CONTROLE DE ORIGEM DOS LANÇAMENTOS NO SOFTWARE FOLHA

1 – Origem dos lançamentos

O software Folha recebe lançamentos de verbas de diversas origens diferentes e também gera lançamentos de diversas rotinas internas, e portanto fica difícil a identificação de onde veio a verba.

Pensando na facilidade de identificação da origem e na integridade de dados foi desenvolvida uma rotina de controle de origem dos lançamentos. Os registros gravados na tabela de movimento (Menu Processamentos – Movimento) passam a ter dois campos a mais: Sistema Exportador e Origem do Lançamento.

1.1 – Sistema Exportador

O cadastro de sistema exportador foi criado para que o usuário possa identificar de qual sistema externo o lançamento foi importado.

O cadastro deve ser feito no menu Cadastros Gerais – Gerais – Sistema Exportador, sendo que o 1 é o Folha e o 2 o Ponto. Isso se faz necessário porque os eventos importados do Ponto Viasoft já gravam com o sistema 2 e os eventos gerados pelas rotinas internas do Folha gravam com o 1.

1.2 – Prática

Para identificar de qual rotina o lançamento foi gerado, foi definido um código que a rotina grava na tabela de lançamentos, abaixo a tabela desses códigos:

Rotina

Código identificador

Lançamentos Manuais

L

Importação de Movimento

M

Importação de Vales

V

Importação de Ponto

P

Importação de PIS

X

Lançamentos Programados

G

Plano de Saúde

S

Integração Cartão Ponto Manual

I

Ponto Viasoft

P

Importação AFUCO (Plugin)

A

No Menu Processamentos – Movimento pode ser consultado a origem do lançamento, os campos são apenas para consulta, não permitindo que o usuário altere essas informações:

As rotinas do Folha e Ponto já estão atualizando os campos de controle e software, portanto as empresas que importam eventos para o movimento terão que cadastrar dentro do Folha os sistemas exportadores.

 

As rotinas de importação terão um campo em tela para informação do código do sistema exportador, caso não seja informado um sistema a rotina colocará por padrão o 1 – Folha.

 

 

.