1 - Mensal
Esse material tem por objetivo apresentar a rotina de cálcluo do processamento mensal.
1. Configurações
Para realizar o cálculo da folha mensal, é necessário algumas configurações no sistema.
1.1 Configuração do Estabelecimento
Para o correto cálculo da folha, é necessário definir como será realizado o cálculo da folha mensal (processamento 1) no sistema. Para realizar essa configuração acesse o menu Cadastros Específicos > Configuração do Estabelecimentos, na aba Configurações de Cálculos, deverá ser realizada as seguintes definições:
Divisor horas normais no cálculo mensal?
Padrão 30 (todos os meses):
Selecionando está opção, o divisor das horas normais do empregado, será realizada por 30, independente se o mês possui 28,29,30 ou 31 dias.
Padrão 30 exceto fevereiro:
Selecionando está opção, o divisor das horas normais do empregado, será realizada por 30 em todos os meses, exceto em fevereiro que será realizada a divisão por 28 ou 29 dias.
Conforme o mês:
Selecionando está opção, o divisor das horas normais do empregado, será realizada conforme o total de dias do mês.
Admitidos/Demitidos conforme nº de dias do mês
Sim:
Selecionando está opção, nos meses em que o empregado for admitido ou demitido, a divisão de suas horas normais, será realizada pela quantidade de dias do mês.
Não:
Selecionando está opção, nos meses em que o empregado for admitido ou demitido, a divisão de suas horas normais, será realizada por 30 dias, independente se o mês possuir 28,29,30 ou 31 dias.
1.2 Fixo Geral
Para que os eventos sejam calculados na folha de forma automática, é necessário inserir os eventos no fixo geral. Neste cadastro deverá ser inserido os eventos que são comuns para todos os empregados do estabelecimento. Ao inserir o evento, o sistema realiza algumas validações para identificar para qual empregado, deverá ser calculado cada evento. Exemplo um evento de afastamento por auxílio doença, só irá ser calculado para os empregados que em seu cadastro possui a situação de auxílio doença (situação 4).
Para inserir um evento no fixo geral, acesse menu Cadastros Específicos > Fixo Geral.
Estabelecimento: Deverá ser selecionado para qual estabelecimento será cadastrado esse evento.
Evento: Selecione qual evento deseja inserir no cadastro do fixo geral.
Periodicidade por Mês: Insira em quais meses, o evento deverá ser calculado.
Periodicidade por Mês Ano: Se o evento deverá ser calculado apenas em um determinado mês de um determinado ano, deverá ser inserido o mês e ano nesta aba.
Parâmetros: Para eventos de cálculo 10, deverá ser inserido um valor para que calcule. Para eventos com outros cálculos, poderá ser fixado um parâmetro ou valor para o cálculo. Deixando sem informação, será realizado o cálculo automático definido no cadastro do evento.
Para facilitar a inclusão dos eventos no fixo geral, no menu Processos > Especiais > Inclusão do Fixo Geral, poderá ser inserido eventos em massa.
1.3 Fixo por Empregado
Para eventos que são fixos para apenas alguns empregados, pode ser utilizado a rotina de fixo por empregado. Exemplo: Um empregado apenas recebe adicional de insalubridade, deverá ser incluído neste cadastro o evento, para que seja calculado em sua folha o evento.
Estabelecimento: Deverá ser selecionado para qual estabelecimento será cadastrado esse evento.
Empregado: Selecione para qual empregado, será inserido este evento.
Evento: Selecione qual evento deseja inserir no cadastro do fixo geral.
Periodicidade por Mês: Insira em quais meses, o evento deverá ser calculado.
Periodicidade por Mês Ano: Se o evento deverá ser calculado apenas em um determinado mês de um determinado ano, deverá ser inserido o mês e ano nesta aba.
Parâmetros: Para eventos de cálculo 10, deverá ser inserido um valor para que calcule. Para eventos com outros cálculos, poderá ser fixado um parâmetro ou valor para o cálculo. Deixando sem informação, será realizado o cálculo automático definido no cadastro do evento.
Para facilitar a inclusão dos eventos no fixo por empregados, no menu Processos > Especiais > Fixo por empregado > Inclusão de eventos no fixo por empegado, poderá ser inserido eventos em massa.
1.4 Demais Fixos e Rotinas
Fixo por Sindicato: Poderá ser fixado eventos conforme os sindicatos dos empregados. Exemplo: A empresa precisa descontar uma mensalidade sindical para todos os empregados de um determinado sindicato, inserido o evento no fixo por sindicato, será calculado na folha de todos os empregados vinculados a este sindicato o desconto.
Para realizar o cadastro acesse Menu Cadastros Gerais > Sindicatos, na aba Fixo Sindicato.
Fixo por Função: Poderá ser fixado eventos para uma determinada função. Exemplo: A empresa paga adicional de quebra de caixa, para todos os empregados que estão na função de caixa. Inserido neste cadastro, o adicional será calculado para todos os empregados desta função.
Para realizar o cadastro acesse Menu Cadastros Gerais > Empregados > Funções, na aba Fixo Função.
Fixo por Local: Poderá ser fixado eventos para um determinado local. Inserido o evento no fixo por local, será calculado o evento para todos os empregados vinculados neste local.
Para realizar o cadastro acesse Menu Cadastros Específicos > Locais> na aba Fixo por Local.
Eventos Programados: Para as empresas que possuem empréstimos consignados ou realiza algum desconto em folha parcelado, poderá utilizar essa rotina no Menu Cadastros Específicos > Eventos Programados.
Cadastro de Plano: Para as empresas, que possuem convênio médico, e precisam descontar participação do empregado, deverão lançar os valores do convênio nessa rotina, no menu Cadastros Específicos > Cadastro de Planos, esses valores serão considerados para montagem dos valores do plano de saúde na DIRF.
2. Cálculo da Folha
Após realizar todas as configurações, para efetuar o cálculo da folha mensal (processamento 1), será necessário realizar os seguintes passos.
2.1 Controle de Processamento
O cadastro de controle de processamento, é onde fica vinculado os cálculos, movimentos variáveis e também as definições das tabelas de INSS, IRRF e salário mínimo que será utilizado para o cálculo. Para cada processamento do sistema é necessário abrir um controle de processamento.
Para realizar o cadastro do controle de processamento mensal (processamento 1), acesse o menu Processamentos > Cadastro de Controle.
Processo: Insira qual será o processamento que será efetuado o cálculo.
Data Controle: Para o cálculo mensal, deverá ser inserido a última data do mês de competência do cálculo.
Data Pagamento (IRRF): Informe a data que será pago a folha mensal. Deixando em branco, ao salvar o sistema irá trazer por padrão, conforme o regime de tributação do IRRF da empresa.
Vlr Arredondamento: Para arredondar o valor líquido da folha, poderá ser informado um valor para arredondamento.
Em Aberto? Informe se “Não” caso o cálculo já esteja encerrado, caso fique como “Sim” o sistema permite que seja recalculado a folha dos empregados.
Essa opção é utilizada também para a integração dos recibos com o NELA e para o cálculo automático da rotina da Nova Provisão.
2.2 Movimento
Para realizar lançamentos variáveis na folha, acesse menu Processamentos > Movimento, insira o processo, a data do controle de processamento, o código do empregado, o código do evento e o valor ou quantidade de horas que deverá aparecer na folha.
O sistema também conta com uma rotina para lançamento em massa, acesse menu Processamento > Movimento em Massa.
Insira um novo registro, selecione o processo, a data de controle e o evento. Já na seleção de empregados, selecione quais empregados terá este evento na folha, e os valores correspondentes.
Finalizando, basta salvar o cadastro e clicar em Gerar Movimento do Empregado.
O sistema permite realizar algumas importações no movimento dos empregados.
Ponto Viasoft – No modulo ponto, após o tratamento do cartão ponto do empregado, para exportar acesse o menu Processos > Exportação > Exportar para o Folha.
Benefícios – No modulo folha, no menu Benefícios > Importação > Layout de Importação, poderá ser configurado o layout para importação de arquivos CSV ou TXT. Após configurado, poderá ser importado o movimento no menu Benefícios > Importação > Importação Valores Benefícios.
Importação Movimento – No modulo folha, no menu Processos > Importação > Importação de Movimento, o sistema permite realizar a importação de arquivo TXT no movimento dos empregados.
Importa Ponto – Para as empresas que não utilizam o modulo de Ponto da Viasoft, no modulo da folha, no menu Processos > Importação > Importa Ponto, poderá ser importado de um sistema terceiro, o total da apuração do cartão ponto dos empregados. Para a importação deverá ser configurado o layout no menu Cadastros Gerais > Layouts > Eventos do Ponto e Cadastros Gerais > Layouts > Importação do Ponto.
3. Processamento Mensal
Para realizar o cálculo da folha mensal, acesse menu Processamentos > Mensal, insira a data do controle de processamento.
No campo Data de Pagamento, insira a data que será paga a folha mensal, essa data será utilizado para montar o evento S-1210 do eSocial.
Em empregados, selecione quais os empregados participaram do cálculo.
Na aba movimento, poderá ser efetuado os lançamentos variáveis do empregado, caso não tenha sido lançado ou importado anteriormente.
Realizado os lançamentos, basta clicar em executar para que seja realizado o cálculo.
Após efetuado o cálculo, será exibido na tela um relatório para conferência da folha.
Caso esteja correto o cálculo, basta salvar e emitir os relatórios da folha. Caso necessite recalcular a folha, deverá ser realizado o mesmo procedimento, o sistema permite recalcular a folha, desde que o controle de processamento se encontre aberto.
4. Relatórios
4.1 Cálculos da Folha
Para emitir o relatório para conferência, acesse o menu Relatórios > Verificação > Cálculos da Folha.
Neste relatório será listado todos os eventos do cálculo do empregado, as bases de cálculos e os impostos para conferência.
4.2 Resumo Geral
Para emitir um relatório, com o total de eventos que foram calculados na folha, com as bases de cálculos e os respectivos impostos, acesse o menu Relatórios > Resumos > Resumo Geral.
4.3 Recibo de Pagamento
Para emitir os recibos de pagamento dos empregados, acesse o menu Relatórios > Recibos > Recibo de Pagamento, e escolha o modelo de sua preferência.