Fisco 6.0.2409.1000

Chave

Resumo

Documentação

Chave

Resumo

Documentação

FISCO-1917

FISCAL - Geração do relatório de inventário filtrando por estabelecimentos selecionados

1 - Objetivo

Geração do relatório de inventário filtrando por estabelecimentos selecionados

2 - Alteração

Ajuste na emissão do relatório do inventário, descrito no menu mencionado acima, para não ocorrer erros na emissão, quando utilizado o filtro “todos da empresa ou “Selecionados”.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1909

PATRIMONIO - Erro na montagem dos lançamentos ao exportar para o contábil

1 - Objetivo

Erro na montagem dos lançamentos ao exportar para o contábil

2 - Alteração

Corrigido a montagem dos lançamentos para exportação quando há configuração de cadastro de grupo em cada estabelecimento com o mesmo código do grupo e mesmo código do item e também o código do item tem que ser igual ao código do bem.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1925

FISCAL- Melhoria nas inconsistências da pré-validação do SPED ICMS-IPI para o cfop 6667

1 - Objetivo

Melhoria nas inconsistências da pré-validação do SPED ICMS-IPI

2 - Alteração

Implementado uma tratativa na pré-validação do sped icms-ipi e sped contribuições, mais precisamente na validação da advertência ‘'A CFOP deverá obrigatoriamente ser do mesmo do estado’', para passar a validar a origem/destino = Interestadual, quando a operação fiscal for igual 5667.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1923

FISCAL- Alterações realizadas na Tabela de Meios de Pagamento-Informe Técnico 2024.002

1 - Objetivo

Alterações realizadas na Tabela de Meios de Pagamento-Informe Técnico 2024.002

2 - Alteração

Implementado na tabela FENTRADA e FSAIDA, mais especificamente no campo “FORMPAG”, as novas opções de meios de pagamentos implementados pelo Informe Técnico 2024.002. As opções que foram incluídas e alteradas são as seguinte:

  • Alterada a descrição da opção 05 para “Cartão da Loja”;

  • Alterada a descrição da opção 17 para “Pagamento Instantâneo (PIX)-Dinâmico”

  • Incluso nova opção “20-Pagamento Instantâneo (PIX)- Estático”;

  • Incluso nova opção “21-Crédito em Loja”;

  • Incluso nova opção “22-Pagamento Eletrônico não Informado”.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1922

FISCAL- Autenticação de usuário Windows nos módulos Fisco-Contábil

1 - Objetivo

Autenticação de usuário Windows nos módulos Fisco-Contábil

2 - Alteração

Ajustada a funcionalidade ‘Autentica Usuário Windows’, no qual apresenta o seguinte premissa: Valida ao efetuar o Login se o usuário informado é o mesmo do Windows.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1908

FISCAL - Permitir alteração em Massa para lançamentos com conta Auxiliar.

1 - Objetivo

Permitir alteração em Massa para lançamentos com conta Auxiliar.

2 - Alteração

Alterado para que as alterações em massa permitam alterações em lançamentos com contas auxiliares.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1905

FISCAL- Implementar preenchimento automático do valor de icms não contribuinte no quadro 50 da DIME-SC

1 - Objetivo

Implementar preenchimento automático do valor de icms não contribuinte no quadro 50 da DIME-SC

2 - Alteração

Implementado na apuração da DIME-SC, especificamente na montagem do Quadro 50, a automatização das colunas “Valor Contábil Não Contribuinte” e “Base de Cálculo Não Contribuinte”, similar ao procedimento realizado para os demais campos do quadro, realizado a seguinte tratativa para montagem dos campos do quadro 50: Ao executar a busca de dados na tela de manutenção da DIME, o sistema verifica no cadastro da pessoa associada ao documento fiscal de saída, referente ao respectivo período, se o campo “Indicador IE” na aba “Outros Dados” possui as opções “2-Contribuinte Isento” ou “9-Não Contribuinte”.

  • Caso a verificação seja positiva, os valores dos documentos fiscais retornados serão inseridos nos campos “Valor Contábil Não Contribuinte”, “Base de Cálculo Não Contribuinte” e coluna “Outras”

  • Se a verificação for negativa, então os valores serão inseridos nos campos “Valor Contábil”, “Base de Cálculo”, ou “Outras”.

  • Já o campo “ICMS Retido por ST”, mantém seu preenchimento de forma manual.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1897

CONTÁBIL - Correção de saldo no balancete auxiliar

1 - Objetivo

Correção de saldo no balancete auxiliar

2 - Alteração

Ajuste na emissão do relatório de balancete auxiliar, tanto por todos empresa, quanto na forma especifica/seleciona, para evitar a duplicação dos saldos de débito e crédito.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1509

FISCAL- Melhoria nas notas de Entradas/Saída para Espécie NF3E e NFCom.

1 - Objetivo

Melhoria nas notas de Entradas/Saída para Espécie NF3E e NFCom.

2 - Alteração

Ao acessar a rotina de ‘Movimento » Entradas/Saida” e preencher o campo “Espécie” e o mesmo está ligado ao modelo de nota (66 -NF3-e), e preencher o campo “Série” igual a “0-Zero” e logo gerar o arquivo do EFD-Fiscal, o sistema não gera “0-Zero” no campo Sub-Série;

Ao acessar a rotina de ‘Movimento » Entradas/Saida” e preencher o campo “Espécie” e o mesmo está ligado com modelo de nota diferente de (66 NF3-e) ou modelo (62 NFCom.) Neste caso o sistema deixa desabilitado o campo “Finalidade Emissão NF3E/NFCom”, sem possível preenchimento do mesmo.]

Ao acessar a rotina de ‘Movimento » Entradas/Saida” e preencher o campo “Espécie” e o mesmo está ligado com modelo (66 NF3-e) ou modelo (62 NFCom.) e o campo “Finalidade Emissão NF3E/NFCom” for igual a “2-Substituição”, neste caso o sistema habilita os campos “Chave Referenciada NF3E/NFCom” e o campo “Espécie Referenciada” caso contrário deixa desabilitado.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-976

Contábil - Criar processo de importação dos dados de Cooperativas

1 - Objetivo

Criar processo de importação dos dados de Cooperativas

2 - Alteração

Criado novo layout no confluence com a documentação dos campos e json de exemplo.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-519

Fiscal - Unificar processo MD-e ao processo de Conferência DF-e

1 - Objetivo
Implementar novo método de conferência das notas pela rotina DF-e.

2 - Alteração
Na rotina de Conferência DF-e foram realizados os seguintes ajustes :

  • Removido a validação que existe ao abrir a tela, onde é verificado se há certificado digital. Esta validação agora será feita conforme o próximo tópico;

  • Criar uma tela de de Log, onde serão gravados as seguintes informações:

    • Ao executar a Rotina de Buscar Documentos, caso o estabelecimento não possua certificado digital configurado (pfx), será gravado no log: "O estabelecimento não possui certificado Digital configurado. Configure através do Viasoft Gerente, Menu Cadastros >> Certificados Digitais".

    • Ao executar a rotina, caso possua certificado, mas a API não estiver respondendo, seja por falha de conexão, ou por estar fora, deverá gravar no log: "Não foi possível comunicar com o portal de Documentos. Entre em contato com o suporte".

    • Ao selecionar documentos para importação, caso o documento não possua o XML no portal da nota, não será possível a Importação. Será então gerado o seguinte Log, para cada documentos que não for importado: "Não foi possível importar o documento, pois não existe XML para este documento. Verifique as configurações de Ciência da Operação e download do XML no Viasoft Gerente, Menu Cadastros >> Certificados Digitais".

  • Na opção buscar DF-e , manterá o controle da busca por NSU, porém será alterado para buscar agora do novo portal de notas, e não mais da Receita;

  • Continuará salvando as informações nas tabelas existentes;

  • O mecanismo de comparação da tela deverá ser mantido o mesmo.

  • O certificado utilizado na busca passa a ser verificado pelo novo cadastro de certificado digital, no Viasoft Gerente. Implementado a possibilidade de utilizar o PFX do certificado, sem a necessidade de instalar o certificado na máquina, conforme o novo padrão de cadastro do certificado;

  • Será buscado o NSU para cada evento da nota. Assim, se a nota já foi consultada, e está regular, mas foi cancelada posteriormente, será feito a leitura do novo NSU do cancelamento, para que atualize a informação desta nota no sistema Fiscal, fazendo a validação correta;

  • Removido a opção de validar status: A mesma não será mais útil, uma vez que a consulta agora se dará com o nosso portal e não mais com a receita;

Criado em Cadastros Específicos >> Importação >> Importação NF-E (Entradas), uma nova opção, chamada Configuração Para Importação, com os seguintes Campos:

  • Código: Campo numérico e Sequencial;

  • Descrição: Para identificar a configuração;

  • Importar Duplicatas (Movimentação Financeira): Campo combo, com as opções SIM e NÃO;

  • Data de Entrada a Considerar: Campo combo, com as opções:

  • Igual Emissão: Irá considerar como entrada, a mesma data da Emissão da Nota;

  • Dia da Importação: Irá considerar como Entrada a data do dia que está sendo importado, buscando pela data da máquina;

  • Comparar Mercadorias por: Grid que terá as seguintes opções, onde o usuário deverá informar a prioridade para comparação na hora de verificar se a mercadoria existe no sistema. Poderão ser informadas todas as prioridades de 1 a 4, onde 1 é prioridade máxima, e 4 é prioridade mínima. O usuário não precisa informar prioridade em todos os campos, mas é obrigatório a informação da prioridade 1. Os campos que ficarem como "Não Informado" não serão considerados na hora de comparar:

    • Descrição + NCM;

    • Descrição

    • NCM

    • Código

    • Não Informado

Cadastrar Mercadoria Automaticamente: Combo com opções SIM e NÃO. O sistema irá realizar a comparação seguindo a prioridade, primeiro pela opção de prioridade 1. Caso encontre, então será vinculada a mercadoria. Caso não encontre, então passará para à prioridade 2 e assim sucessivamente. Caso não encontre nem uma mercadoria que se encaixe, então irá cadastrar uma mercadoria nova se esta opção estiver como SIM. Estando como NÃO, irá importar a nota com os dados normais, mas sem uma mercadoria.
OBS: Caso utilize o "Fiscal Online" a opção ficará desabilitada.

Configuração de Contas Padrão: Combo com as opções:

  • 1 - Somente Operação: Irá vincular a configuração de contas conforme estiver na operação fiscal utilizada na mercadoria;

  • 2 - Em Branco: Não irá atribuir configuração de contas em nenhuma mercadoria;

  • 3 - Todas: Esta opção irá habilitar um novo campo, onde o usuário deverá informar a configuração de contas padrão a ser inserida em todas as mercadorias de todas as notas importadas. Este campo é obrigatório quando selecionada a opção em questão;

Mercadoria para CT-e: Será informada a mercadoria que será atribuída no documento, quando o documento a ser importado for um CT-e;

Implementado um novo botão na tela chamado "Importar documentos":

  • Esse novo botão só ficará habilitado em tela quando executado a consulta para um estabelecimento especifico. Na execução todos da empresa ou selecionado o botão ficará desabilitado, por conta da configuração de importação, que será por estabelecimento.

  • Ao clicar no botão "Importar documentos", será validado se a configuração foi preenchida. Se não, será retornado a seguinte mensagem ao usuário: Informe uma configuração para importação.

  • Estando preenchido, irá proceder na importação dos documentos, de forma direta, ou seja, irá buscar o xml no portal de notas, e fazer a importação direta, sem a necessidade de baixar os xml para a máquina.

  • Irá respeitar todas as configurações determinadas na configuração informada, além de respeitar os "De-Para" de CFOP e CST existentes no sistema atualmente.

  • Serão importados tanto NF-e quanto CT-e, fazendo as distinções necessárias. Obviamente, quando importado NF-e, utilizará as configurações de comparação de mercadoria, e quando importado CT-e, utilizará por padrão a mercadoria informada na configuração.

Nesse processo não será realizado cadastro de mercadoria e pessoa caso o estabelecimento utilize Fiscal On Line, conforme regras já existentes no sistema. Porém, se o estabelecimento não utiliza Fiscal On Line, deverá realizar o cadastro de ambos, respeitando as configurações definidas na configuração de importação e nas regras já existentes na rotina de importação atual;

Na tela de Log, serão apresentados também os documentos que foram importados, pessoas cadastradas, mercadorias cadastradas, como já ocorre na importação atual. Também, nessa tela de log sera apresentado o log, se o documento não for possível de ser importado, por estar fora da data válida do período de movimentação

Alterado a JOB que faz a consulta dos documentos, que atualmente busca da receita, para que passe a buscar do novo portal, respeitando as configurações mencionadas nesta tarefa;

3 - Configurações Necessárias

Para utilização da rotina é necessário realizar as seguintes configurações:
1 - Habilitar o plugin "DFEPORTALVIASOFT" no banco de dados;
2 - Ter o certificado digital configurado dentro do ViasoftX, com o link do portal informado;

OBS: A Busca deve ser realizada sempre na sequencia dos meses de forma crescente, pois o sistema vai localizar as possíveis notas nos próximos meses, pois ocorrem casos onde a nota é emitida em um mês, porem a entrada é feita somente nos próximos meses.