Fisco 6.0.2401.1000

FISCO-1742

FISCAL - Correção na Importação de Arquivo Texto.

1 - Objetivo

Correção na Importação de Arquivo Texto.

2 - Alteração

Adequado o processo de importação de arquivo txt no módulo fiscal, para quebrar a importação do arquivo em várias partes de 100 mil registros, a fim de evitar erros no processo de importação texto.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1735

Fiscal - Alterar layout DIRF para 2024

1 - Objetivo

Alterar layout DIRF para 2024

2 - Alteração

Ajuste no arquivo da Dirf para o novo layout 2024. Foi alterado a montagem dos seguintes campos:

  • Ano referência - Ordem 2: passa a montar 2024

  • Identificador de estrutura do leiaute – Ordem 6: se o ano referência for 2024 montar com : B3VH8RQ

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1622

FISCAL- Melhoria no arredondamento dos valores do CIAP

1 - Objetivo

Melhoria no arredondamento dos valores do CIAP

2 - Alteração

Ajuste no processo de geração do arquivo SPED ICMS/IPI, mais precisamente na montagem do campo 5-SOM_PARC do registro G110, para montar o valor do campo arredondando para cima.

Além disso, foi ajustado na apuração do SPED ICMS/IPI pelo passo a passo, mais precisamente na etapa 8, para que o campo “Estorno do Crédito” monte apenas quando o tipo de apropriação do CIAP for “Indireto”.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1719

FISCAL - Inclusão dos campos Código Serviço Prefeitura e Código Tipo de Serviço REINF no Registro M4000 do Fiscal Online

1 - Objetivo

Inclusão dos campos Código Serviço Prefeitura e Código Tipo de Serviço REINF no Registro M4000 do Fiscal Online

2 - Alteração

Implementado no layout do Fiscal Online, mais precisamente no registro M4000, dois novos campos 12-CODSERVPREF e 13-CODSERVREINF, a fim de possibilitar o usuário exportar do gerencial os códigos de serviço.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1707

FISCAL - Correção no Relatório CIAP quando apresenta baixa de bem

1 - Objetivo

Correção no Relatório CIAP quando apresenta baixa de bem

2 - Alteração

Ajuste na montagem do relatório do CIAP, mais precisamente na aba "Resumo mensal" para não gerar duas linhas para o mesmo período, quando houver baixa de bem no período.

Também foi ajustado na montagem do campo "Saldo contábil a apropriar" das mercadorias para montar com o valor correspondente ao Valor do crédito, menos as parcelas apropriadas anteriormente.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1745

FISCAL - Ajuste no campo tipo de crédito do registro M500

1 - Objetivo

Ajuste no campo tipo de crédito do registro M500

2 - Alteração

Ajuste na tela de cadastro do SPED Contribuições, mais precisamente no cadastro do registro M500, campo “ Cód. Tipo de Crédito do Período” para apresentar o código do tipo de crédito quando este for um código válido.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1741

CONTÁBIL - Correção no campo Tipo de Conta Resultado no cadastro de plano de contas

1 - Objetivo

Correção no campo Tipo de Conta Resultado no cadastro de plano de contas

2 - Alteração

Ajuste no cadastro do plano de contas, para permitir salvar as alterações do tipo da conta quando definido para o mesmo da conta sintética.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1737

FISCAL- Correção na montagem de guia por Operação do registro E316

1 - Objetivo

Correção na montagem de guia por Operação do registro E316

2 - Alteração

Ajustado no cadastro Tipo de Receita do DIFAL, mais precisamente na coluna "Tipo de Arrecadação" do grid inferior da tela, quando estiver preenchida com o tipo 2- Por Operação, para o campo “Dia de Vencimento” ficar desabilitado e não exigir seu preenchimento ao salvar o cadastro, visto que a data de vencimento para guia do tipo 2 será sempre a data da nota.

Além disso, foi ajustado na montagem da guia de recolhimento do DIFAL, bem como na geração do registro E316 do SPED ICMS/IPI, para montar a coluna “Data de vencimento” com a data do documento fiscal de saída quando o tipo de arrecadação for 2-Por Operação.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1733

FISCAL- Implementar Configuração para as parcelas do Crédito Extemporâneo do CIAP.

1 - Objetivo

Implementar Configuração para as parcelas do Crédito Extemporâneo do CIAP.

2 - Alteração

Implementado um novo menu, a fim de possibilitar o usuário realizar o controle das mercadorias do CIAP que devem gerar as parcelas de créditos extemporâneos, para posteriormente montar no registro G126 do arquivo SPED ICMS/IPI.

Implementado bloqueio no cadastro para impossibilitar o usuário informar no mesmo cadastro, a mesma mercadoria com parcelas diferentes ou iguais, apresentando em tela o seguinte erro ao tentar salvar o cadastro: "Mercadoria do CIAP repetida, por gentileza verifique".

Também foi implementado um bloqueio para não permitir o usuário cadastrar para mesma mercadoria duas configurações com as mesmas parcelas, apresentando o seguinte erro em tela “ Mercadoria do CIAP já possui configuração para esse sequencial de parcelas”.

Implementado um bloqueio ao tentar excluir o cadastro do G126 quando o mês e ano de apropriação informado já possui cálculo, apresentar a seguinte mensagem de erro “Mercadoria XX já possui cálculo Extemporâneo para o mês/ano de apropriação”. Essa validação é apenas para o cadastro/item, quando ao menos um dos itens informados já possui parcela extemporânea apropriada. No entanto se o usuário deseja excluir um item do cadastro e este ainda não possui cálculo, o sistema irá permitir. Já quando o item possui cálculo será bloqueado impossibilitando deletar o item.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1731

FISCAL- Implementar alteração do Layout do SPED ICMS/IPI

1 - Objetivo

Implementar alteração do Layout do SPED ICMS/IPI

2 - Alteração

Alterado a montagem do campo 02-COD_VER do registro 0000, para que a partir de 01/2024, passe a montar a informação 018, que será a versão do layout utilizada para o ano de 2024.

Arquivos gerados em período anteriores a 01/2024, continuarão gerando com o layout definido atualmente.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1730

FISCAL - Configuração da Exportação de Pis e cofins do registro F100

1 - Objetivo

Configuração da Exportação de Pis e cofins do registro F100

2 - Alteração

Criado na configuração de contas para valores, mais precisamente na aba “ Contas Contábeis”, sub aba "Outros", duas novas opções chamadas “ Outras Oper. PIS (F100)” e “Outras Oper. COFINS (F100)”, a fim de possibilitar o usuário configurar as contas para os valores de PIS/COFINS do registro F100.

Esta opção detalhada acima, tem sua funcionalidade ativada durante o processo de Exportação Contábil, tanto Direta, quanto por JSON, quando selecionado para gerar os lançamentos da opção “Demais Docs/Opers”.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1726

FISCAL - Importação de NFS-e Equiplano

1 - Objetivo

Importação de NFS-e Equiplano

2 - Alteração

Ajuste na tela de importação do XML Equiplano, para exibir na tela o campo para preenchimento da pessoa, quando o XML não apresentar informações na tag tomador.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1722

FISCAL- Implementar montagem de Outros D/C para o Crédito Extemporâneo do CIAP e montagem do G126 no SPED ICMS/IPI.

1 - Objetivo

Implementar montagem de Outros D/C para o Crédito Extemporâneo do CIAP e montagem do G126 no SPED ICMS/IPI.

2 - Alteração

Implementado no cadastro do estabelecimento do fiscal, mais precisamente na aba “SPED” sub aba “ SPED ICMS/IPI”, um novo campo chamado “Código Sub-Item CIAP Extemporâneo”, a fim de possibilitar o usuário gerar o lançamento de outros débito/crédito para os créditos calculado extemporaneamente.

  • Também foi implementado uma tratativa no processo de cálculo do CIAP, mais precisamente na geração do lançamentos de outros débitos e créditos, quando estiver configurado dentro do cadastro do estabelecimento o Código de Sub-Item do CIAP Extemporâneo, para realizar as seguintes verificações:

    • Primeiro, o sistema verifica se existe o código do Sub-Item do CIAP Extemporâneo configurado no cadastro do estabelecimento. Posteriormente irá verificar na tabela FCIAPG126 existem mercadorias configuradas no mesmo Mês/ Ano de Apropriação do cálculo do CIAP. Caso ambas as verificações forem positivas será feito uma busca do saldo das parcelas dentro do cadastro da mercadoria do CIAP para montar o G126, e posteriormente será montado no lançamento de Outros Débito/Crédito o valor das parcelas extemporâneas.

  • Para casos em que ao menos uma das validações for negativa, não é gerado o lançamento.

    • Por exemplo: Supondo que a Mercadoria XXX, adquirido em Janeiro de 2020, não teve apropriação de créditos do CIAP no mês e ano de aquisição, a escrituração destes créditos ocorreram apenas em Março de 2021, relativo ao período de Janeiro de 2020 a Fevereiro de 2021 (13 parcelas Extemporânea). Neste caso, o usuário deverá apropriar-se mensalmente das parcelas remanescentes do crédito relativo ao período de Março/2021 a Novembro/2024 (36 parcelas), e também das 13 parcelas extemporaneamente que ainda não foram apropriadas.

  • Já para casos em que o tipo de apropriação for direto o sistema monta apenas um lançamento de crédito com a soma dos créditos apurados tanto extemporaneamente, quando do período.

Além disso, foi implementado uma validação no cadastro do estabelecimento, para não deixar informar o mesmo código do subitem para o Crédito do Ciap, Estorno do CIAP e Crédito Extemporâneo, a fim de evitar duplicidade na montagem dos lançamentos outros débitos e créditos.

Ajuste na montagem do cadastro do subitem (Menu: Cadastros: Gerais>>Outros débitos/créditos>>subitem) para preencher o código do subitem com seguindo o sequencial dos subitens cadastrados e não permitir salvar com código 0. Hoje, quando incluído um novo cadastro o campo “ Código do subitem Outros Débito/Créditos” está preenchendo sempre com código 0, permitindo salvar o cadastro com 0.

Implementado na montagem do Bloco G do SPED ICMS/IPI, um novo registro “G126-Outros Créditos” para montagem das parcelas extemporâneas do CIAP.

Implementado no Wizard de geração do SPED ICMS/IPI, mais precisamente na Etapa 8, um novo campo chamado “Crédito Extemporâneo”. O novo campo será alimentado com o valor do lançamentos de outros débitos e créditos extemporâneo, cuja a data esteja no mesmo período de geração do arquivo SPED.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1720

FISCAL - Melhoria na montagem do campo Valor Bruto na tela de apuração da REINF (Evento R-4020).

1 - Objetivo

Melhoria na montagem do campo Valor Bruto na tela de apuração da REINF (Evento R-4020).

2 - Alteração

Implementado no cadastro dos evento R-4020, localizado no menu descrito acima, um novo campo chamado IDNOTA, a fim de evitar duplicidade de valor na tela de apuração da EFD-REINF.

Além disso, no grid inferior da tela, mais precisamente no campo “Valor Bruto” foi desabilitado a opção de somar o campo, pois como continuará retornando os documentos separados o saldo do valor bruto irá ficar duplicado.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1711

FISCAL- Implementar no Relatório de Controle do CIAP o controle de crédito extemporâneo

1 - Objetivo

Implementar no Relatório de Controle do CIAP o controle de crédito extemporâneo

2 - Alteração

Implementado novo campo no relatório do CIAP chamado “Crédito Extemporâneo”, a fim de possibilitar o usuário visualizar no relatório , o montante do crédito apropriado extemporaneamente no período de emissão.

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1709

FISCAL- Implementar tratativa no cálculo do CIAP para montagem do crédito extemporâneo

1 - Objetivo

Implementar tratativa no cálculo do CIAP para montagem do crédito extemporâneo

2 - Alteração

Implementado uma tratativa no cálculo do CIAP, para realizar tanto o cálculo da parcela correspondente ao período do cálculo, quanto o cálculo retroativo das parcelas extemporâneas. Para isso, é realizado a seguinte verificação:

  • Primeiro, será verificado na tabela FCIAPG126 se existem mercadorias configuradas para gerarem o G126 na mesma data do cálculo do CIAP. Caso a verificação for positiva, então o sistema realiza uma comparação entre a data de inicio de apropriação do crédito da mercadoria do CIAP, com a data de cálculo do CIAP, e realizar o cálculo retroativo das parcelas configuradas no G126, como também da parcela correspondente ao período executado.

  • Para casos em que existir calculo no totais CIAP para o mês e ano da parcela retroativa, o sistema considera o fator já calculado, sem realizar o recalculo para não afetar os bens já apropriados no período. Já quando não existir informações no totais CIAP, o sistema realiza o cálculo retroativo conforme já é feito atualmente, para identificar o fator da parcela que está sendo apropriada retroativa.

Implementado dentro do cadastro da mercadoria do CIAP, mais precisamente no grid inferior, uma nova coluna chamada “Mês/Ano Aprop.”.

  • A nova coluna é alimentada com a data de apropriação da configurada do G126, quando executado o cálculo do CIAP no período correspondente a apropriação. A coluna é alimentada para cada parcela configurada no cadastro do G126.

  • Além disso, a nova coluna somente é habilitada em tela somente quando a mercadoria apresentar ao menos uma configuração no G126. Para as mercadorias que não apresentarem configuração, a coluna ficará ocultada.

  • As parcelas que estiverem com o campo “Mês/Ano Aprop.” preenchido deverão ser apresentados em tela na cor verde.

    • Neste caso, existe uma legenda na tela informando ao usuário o que cada cor significa:

      • Preto: Parcela apropriada no período

      • Verde: Parcela Extemporânea;

    • Já para as parcelas que não possuem configurações o sistema monta o campo em branco.

    • Por exemplo: Supondo que a Mercadoria “XS” foi adquirido em Dezembro/2018 e o início da apropriação do crédito do CIAP está informado Janeiro/2019, no entanto a escrituração desses créditos ocorreram apenas em Janeiro/2021, ou seja, a mercadoria possui 24 parcelas extemporâneas. Ao configurar o G126, o usuário decidiu apropriar no mês de Janeiro/2021 apenas 6 parcelas extemporâneas. Neste exemplo, após executar o cálculo do CIAP em Janeiro/2021, o sistema fará a contagem dos meses entre o mês/ano de inicio de apropriação do crédito da mercadoria do ciap, com o mês/ano da configuração no G126 e será retornado no campo “Nro da Parcela Extemporâneas” a quantidade de meses entre o intervalo de datas, que no caso do exemplo acima será 24 parcelas.

    • Para casos em que o bem foi adquirido e iniciado a apropriação do credito do CIAP desde sua aquisição, no entanto no meio do processo o usuário esqueceu de apropriar algumas parcelas e deseja apropriar extemporaneamente. Neste caso, foi ajustado no processo de cálculo do CIAP para sempre comparar o mês e ano da última parcela calculada, com a data que está sendo executado o cálculo para que a sequência da parcelas montem corretamente.

Também foi ajustado no processo de cálculo do CIAP, para não realizar a apropriação da parcela integral do Curto e Longo Prazo na data da parcela, quando esta conter a configuração para gerar o G126. A apropriação é feita apenas na data em que de fato a parcela foi apropriada.

  • Por exemplo: Supondo que o bem foi adquirido em Janeiro/2020 no valor de R$25.632,00, mas a apropriação do crédito de Janeiro/2020 a Setembro/2020 será realizado apenas em Outubro/2020. Neste exemplo, ao realizar o cálculo do CIAP em Outubro, no Longo Prazo da parcela atual será apropriado além da parcela integral relativa ao mês de outubro, também as parcelas extemporâneas configuradas no G126,

3 - Configurações Necessárias

Não há.

FISCO-1675

CONTÁBIL - Geração do CRC na DCTF

1 - Objetivo

Geração do CRC na DCTF

2 - Alteração

Ajustado a consulta para montar o código do CRC na DCTF, conforme a informação inserida no cadastro do contador.

3 - Configurações Necessárias

Não há.