Configuração e Apuração do LALUR/LACS

OBJETIVO

Esse material tem por objetivo instruir e orientar o usuário quanto na utilização da rotina de configuração do LALUR/LACS no módulo Contábil. 

  • Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR)

  • Livro da Base de Cálculo da CSLL (LACS)

DESCRIÇÃO DA ROTINA/PROCESSO

A rotina de configuração do LALUR/LACS no módulo Contábil tem a finalidade de apurar os impostos IRPJ e CSLL para contribuintes do Lucro Real, e posteriormente levar a apuração para a ECF.

O livro é composto por duas partes:

Parte A: é destinada aos lançamentos de ajustes do lucro líquido, além de valores excluídos, as compensações, adições e as despesas indedutíveis e a respectiva demonstração do Lucro Real.

Parte B: incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a compensar (até 30% do lucro apurado no período), Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até 31.12.1995. 

CONFIGURAÇÃO

Passo 1 – Cadastro do Registro 0000 da ECF

Para efetuar o cadastro do registro 0000 de abertura da ECF é necessário acessar o seguinte menu:

 SPED >> ECF >> Escrituração Contábil Fiscal>>0000- Abertura e Parâmetros.

Basta clicar na opção incluir um novo para o período desejado e preencher as informações pertinentes do arquivo.

 

 

 

 

 Lembrando que se o arquivo tem matriz e filiais deve-se selecionar os estabelecimentos no campo “Estabelecimentos para Apuração IRPJ e  CSLL”. Conforme mostra a imagem a baixo:

Passo 2 – Configuração de Contas para Apuração do IRPJ/CSLL

Para efetuar a configuração de contas para a apuração do IRPJ/CSLL é necessário acessar o seguinte menu: 

 

SPED>>Apuração do IRPJ/CSLL>>Configuração de contas

 

Basta clicar em incluir um novo e preencher o início da vigência (se for 2020 pode incluir 01/01/2020) e clicar em carregar.

 

 

  Nas abas desejadas deve-se preencher as contas contábeis conforme a necessidade do cliente.

 

 Por exemplo, na coluna “Contas saldo anterior” buscará os valores anteriores. Na coluna “Consulta saldo atual” buscará o valor atual da conta. Na coluna “Conta saldo débito” buscará apenas os lançamentos a débito dessa conta e “Conta saldo crédito”  buscará somente os lançamentos a crédito da conta. Na coluna “Fórmula” é possível incluir fórmulas entre as contas, para acrescentar ou deduzir do lucro líquido algum valor,  basta dar um F4 do teclado e cadastrar a fórmula conforme a necessidade do cliente e em seguida informar o código da fórmula no campo desejado.

 

 Lembrando que, ao preencher a coluna do saldo anterior ou saldo atual não pode ser preenchida as demais colunas. As colunas de débito e crédito podem ser preenchidas na mesma linha, o que resultaria em saldo atual.

 Fica a critério do cliente o preenchimento das colunas, bem como a designação das contas responsáveis por cada registro.

 Para informar a provisão de contas:  Basta clicar na aba PROVISÃO e informar as contas em seus respectivos campos para contas de IRPJ e contas de CSLL, caso tenha centro de custo deve ser informado também. Além disso, deve ser preenchido o histórico correspondente, no campo Histórico do Lançamento.

 

 

  

Ainda na aba provisão, é possível criar fórmulas para acrescentar ou deduzir o valor do lucro líquido antes do IRPJ/CSLL. Basta dar um F4 do teclado e cadastrar a fórmula conforme a necessidade de cada cliente e posteriormente informar o código da fórmula no campo desejado (Fórmula IRPJ e Fórmula CSLL).

 

 

Lembrando também, que as contas destacadas em negrito são totalizadores das contas não destacadas. Estas não possibilitam preenchimento.

 

Passo 3 – Apuração do IRPJ/CSLL

 

 Após fazer a configuração das contas, para efetuar a apuração do IRPJ/CSLL é necessário acessar o menu:

 

SPED>>Apuração do IRPJ/CSLL>>Apuração

 

Basta clicar em incluir um novo. Preencher o ano correspondente ao período que esta apurando, selecionar o registro desejado na lista a esquerda de sua tela e clicar em “buscar selecionados”. Assim, listará os valores do registro.

 

 

 

Passo 4 –  Compensar Prejuízos - Identificação da conta na parte B

 

Primeiro passo vai ser preciso fazer a inclusão da linha na parte B na aba “Identificação da conta na parte B“. Identificando a conta que precisa e preenchendo as informações necessárias:

 

Feito isso, na parte A seleciona a conta 172, inclua outra linha no lado da tela e de um F3 do seu teclado na nova linha e informe o código da conta (geralmente é informada a conta 173 - Compensação de Prejuízos Ficais). Logo abaixo, vai abrir uma tela e na aba “Parte B” precisa ser informada a conta cadastrada na parte B e também informar o valor e a data (deve ser o ultimo dia do mês, por exemplo se for anual vai ser 31/12/2020), no campo indicador deve ser a crédito e preencher o campo histórico. Após isso, salvar e conferir o demonstrativo de saldos.

 

 

 Feito isso, basta gerar o arquivo da ECF e validar no PVA correspondente!