >> Processos >> Notas Fiscais >> Recalcular Impostos Notas:

 

 

CONFIGURAÇÃO

 

Para utilização da rotina será necessário que o usuário possua algumas ações liberadas, para determinados tipos ações nos recálculos!

 

Essa configuração é feita pelo usuário supervisor e/ou autorizado através da rotina PS – Gerencial >> Gerente >> Controle de Ações - (Grupo/ Usuário), sendo elas:

 

  • 285 – Permite recalcular os impostos das notas fiscais que geram novo valor contábil: Caso marcado essa opção, o usuário terá permissão de recalcular os impostos das notas fiscais que geram novo valor contábil.

     

  • 286 – Permite recalcular os impostos das notas fiscais transmitidas/autorizadas na SEFAZ: Caso marcada essa opção, o usuário poderá recalcular os impostos das notas já autorizadas na SEFAZ.

 

Outra configuração importante para a rotina é a de Movimentação dos Documentos visto que só será possível realizar o processo do recalculo em notas que estejam dentro de um período valido para movimentações.

 

Essa configuração é feita através da rotina PS – Gerencial >> Processos >> Movimentações de documentações.

 

 

Nesta o usuário definirá o período inicial e final em que movimentações de em NF’s de Entrada e Saída poderão ser realizadas no sistema. Definidos os períodos, qualquer movimentação feita antes ou depois dos períodos marcados como inicias e finais não será permitida, mediante a bloqueio no momento em que o usuário tentar incluir ou salvar a informação.

 

DESCRIÇÃO DA ROTINA

 

A rotina Processos >> Notas Fiscais >> Recalcular Impostos Notas disponibiliza ao usuário de realizar os recálculos dos impostos das notas fiscais de entrada e saída inclusas no sistema. Além disso a rotina também disponibiliza ao usuário a opção de consultar os logs com o histórico dos recálculos.

 

Tendo isso, ao selecionar a rotina o usuário terá a opção de Recalcular e consultar o Log de Execuções de recálculos já realizados.

 

  • Recalcular

     

 

Selecionando a opção de Recalcular o usuário terá o contato inicial com a tela Recalcular Impostos Notas:

 

 

Nesta, inicialmente o usuário deverá definir os Filtros para a listagem das notas:

 

 

  • Configurações de Nota: Campo onde o usuário poderá filtrar notas de uma configuração de notas específica.

     

  • Intervalo de Data de Emissão e/ou Entrada/Saída: Campos onde o usuário poderá filtrar notas de um período de datas de emissão e/ou entrada e saída específicas.

 

Caso não queira definir um período para a visualização, basta marcar o checkbox (caixa de seleção) Desconsiderar Intervalo.

 

Os checkbox (caixas de seleção) listados abaixo, serão liberados de acordo com a configuração de liberação realizada para o usuário, conforme a instrução inicial do item 3 – Configuração:

 

  • Permite recalcular as notas com novos valores contábeis?

  • Carregar notas que foram transmitidas/autorizadas na SEFAZ?

     

Abaixo destes o usuário tem as opções de Impostos que deverão ser selecionados para serem recalculados em seguida, sendo eles

 

  • ICMS

  • PIS

  • COFINS

  • IPI

  • ISS

 

Após realizados os preenchimentos dos dados da filtragem, basta o usuário utilizar o botão Executar para dar continuidade no processo de recalculo de impostos. Feito isso, o sistema exibirá as notas para recalculo:

 

 

Com isso, basta o usuário utilizar o checkbox (caixa de seleção) da coluna Processar, para selecionar a nota que deseja realizar processo e em seguida utilizar o botão Salvar disponível no canto superior da tela para realizar o recalculo dos impostos da nota selecionada:

 

 

Lembrando que o usuário poderá selecionar os documentos individualmente ou utilizar a opção de seleção múltipla clicando com o lado direito do mouse sobre as colunas de seleção.

 

Após isso, o sistema apresentará a seguinte mensagem, indicando que o processo foi concluído:

 

 

Tendo isso o usuário poderá verificar a coluna Resultado, onde serão listadas as notas e seus respectivos resultados da ação:

 

 

Além disso, o usuário poderá visualizar a nota e os impostos da mesma diretamente na rotina, utilizando o botão de pesquisa localizado na coluna Cadastro.

 

Com isso, o processo do recalculo de impostos estará concluído!

 

  • Log de Execuções

 

 

Para finalizar os processos do recalculo dos impostos das notas, a rotina também dispõe das opções de visualização dos log de execuções, que nada mais é do que a visualização dos históricos com os registros da realização dos recálculos.

 

Neste serão detalhadas informações como, valor antigo e valor novo do imposto, item e imposto alterado no recalculo, número da nota recalculada e também o usuário que realizou o processo e a data em que o processo foi executado.

 

Partindo disso, Selecionando a opção de Log de Execuções o usuário terá o contato inicial com a tela Consulta: Log de Execução – Recálculo de Impostos:

 

 

Nesta serão exibidos todos os logs das execuções, bastando o usuário selecionar o registro que deseja visualizar.

 

 

Lembrando que a rotina tem a apenas funcionalidade de consulta, sendo assim o usuário não consegue fazer nenhuma alteração por meio dela.

 

E desta forma, finalizamos a rotina de Recálculo de Impostos de Notas!

 

RESULTADOS ESPERADOS

A realização das transmissões das NFes pendentes de envio, conforme as aplicabilidades selecionadas.

 

VERSÃO DO SISTEMA DOCUMENTADO

 

Versão 2010.1001.