Parametrizações Iniciais
Parametrização no módulo Contábil
Para realizar a conciliação contábil são necessárias algumas configurações iniciais, através do menu: Cadastros » Configurações Contábeis » Conciliação Contábil.
Neste menu é importante vincular o estabelecimento contábil, que se deseja conciliar. É muito importante que se faça as amarrações principalmente, para diferenciar da contabilidade centralizada ou a contabilidade descentralizada. Então, eu preciso vincular em todos os estabelecimentos, qual é o estabelecimento contábil e o de fato que será trabalhado. O sistema gerencial sempre vai ser o sistema agro, porque a conciliação atualmente só é possível com o sistema agro. Também, há possibilidade de vincular aqui as contas de estoque para facilitar o processo de conferência de estoques.
A conciliação de estoque, uma das modalidades da rotina de conciliação, parte com a primeira abertura, onde é necessário identificar os 3 tipos de estoque possíveis numa empresa: Estoque próprio, Estoque de Terceiros em Poder da Empresa, ou Estoque da Empresa em Poder de terceiros. Assim, nos referidos campos, é necessário o usuário informar as contas contábeis, que demonstram no seu balanço, os estoques para cada um destes tipos. Caso a empresa não trabalhe com um determinado tipo, basta deixar o campo em branco, que este não será tratado na conciliação.
No demais, todas as configurações já estão atreladas às configurações de contabilização, seja pelo modulo agro, seja pelo próprio modulo contábil.
Parametrização no módulo FinAgro3C
Para a conciliação contábil de determinado portador é necessário primeiro que este esteja parametrizado para esse fim, portanto no módulo FinAgro3C a seguinte configuração se faz necessária:
1 . Acesse o Módulo FinAgro3C;
2. Navegue através do menu Caixas/Bancos » Portadores (Caixas e Bancos), e selecione o portador que pretende parametrizar;
3. Na aba “Contabilidade”, encontre a opção “Inclui na Conciliação Contábil” e selecione a opção “Sim”;
4. Para confirmar a operação pressione o botão “Salvar” ou a tecla de atalho “Ctrl+S”