TalentRH 5.5.2103.1000

Chave

Resumo

Documentação

Chave

Resumo

Documentação

TAL-340

Integração API NELA - Envio do comprovante de rendimentos para o NELA

Menu Processos – Especiais – Sincronização com o Nela – Comprovante de Rendimentos

1 - Objetivo

Ajustado o envio do comprovante de rendimentos ao NELA com o CNPJ da Matriz, conforme é enviado para DIRF

2 – Alteração
Alterado para que busque o CNPJ RAIZ (matriz) quando na configuração do estabelecimento, estiver configurado o estabelecimento centralizador do DARF, considerando o CNPJ do estabelecimento selecionado no campo.

TAL-338

FOLHA - Ajuste na validação do aviso prévio de acordo com a causa de rescisão informada.

Menu Cadastros Específicos - Empregados – Empregados – Situação;

1 - Objetivo

Ajuste no cadastro de situações, quando informado a situação 3 (Rescisão), e uma causa que não gere aviso prévio, para que o sistema permita salvar sem informar uma data de aviso prévio.

2 – Alteração

Menu Cadastros Específicos – Empregados – Empregados – Situação;

Corrigido para que ao cadastrar situação de Rescisão, e uma causa que não exija aviso prévio, que seja permitido salvar a situação de rescisão.

Causas que não exigem Aviso prévio:

1 - Rescisão, com justa causa, por iniciativa do empregador
4 - Rescisão por término de contrato a termo
8 - Outros motivos de recisão de contrato de trabalho.
30 - Falecimento
31 - Falecimento motivado por acidente de trabalho
48 - Resc. pedido do empregado s/ justa causa. S/ av. prévio
51 - Resc. antecipada do contrato a pedido do empregado
52 - Resc. antecipada do contrato por iniciativa do empregador
49 - Resc. s/ justa causa por inic. do empregador. S/ av. prévio
53 - Rescisão por término de contrato de Safra
50 - Resc. por térm. do cont. a termo, por pedido do empregado.
68 - Resc. por nulidade de contrato de trab., declarada em decisão judicial.
69 - Resc. do cont. de trab. por falecimento do empregador ind.sem continuidade.
73 - Rescisão por motivo de força maior
75 - Exoneração do Diretor Não Empregado sem justa causa, por deliberação da assemble
76 - Término de Mandato do Diretor Não Empregado que não tenha sido reconduzido ao ca
77 - Exoneração a pedido de Diretor Não Empregado
78 - Exoneração do Diretor Não Empregado por culpa recíproca ou força maior
79 - Morte do Diretor Não Empregado
80 - Exoneração do Diretor Não Empregado por falência, encerramento ou supressão de p
99 - Outros - trabalhador sem vínculo
84 - Rescisão do contrato de aprendizagem por desempenho insuficiente, inadap.
86 - Retorno de Susp. temporária do contrato de trabalho nos termos da MP 936/2020

Validado as causas acima pelos campos Rescisão = ‘S’ e aviso prévio = ‘N’:

  • Se no campo do aviso prévio estiver ‘N’, não reportará mensagem sobre a obrigatoriedade do aviso e permite salvar a situação de rescisão sem a data de aviso prévio.

  • Se neste mesmo campo estiver a informação ‘S’, e não for informado a data do aviso prévio, reportará mensagem “O campo Data Aviso deve ser informado”, não permitira salvar a situação sem a informação data de aviso.

Alterado os campos, que não permitiam edição para que possa ser informado os dias de aviso no cadastro de situação, para que em dias aviso cumprido, dias de aviso indenizado e data de projeção aviso possa ser informado conforme a situação de aviso prévio do empregado.

Quando informado no campo Dias de aviso cumprido, mais indenizados e a soma dos dois ultrapassar 90 dias reportará mensagem “Aviso prévio não pode ultrapassar 90 dias”.

Campo FGTS em GRRF ajustado para que busque as opções ‘S’ ou ‘N’ de acordo com a causa da rescisão, esse campo será preenchido somente se a situação for 3 – Rescisão, além disso validará o campo Libera FGTS? da causa do empregado.

  • Se o campo Libera FGTS? na causa estiver = ‘N’ no cadastro de situação, preencherá com ‘N’ automaticamente conforme a causa informada pelo usuário, mas somente fará desta forma para a situação 3 – RESCISÃO.

  • Se o campo Libera FGTS? na causa estiver = ‘S’ no cadastro de situação, preencherá com ‘S’ automaticamente conforme a causa informada pelo usuário, mas somente fará desta forma para a situação 3 – RESCISÃO.

TAL-330

FOLHA - Aumentar o Campo "Descrição da Atividade" do cadastro de função.

Menu Cadastro Gerais – Empregados – Funções;

Menu Processos – Especiais – Sincronização com o NELA – Funções;

1 - Objetivo

Possibilitar que o usuário faça o lançamento de mais informações no campo descrição da atividade no cadastro de funções do folha e essa informação também está visível no NELA.

2 – Alteração

Alterado o tamanho do campo descrição da função para 10.000 caracteres possibilitando que usuário faça o lançamento de mais informações referente a descrição da atividade desempenhada pelo colaborador.
Essa informação também será exibida no NELA, verificado a integração da API entre NELA e folha.

TAL-321

FOLHA - Ajuste Layout Rais ano Base 2020

Menu Processos – Rais – Sistema;

Menu Processos – Rais – Arquivo;

Menu Cadastros específicos – RAIS;

1 - Objetivo

Ajustar a geração da RAIS, para atender o novo layout ano base 2020.

2 – Alteração

Menu Processos – Rais – Sistema;

Menu Processos – Rais – Arquivo;

Menu Cadastros específicos – RAIS;

Período para envio da Rais 13/03/2021 – 12/04/2021.

Para as empresas que pertencem aos grupos 01 e 02 do eSocial somente poderão enviar ou corrigir informações mediante o envio de eventos pelo eSocial.

A partir do ano-base 2019, empresas que fazem parte do grupo de envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial tiveram a obrigação de declaração via RAIS substituída, conforme Portaria SEPRT Nº 1.127/2019. O cumprimento da obrigação relativa à RAIS ano-base 2020, bem como eventuais alterações relativas ao ano-base 2019 por estas empresas se dá por meio do envio de informações ao eSocial.

Para as empresas compreendidas nos grupos 1 e 2 de obrigados ao eSocial, o cumprimento da obrigação do art. 24 da lei 7.998/90 combinada com o Decreto 76.900/75 se dá exclusivamente pela transmissão das informações ao eSocial, nos termos da Portaria 1.127/19.

A declaração da RAIS ano-base 2020, por meio do GDRAIS, por empresas compreendidas nos grupos 1 e 2 de obrigados ao eSocial, não tem qualquer valor legal, inclusive para fins de habilitação de trabalhadores ao recebimento do abono salarial.

No novo layout foram adicionados dois campos matrícula e categoria, implementado no sistema para que trate as alterações do novo layout;

Campo Matricula:

Matrícula – Nesse campo, será informada a matrícula atribuída ao trabalhador pela empresa ou, no caso do servidor público, a matrícula constante no Sistema de Administração de Recursos Humanos do órgão. O preenchimento deste campo é OPCIONAL e deve-se observar a limitação de 30 (trinta) caracteres. Atenção: Se o trabalhador tiver mais de um vínculo com o mesmo declarante, observadas as normas constitucionais de acumulação de cargos, empregos e funções públicas. Para cada vínculo deve ser atribuída uma matrícula. Havendo readmissão de emprego é considerado um novo vínculo e recebe uma nova matrícula.

No Software Folha ajustado para que o processo de geração da Rais Sistema e Rais arquivo leve a Matricula do eSocial presente no cadastro do empregado, pois esse código é único por colaborador, no layout da RAIS deve ser informado na posição da 544 a 573, com até 30 caracteres, o qual aceita o tipo alfanumérico.

Campo Categoria:

Categoria – O campo categoria foi incluído com o intuito de padronizar as informações da RAIS e do eSocial. Para o ano-base 2020, o preenchimento deste campo é OPCIONAL e deve conter o código da categoria do trabalhador, conforme a Tabela 01 do eSocial.

No Software folha buscará a informação do vínculo do empregado campo Código eSocial, no cadastro de empregados, na geração do arquivo montar essa informação na posição 574 a 576 com 3 caracteres do tipo numérico.

Campo PARA USO DA EMPRESA:

Adequado a montagem do campo “Para uso da Empresa” para a posição 577 a 584, no antigo layout (2019) ele era montado na posição 544 a 551, o campo permanece no mesmo formato ALFANUMÉRICO com até 8 caracteres. No software Folha o preenchimento dessa informação é realizado no menu cadastros específicos – RAIS - aba Padrão, campo Para uso da Empresa, conforme imagem a baixo, hoje esse campo estava levando o código do empregado, mas como no novo layout há um campo específico para isso MATRICULA (mencionado acima), esse campo Para uso da Empresa não deverá mais montar automaticamente a matricula do colaborador e ficar em “branco” para que o usuário preencha algo que julgar necessário.

Em 01/03/2021 foi corrigido o texto dos registros tipo "0" e tipo "9" (posição 007 a 020), com a palavra "CAEPF", ajustado no folha para que gere essa informação no arquivo.

TAL-313

PONTO - Controle de Horas de Atestado

Menu Cadastros Específicos - Cartão Ponto Mensal;

Menu Cadastros Específicos - Cartão Ponto Manual;

Menu Cadastros Específicos - Cartão Ponto Diário;

Menu Relatórios - Cartão Ponto;

Menu Relatórios - Cartão Ponto Reduzido;

1 - Objetivo

Possibilitar a correta exibição das horas de atestado do colaborador no cartão ponto.

2 – Alteração

Menu Cadastros Específicos - Cartão Ponto Mensal;

Menu Cadastros Específicos - Cartão Ponto Manual;

Menu Cadastros Específicos - Cartão Ponto Diário;

Menu Relatórios - Cartão Ponto;

Menu Relatórios - Cartão Ponto Reduzido;

Implementado no módulo folha a separação de atestado e auxílio doença/Acidente de trabalho para que quando houver atestado de menor ou igual 15 dias seja lançado diretamente na situação de Atestado.

Diante disso, implementado no ponto o controle desses dias de atestado para que quando lançado a situação 19 – Atestado liste no ponto “Atestado” referente aos dias da situação lançada.

Nos relatórios de cartão ponto do colaborador serão exibidos os dias de atestado, conforme o cálculo do ponto.

TAL-311

FOLHA - Ajustar o relatório de contribuições sociais para que considere o processamento 21 - "Diferenças Salariais"

Menu eSocial – Relatórios – Contribuições Sociais

1 - Objetivo

Ajustado para que considere a base de INSS e valor de INSS referente ao processamento 21, no relatório de conferência do eSocial "Contribuições Sociais".

2 – Alteração
Ajustado para que considere também o valor da Base de INSS e Valor de INSS referente ao processamento 21 para que liste as informações junto com os demais processamento enviados ao eSocial,

TAL-308

FOLHA - Componente de Filtro de pesquisa na tela de exportação contábil.

Menu Cadastros Gerais – Configuração – Configuração de Exportação Contábil

1 - Objetivo

Criado filtro semelhante ao grid do cadastro de empregados, para que seja possível o usuário localizar as informações referentes as contas contábeis e eventos na rotina de configuração da exportação contábil.

2 – Alteração
Disponibilizado o componente do filtro semelhante ao que o folha tem no cadastro de empregados, na tela da configuração da exportação contábil para melhor visualização na consulta dos eventos e contas contábeis.

TAL-305

FOLHA - Melhoria no desempenho ao acessar o cadastro de Funcionários.

Menu Cadastros Específicos – Empregados

1 - Objetivo

Melhorado a performance ao abrir o cadastro de empregado, pois estava levando muito tempo por empregado, o que dificulta a visualização e atrasando a consulta de informações.

2 – Alteração

Realizado a melhora na performance da consulta de empregados, o sistema estava levando mais que um minuto para abrir o cadastro de cada empregado, no dia a dia esse processa fica muito “moroso” ao usuário.

Verificado as consultas que buscam as informações dos colaboradores, otimizando os processos de consulta de empregado, inclusão e edição de dados.

O carregamento das Abas serão conforme for clicado pelo usuário, não tendo nenhuma alteração nos dados e processos antigos.

TAL-302

FOLHA - [Nova Rotina de Provisão] Tratamento para dobra de férias.

Menu Processamentos - Provisão;

Menu Processamentos – Provisão Acumulada;

1 - Objetivo

A CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – traz em seus artigos 134 e 137 os pontos que esclarecem que o não pagamento das férias ao empregado ou que ocorra fora do período concessivo, terá como consequência o pagamento em dobro do benefício.

2 – Alteração

Menu Processamentos - Provisão;

Menu Processamentos – Provisão Acumulada;

Implementado para que apure em eventos separados os valores referente as férias dobradas, sendo a dobra do salario, médias, e 1/3 sobre as férias.

O sistema varrerá o período aquisitivo do empregado e identificar quais os períodos que estão em aberto os quais ocasionaram a “dobra” de férias ou seja os períodos que ultrapassam o concessivo que são os 12 meses após o período aquisitivo onde o colaborador deve gozar as férias , após identificar os períodos buscará os cálculos do empregado referente ao processamento “1 - mensal” do colaborador referente ao primeiro e segundo período concessivo que não tiveram férias cadastradas.

O montante apurado deverá ser apurado nos eventos de provisão de férias vencidas, respeitando o seguinte cálculo:

O ajuste deverá respeitar o seguinte cálculo:

+Provisão Acumulada do Mês (processamento 9)

-Provisão Acumulada do Mês Anterior (processamento 9 mês anterior)

+Férias pagas (na competência selecionada) (Processamento 2 = Provisão do Mês (Processamento 8)

Criado o cálculo novo que traga a dobra do salário e do adicional de 1/3 e que some o valor em um evento de “Provisão de Dobra de Férias”.

Evento 1300 - Provisão de Férias alterado para que não considere mais o cálculo dobrado e suas respectivas médias. E também criado evento para que apure as férias vencidas em evento separado do 1300.

Criado memória de cálculo para conferência de como o sistema chegou no cálculo da dobra e qual período aquisitivo considerou.

Adequado o modo reflexo “Dobra de Férias” para que busque todos os períodos aquisitivo vencidos em aberto.

Tratado para que se o empregado tiver a quitação das férias dobradas, não apure mais nos cálculos de provisão os eventos de férias dobradas.

Eventos criados nas bases padrões para adequação deste cálculo:

Provisão Férias Dobradas e vencidas

  • 1390 – Provisão Dobra de Férias

    • Cálculo 52

  • 1391 - Provisão - M. Dobra de Férias

  • 1392 - Provisão - M. Adicionais Dobra de Férias

  • 1381 - Provisão 1
    3 Dobra de Férias

  • 1311 - Provisão - M comissão Férias Dobradas

  • 1393 - Provisão Férias Vencidas

TAL-298

FOLHA - Adequação no envio dos afastamentos ao novo layout do SEFIP.

Menu Cadastros Específicos - Empregados;

Menu Processamentos -GPS;

Menu Processamentos -GPS sobre Faturamento;

Menu Processos - SEFIP/GRRF/PIS - SEFIP 8.4;

Menu Relatórios - Resumos - Resumo Geral;

Menu Relatórios - INSS - Analítico de GPS;

Menu Relatórios - INSS - Conferência SEFIP;

Menu Processos - Importação - Importação/exportação da base;

1 - Objetivo

Adequar o sistema ao novo layout do SEFIP e atender corretamente o envio das informações.

2 – Alteração

Menu Cadastros Específicos - Empregados;

Implementado no sistema o controle de atestados, incluído nova situação 19 – Atestado e causa 55 - Licença com percepção de salário, para informar os atestados menores ou igual a 15 dias, dessa forma os valores calculados para atestados serão enviado normalmente para Sefip com tributação de INSS, FGTS.

Ao incluir a situação 4 ou 5, reportará a mensagem “Gera benefício Previdenciário?” ao selecionar sim, abrirá campo pra informar a quantidade de dias de atestado, caso selecionar não será lançada automaticamente a situação 19 e causa 55.

Criado evento para situação de atestado "Horas Atestado" para que compute corretamente os dias/horas de atestados menores que 15 dias dos colaboradores, esse evento validará a situação. O evento terá incidência da parte patronal, bem como será enviado ao eSocial com as incidências padrões (INSS,FGTS,IRRF), e calculará somente quando houver a situação 19 informada no mês para o empregado.

No cálculo da folha, base INSS será deduzido os valores dos eventos abaixo, sendo esses os valores que não tributam INSS, portante não serão mais enviados a Sefip:

  • 14-H. Afast. Aux. Doença Diurnas (Paga)

  • 16 - H. Afast. Aux. Doença Not. (Paga)

  • 18 - H. Afast. Acid. Trab. Diur.(Paga)

  • 19 - H. Afast. Acid. Trab. Not. (Paga)

  • 72 - H. Afast. Aux. Doença Diu.(Paga) - INSS Empregado

  • 73 - H. Afast. Aux. Doença Not (Paga) - INSS Empregado

  • 82 - H. Afast. Acid. Trab. Diur.(Paga) - INSS

  • 83- H. Afast. Acid. Trab. Not.(Paga) - INSS Empregado para gravar o valor “.

Menu Processamentos -GPS;

Menu Processamentos -GPS sobre Faturamento;

Com as alterações mencionadas acima foi preciso também alterar o calculo de GPS e GPS sobre Faturamento para que deduza os valores dos eventos mencionados, e considere para cálculo do INSS patronal, somente os valores não computados para afastamento.

Menu Processos - SEFIP/GRRF/PIS - SEFIP 8.4;

Na geração da Sefip foi preciso ajustar os campos:

REGISTRO TIPO 30 – Registro do Trabalhador:

  • Valor Descontado do Segurado – Montará o valor descontado em folha referente aos eventos de INSS.

  • Remuneração sem 13º – Montará a base de FGTS total do empregado.

  • Remuneração base de cálculo da contribuição previdenciária – Montará os valores de proventos, desconsiderando os eventos de afastamentos que não incidem mais imposto patronal calculados na folha.

  • Múltiplos vínculos – Montará sempre que houver afastamento situação 4 e 5, onde os dias de afastamento serão maiores que 15.

REGISTRO TIPO 32 – Registro do Trabalhador:

Ajustado para que no arquivo da sefip traga as movimentações dos afastamentos corretamente.

Exemplos:

  • Empregado com situação 4 - Afastamento auxilio doença em 01/03/2021 20 dias.

    • 01/03/21 Montará P3 - referente ao início do afastamento

    • 16/03/21 Montará Z5- referente ao termino dos 15 primeiros dias

    • 16/03/21 Montará P1- referente ao inicio do afastamento pelo INSS

    • 21/03/21 Montará Z5 - referente ao termino do afastamento total.

  • Empregado com situação 5 - Acidente de Trabalho em 01/03/2021 20 dias.

    • 01/03/21 Montará O3 - referente ao início do afastamento

    • 16/03/21 Montará Z6- referente ao termino dos 15 primeiros dias

    • 16/03/21 Montará O1- referente ao inicio do afastamento pelo INSS

    • 21/03/21 Montará Z2 - referente ao termino do afastamento total.

  • Empregado com situação 19 - ATESTADO em 01/03/2021 10 dias.

    • 01/03/21 Montará Y - referente ao início do atestado

    • 11/03/21 Montará Z5 - referente ao termino do atestado total total.

Menu Relatórios - Resumos - Resumo Geral;

Menu Relatórios - INSS - Analítico de GPS;

Menu Relatórios - INSS - Conferência SEFIP;

Ajustado nos relatórios para que traga a base correta de INSS, para empregados com situação de afastamento no mês.

Menu Processos - Importação - Importação/exportação da base

Orienta-se que após a atualização do sistema, para o correto funcionamento da implementação de envio dos afastamentos ao SEFIP, seja efetuado o processo de Importação/Exportação da Base de eventos, pois foram criadas novas situações e eventos para comportar essa alteração no SEFIP. Essa funcionalidade está disponível no software Folha Viasoft, no Menu Processos - Importação/Exportação da Base.

SEFIP 8.4

A SEFIP liberou uma nova versão para ser utilizada a partir de 12/2020 contendo alterações para atender ao parecer SEI Nº 16120/2020/ME em relação ao recolhimento da parte patronal sobre os 15 dias de atestado que antecedem o afastamento de benefício.

De acordo com o manual a alteração foi a seguinte:

  • 4.7.5 – Afastamento temporário referente aos primeiros 15 (quinze) dias que antecedem ao auxílio-doença por motivo de doença ou de acidente (movimentações O3 e P3) a partir da competência 11/2020

Essa alteração é a aplicação do parecer da PGFN da não incidência de INSS Patronal (20% + RAT + Terceiros) nos primeiros 15 dias de atestado, quando houver, em seguida o afastamento previdenciário, seja por auxílio doença ou acidente de trabalho.

Fonte: Manual SEFIP

Portanto orienta-se que seja atualizado o validador SEFIP para a versão mais recente disponibilizada, (Versão 8.40 de 26/12/2020) para que compreenda corretamente o envio de acordo com as novas alterações mencionadas acima. O validador encontra-se disponível para download no site da Caixa:

[Download de Arquivos | Caixa|https://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx]

TAL-283

PONTO - Ajuste na opção de mover batidas selecionadas na tela de Cartão Ponto Mensal

Menu Cadastros específicos - Cartão Ponto Mensal;

1 - Objetivo

Ajustar a opção de mover batidas na tela do cartão ponto mensal, para facilitar a usabilidade no tratamento do cartão ponto.

2 – Alteração

Menu Cadastros específicos – Cartão Ponto Mensal;

Corrigido o erro ao mover batidas selecionadas na tela de cartão ponto.

TAL-275

FOLHA - Correção TRCT Homolognet e Completo, quando necessita de quebra de página

Menu Relatórios – Recibos – TRCT – TRCT Homolognet;
Menu Relatórios – Recibos – TRCT – TRCT Completo;

1 - Objetivo

Ajustado o TRCT para que emita corretamente o valor líquido da rescisão, quando houver quebra de página.

2 – Alteração

Menu Relatórios – Recibos – TRCT – TRCT Homolognet;
Menu Relatórios – Recibos – TRCT – TRCT Completo;

Verificado os relatórios TRCT Homolognet e TRCT Completo, para que deduzam corretamente os descontos mesmo quando ultrapassam para a segunda página, fechando o valor líquido do relatório com o valor calculado na rescisão.

Eventos que não estejam configurados será exibido a mensagem “Existem eventos não configurados. Os mesmos foram adicionados aos campos de Outros Proventos e Outros Descontos” levando para os campos 95 – Outros Proventos e 115 – Outros Descontos.

TAL-273

Migração para FB 3.0

Migração Firebird

1 - Objetivo

Migrar o Sistema Folha e Ponto de Firebird 2.5 para Firebird 3.0

2 – Alteração

O Firebird 3.0 teve sua arquitetura remodelada, com isso para migração foi necessário realizar os testes nas principais rotinas do Sistema Folha e Ponto, cadastros, processos, processamentos, relatórios e verificado que não teve alterações de comportamento no sistema.

TAL-272

FOLHA - Nova rotina para Processamento de Provisões (Avo a Avo e Acumulada)

Rotina Habilitada Via Plugin;

Menu – Processamentos – Provisão avo a avo;

Menu - Processamentos – Provisão Acumulada;

1 - Objetivo

Melhorar a usabilidade/processamento da provisão acumulada e avo a avo, para que ambos os processamentos calculem de uma só vez, facilitando o acesso as informações e evitando trabalho manual por parte do usuário.

2 – Alteração

Menu – Processamentos – Provisão avo a avo;

Menu - Processamentos – Provisão Acumulada;

Criado novos processamentos para apuração da provisão mensal e acumulada, sendo eles 8 – Provisão Avo a Avo e 9 – Provisão Acumulada, processamentos habilitados pelo plugin RHPROCSPROVISÃO.

Na configuração do estabelecimento incluído novo campo disponível somente quando o plugin estiver habilitado, sendo ele “Calcula Provisão 13° e Férias” opções sim e não, Selecionando sim neste campo, ao fechar o controle de processamento mensal, os processamentos 8 e 9 e seus controles de processamento, serão incluídos e efetuados e calculados automaticamente, caso neste campo a informação esteja com não, somente será fechado o controle mensal, não serão executados os processamentos 8 e 9.

Foi incluído este novo campo a RHFILIAL onde gravará S ou N.
Se houver a necessidade de executar os processamentos manuais estes poderão ser feitos pelo processamento rápido, e somente permitirá calcular o processamento 9, sendo que o processamento 8 sempre executará junto com o 9.

A mesma forma se dará para o controle de processamento, ao incluir o controle manual do processamento 9, já será gravado o controle do processamento 8 também com as mesmas informações.

Cálculos das provisões – validações:

Cálculo do Processamento 8 – Provisão Avo a Avo:

+Processamento 9 – Provisão acumulada do mês

-Processamento 9 – Provisão acumulada do mês anterior

+ Férias Pagas no mês (Na competência)

Resultado gravará no processamento 8 – Provisão Avo a Avo.

Para empregados que não tiverem período aquisitivo incluído no histórico, ao fechar o controle mensal não calculará a provisão automaticamente, e ao tentar excluir o controle de processamento 8 ou 9 reportará mensagem avisando qual empregado está sem o período informado.

Para o processamento rápido sempre validará o campo no cadastro de estabelecimento caso este esteja com Não, irá bloquear o cálculo do processamento 9, sempre que efetuado o cálculo pelo processamento rápido, irá validar também o controle de processamento se não estiver incluso e aberto não fará o cálculo.

TAL-266

FOLHA - Gerar corretamente a estabilidade quando o empregado tem prorrogação de redução/suspensão.

Menu Cadastros específicos – Empregados – Adesão MP 936/2020;

Menu Cadastros específicos – Empregados – Estabilidade;

1 – Objetivo

Gerar corretamente a estabilidade quando o empregado tem prorrogação de redução/suspensão.

2 – Alteração

Menu Cadastros específicos – Empregados – Adesão MP 936/2020;

Menu Cadastros específicos – Empregados – Estabilidade;

Ajustado o cálculo de estabilidade para os empregados que tiveram suspensão pela MP 936/2020 e após isso sofreram prorrogação da suspensão por mais “x” dias. A garantia de estabilidade do emprego é válida durante o período acordado de redução de jornada ou suspensão de trabalho e pelo mesmo período após o restabelecimento da jornada ou do encerramento da suspensão.

Exemplo:

Empregado com 90 dias de suspensão/redução, e mais 30 dias de prorrogação de benefício, no histórico esta traz as datas corretamente, ao fazer o cálculo da estabilidade não estava considerando as informações da prorrogação para soma da estabilidade, validado para que o sistema sempre considere a quantidade total de Adesão a MP936 para apurar os dias de estabilidade ao empregado.

TAL-256

FOLHA - Correção na montagem das Obras na RAIS

Menu Processos – RAIS – Sistema;
Menu Processos – RAIS – Arquivo;

1 - Objetivo

Atender ao novo layout da RAIS ano-base 2020 para empresas que possuem obras em seus estabelecimentos.

2 – Alteração

Menu Processos – RAIS – Sistema;
Menu Processos – RAIS – Arquivo;

Para as empresas que possuem obras, validado o arquivo para montar com o prefixo, evitando de ser necessário a unificação do arquivo manual.

Os prefixos serão gerados com número sequencial, pois são usados apenas para poder repetir o CNPJ conforme layout, registro 9.

Ao importar o arquivo na RAIS, as obras ficarão abaixo do CNPJ a que estão vinculadas. Sendo cada estabelecimento um “subarquivo” para cada declaração. Levando em cada obra ou grupo o prefixo 01,02,03 e assim por diante.

A informação das obras estão alocadas no Local, campo Tomador.

TAL-175

FOLHA - Corrigir o cálculo de férias proporcionais e avos de férias na rescisão.

Menu Processamentos – Rescisão;

1 - Objetivo

Corrigir o cálculo de Férias Proporcionais e Avos de férias sobre aviso prévio na rescisão.

2 – Alteração

Menu Processamentos – Rescisão;

Corrigido o cálculo do evento 700 – Férias Proporcionais e 952 – Avo de Férias Sobre Aviso Prévio na Rescisão para que apure corretamente os avos de direito.

Em alguns casos na apuração desse evento 700 estava considerando um avo a menos e apurando um a mais no evento 952, e quando havia somente o evento 700 também estava apurando um avo a menos. Corrigido para que apure corretamente os avos de direito de cada evento.

TAL-14

FOLHA - Ajuste no Relatório de Contribuições Sociais

Menu eSocial – Relatórios - Contribuições Sociais;

1 - Objetivo

Ajustar o relatório “Contribuições Sociais” para que ao selecionar o tipo de relatório = “Empregados”, sejam exibidos apenas os empregados do estabelecimento, excluindo os prestadores.

2 – Alteração

Menu eSocial – Relatórios - Contribuições Sociais;

Efetuado as seguintes alterações no relatório de contribuições sociais:

  • Quando selecionado em tela para emissão do relatório somente do empregado, alterado para que liste somente empregados sem prestador.

  • Adequado o layout do relatório para que quando o usuário selecionar a opção Tipo de Relatório = “empregado”, seja removida a descrição do cabeçalho do relatório “Empregado/Prestador de Serviço”, exibindo apenas “Empregado”, além disso no caso do tipo de relatório = “empregado”, ocultado as colunas V.SEST, V.SENAT, pois são usadas apenas com os prestadores.

  • Criado um novo filtro de emissão do relatório para que possa ser emitido dos empregados + prestador.

TAL-12

FOLHA - Ajustar as médias de provisão para que proporcionalize corretamente.

Menu Cadastros Gerais – Gerais – Eventos – Cálculos;

Menu Processamentos – Rescisão;

Menu Processamentos – Férias;

Menu Processamentos – 13º salário;

Menu Processamentos – Provisão;

Menu Processamentos – Provisão Acumulada;

1 - Objetivo

Corrigir a apuração das médias, quando nos parâmetros dos eventos estiver a opção proporcionalidade = 2 - Ao Nro de Ocorrências?

2 – Alteração

Menu Cadastros Gerais – Gerais – Eventos – Cálculos;

Menu Processamentos – Rescisão;

Menu Processamentos – Férias;

Menu Processamentos – 13º salário;

Menu Processamentos – Provisão;

Menu Processamentos – Provisão Acumulada;

Corrigido a apuração das médias, para que respeitem a configuração de “Proporcionalidade” configurada, ajustado os cálculos 6 e 7.

Provisão Férias Proporcionais

Nos eventos que tiverem a informação configurado no campo Popoocionalidade, a opção 2 – Ao Nro de Ocorrências?, Corrigido para que apure corretamente as médias, considerando a quantidade de ocorrências do evento para primeira divisão na apuração da média Exemplo:

  • Empregado com 8/12 avos de férias proporcionais

  • Número de ocorrências 1, mês 08/20, valor 4,48
    Apuração da média:
    Base para Média= 4,48/1/12*8
    Base para Média= 0,37

Provisão 13º Salário

Corrigido a proporcionalidade para os eventos de médias de 13º para que considere o “número de ocorrências”, ou seja valor total, divide pelo número de ocorrências, o resultado dividir por 12 e o resultado multiplicar pelo número de avos do período.

13º Salário 2ª Parcela

Para empregados com admissão durante os 12 meses considerados para média, será considerado a data de admissão e validar o direito as avos respeitando 15 dias trabalhados no mês, e o calculo da media também deverá considerar a soma dos eventos durante o período para 13º, total dividir pelo nro de ocorrências, chegando no valor da média deverá fazer a apuração dos avos de direito.

Férias Proporcionais na rescisão

Corrigido para que considere o número de meses divisor corretamente, atualmente estava considerando 1 avo a menos para essa apuração.

TAL-6

FOLHA - Permitir Cadastrar dois Prestadores com vínculos diferentes.

Menu Cadastros Gerais - Prestadores de Serviço;

1 - Objetivo

Permitir o cadastro de dois ou mais prestadores utilizando o mesmo cadastro de pessoa (CPF).

2 – Alteração

Menu Cadastros Gerais - Prestadores de Serviço;

Alterado a validação no cadastro do prestador, para que permita incluir mais que um prestador com o mesmo código de pessoa, pois existem casos onde a mesma pessoa presta dois tipos de serviço a empresa.

Atenção: Somente será permitido cadastrar dois prestadores com o mesmo CPF se o vínculo/categoria for diferente do cadastro anterior já existente.

Ao tentar incluir novo registro com vínculo/categoria já existente no cadastro anterior reportará a seguinte mensagem “Já existe um prestador cadastrado com o mesmo vínculo”.

TAL-4

FOLHA - Correção na base de FGTS quando há descontos de faltas e aviso prévio indenizado na rescisão.

Menu Processamentos - Rescisão;

Menu Relatórios – Verificação - Cálculos da Folha;

Menu Relatórios - Verificação - Cálculos da Folha por Tomador;

Menu Relatórios – Resumos - Resumo Geral;

Menu Relatórios – Resumos - Resumo Geral por Colunas;

Menu Relatórios – Resumos - Resumo das Bases;

Menu Relatórios – INSS - Conferência SEFIP;

Menu Relatórios – INSS - Analítico de GPS;

Menu eSocial – Relatórios - Contribuições Sociais;

Menu eSocial - Relatórios - Contribuições Sociais Consolidadas;

1 - Objetivo

Ajustar o cálculo da base de FGTS na rescisão, para que siga a mesma lógica do eSocial, de modo que os valores não fiquem divergentes entre a rescisão do folha e no eSocial.

2 – Alteração

Menu Processamentos - Rescisão;

Menu Relatórios – Verificação - Cálculos da Folha;

Menu Relatórios - Verificação - Cálculos da Folha por Tomador;

Menu Relatórios – Resumos - Resumo Geral;

Menu Relatórios – Resumos - Resumo Geral por Colunas;

Menu Relatórios – Resumos - Resumo das Bases;

Menu Relatórios – INSS - Conferência SEFIP;

Menu Relatórios – INSS - Analítico de GPS;

Menu eSocial – Relatórios - Contribuições Sociais;

Menu eSocial - Relatórios - Contribuições Sociais Consolidadas;

Corrigido a listagem da base de FGTS e INSS quando na rescisão possui aviso prévio que tributa INSS.

Ao lançar faltas na rescisão, e o valor do evento era maior que a soma de saldo de salário + adicionais estava descontando da base de aviso prévio, dessa forma os valores não fechavam em comparação entre Sefip, eSocial e Folha.

Corrigido para que os eventos de faltas lançados não alterem o valor de aviso prévio, e na base de INSS e FGTS, caso no calculo de rescisão houver esta situação o valor total do Aviso será a base total de FGTS e INSS.

TAL-2

FOLHA - Envio em massa dos eventos S - 1200 e S - 1210 para o esocial.

Menu eSocial – Processos – Envio em Massa;

Menu eSocial – Processos – Envio em Massa – Log;

1 - Objetivo

Possibilitado para que sejam enviados os eventos S - 1200 e S - 1210 referente a folha dos colaboradores para o eSocial consolidados por grupo de empresas (matriz e filiais) e, também por seleção de estabelecimentos, facilitando o controle de envio e agilizando o processo no Software Folha.

2 – Alteração
Criado novo Menu em eSocial – Processos – Envio em Massa, com filtros de seleção de envio dos eventos mensais para o eSocial, inicialmente o processo será feito para o envio dos eventos S -1200 e S - 1210 referente a folha dos colaboradores, que poderão ser enviados por grupo (matriz e filiais) e também com a possibilidade de seleção de enviar estabelecimentos.

Esse novo processo não impedirá que o usuário use o sistema, pois será trabalhado com um job de envio diretamente no servidor de aplicação devido a demora no processo o envio não ficará visível em tela, no mesmo menu será possível acessar o Log, onde é feito a consulta dos estabelecimentos e eventos já enviados com um percentual de progresso.

Validado para que durante o Envio em Massa não seja possível processar cálculos para os estabelecimentos enviados para não ocorrer alteração de valores entre o Folha e oque foi enviado ao eSocial. Alterações efetuadas durante o processo do envio em massa ao eSocial serão enviados para fila, pois após o envio em massa é verificado os envios pendentes, e ao clicar no botão Enviar Agora reportará mensagem de que “Já existem eventos sendo enviados ao eSocial”.

Se durante o processo de envio em massa, o usuário for enviar S -1200 e S -1210 pelo Envio Mensal reportará mensagem de aviso, bloqueando o envio.

Se durante o processo, tentar fechar o servidor, reportará mensagem que está enviando os eventos ao eSocial, se selecionado “Não” o processo continua e o servidor não é fechado. Se selecionado “Sim” traz um novo aviso e fechará o servidor e o processo de envio em massa é interrompido.