MCP - Configuração de Documento
Descrição
No sistema Viasoft Construshow, é possível criar inúmeras configurações de documento conforme o tipo de operação que será necessária realizar, movimentando variados tipos de saldos, utilizando vários tipos de espécies e com configurações específicas. A seguir lhe explicaremos como você pode criar uma configuração de documento.
Índice
Pré-Requisitos
Acesso ao Viasoft Construshow.
Passo a passo
Para cadastrar uma configuração de documento, primeiro passo é acessar a rotina: Configurações >> Documentos >> Configuração de documentos:
Acessado a configuração, será aberto a tela de consulta , onde poderá pesquisar documentos buscando por Filtros : Código, Tipo Operação , Emite NFe
Logo após clicas em “Ok” ira aparece uma nova tela com todos os Documentos que contem algo relacionado aos filtros selecionados a cima.
Para Incluir(criar) um novo documento basta clicar no ícone
como demonstrado na Imagem abaixo , ou pressionar as teclas Ctrl+Ins
Logo após isso abrira a tela para que possa iniciar o processo de Configuração
No campo
“Código” será carregado automaticamente pelo sistema na sequência das numerações do código de configuração de documento.
“Estabelecimento” principal estabelecimento do sistema.
“Descrição da configuração de documento” a descrição que você dará a configuração que está criando.
“Inativa” que será marcado caso a configuração não seja mais utilizada.Na aba “1-Dados Cadastrais” os campos:
“Operação” será informado qual o tipo de operação referente a essa configuração, por exemplo “VD” - Venda.
“Espécie” será informado a espécie do documento, como NF-e, NFC-e entre outros.
“Série” será informado para identificação das séries das notas e carregar a sequência das numerações conforme a série informada.No sub menu “Configuráveis” será preenchido quais as definições da configuração de documento, por exemplo, será movimentar estoque, financeiro. Poderá informar se a configuração irá enviar NF-e, caso gere expedição é aqui onde irá configurar.
A aba “Movimentação de Saldos” somente deverá ser preenchida caso esteja marcado no item anterior como "Movimentar estoque como: SIM”. Nesse campo será informado qual o tipo de saldo essa configuração irá movimentar, como, por exemplo, irá movimentar apenas o saldo físico do item ou o disponível, ou ambos. Para cada tipo de saldo, deverá preencher em uma linha separada.
O campo “Ação a Executar” no menu “Movimentação de Saldos” será configurado de acordo com a operação da configuração, caso utilize uma configuração de venda, poderá informar que irá “Diminuir” porque está saindo do estoque, caso seja uma entrada, pode definir como “Somar” que está entrando mais em estoque.
Na “Aba 2 - Informações Adicionais” poderão ser informados alguns critérios específicos para a configuração, como analíticas, configuração de desconto, comissão, informações sobre pedidos de compra, importação de XML caso seja de entrada.
No campo “Tipos de Acerto Permitidos” poderá definir quais os acertos liberados para essa configuração de documento quando a operação dela for de entrada.
Seguindo as configurações de “NFS-e”, “CTRC”, “FROTA” e “Analíticas de Receita” onde poderá ser informado conforme a necessidade de controle da configuração de documento.
Na aba seguinte “3-A partir De” serão configurados as configurações de documento que podem ser utilizadas para emitir documentos referenciados a partir dela. Configurando apenas uma, ou mais, essa configuração é realizada no campo “Configuração de documento do A partir de".
No campo abaixo, estão as “Informações para carregar do docto de origem” que poderá ser marcado o campo “Carregar” para que o sistema informe automaticamente as informações.
Ao lado direito são as “Configurações Gerais do a partir De” que podem ser marcadas dependendo da necessidade, algumas opções são:
Listar documentos de determinado número de dias, permite alterar o preço, válida desconto, essas configurações são apenas para notas geradas pelo, a partir de.
Na aba “4- Contabilidade” é configurado a parte contábil, onde será marcado se essa configuração será enviada ao contábil, quais impostos e valores serão carregados. Ao lado pode ser informado um histórico padrão com Tag’s para carregamento.
O campo “Contabilização Fixa” será preenchido as contas contábeis, isto é, para essa configuração pode existir uma conta específica de contabilização para cada tipo de imposto.
OBSERVAÇÃO: A aba 4 - Contabilidade é de extrema importância que seja configurada com o auxílio do contador da empresa.Realizado as configurações, basta salvar.
Versão
Versão da Documentação | Autor/Revisor |
---|---|
1.0 | Autor: Lucas Sobrinho |
Versão Sistema : 10.0.2205.1007. | Revisor: |